Fotografia – Macro ou Micro ?

Se na mensagem sobre macros fomos um pouco radicais usando uma lente 18-55mm invertida, desta vez vamos mesmo ao extremo.

E se conseguíssemos tirar fotografias quase como se tivéssemos ao “microscópio”? Seria muito caro?… O nome seria macro ou micro?

Sim, vou-vos mostrar como fazer umas fotos interessantes com apenas 2 lentes e um anel de junção.

Para o efeito usei duas lentes, uma Sigma DG 70-300mm 1:4-5.6 e uma Canon FD 50mm 1.4 para juntar as duas lentes usei um anel de junção de 58mm que é o diâmetro dos filtros da lente Sigma, mas como a lente da Canon usa filtros de 52mm tive que arranjar um conversor de filtros de 52mm para 58mm.

Mas afinal o que é um anel de junção e um conversor de filtro? mas que raio estou aqui a falar.

Um anel de junção serve para juntar duas lente, tem a mesma “rosca” que um filtro em ambos os lados, assim “enroscamos” em ambas como se fosse o filtro e ficam as duas juntas. Este anel não é muito fácil de arranjar.

Ao contrário o conversor de filtros é mais usual de se encontrar, dando o exemplo das minhas lentes, digamos que tinha vários filtros para a lente sigma que tem 58mm de diâmetro de filtro, mas não tinha nenhum para a Canon que tem um diâmetro de filtro de 52mm, podia assim comprar um conversor de filtro de 52mm-58mm e assim podia usar os filtros de 58mm na Canon.

 

Com estas explicações todas, já entenderam que para isto funcionar uma das lentes fica invertida!

Aqui vai uma fotografia das lentes montadas… parece que tem o tamanho das lentes usadas nos estádios de futebol.

Lente macro - duas lentes acopladas

Como podem ver a Lente 70-300mm fica montada normalmente a 50mm fica invertida…

Fazendo aqui um aparte, na mensagem anterior usamos uma lente 18-55mm invertida, essa é uma lente normal e com fica invertida a máquina não comunica com o chip da lente e não podemos controlar a abertura da lente. Por essa razão estou a usar a lente que vos falei na mensagem das lentes manuais, porque sendo uma lente manual posso controlar a abertura que quero…

Para que se consiga tirar alguma fotografia como deve ser, é necessário que a máquina fotográfica fique bem apoiada, porque ao mínimo movimento deixamos de ver o objeto ou fica desfocado.

Ainda não tive muito tempo para testar, mas parece ser interessante… Um dos problemas é um dos meus pontos menos fortes de momento, que é a iluminação do objeto de maneira a ficar como deve ser, pois vejamos… a lente está muito próxima do objeto o que dificulta a iluminação pois a lente tapa grande parte da luz que deveria iluminar o objeto…

Vou mostrar uma das fotografias de exemplo, vão ficar perplexos com a ampliação….

Macro - pano para limpeza de óculos

Ainda não entenderem o que é?…. Pois, é um simples pano para limpeza de óculos.

Agora vou mostrar o “estúdio” onde foi tirada a fotografia.

Macro - Estúdio improvisado

Apenas uma folha de papel por detrás, uma caixa de chips para fazer altura ao objeto para que ficasse mais ou menos no centro da lente, um candeeiro deitado para iluminar o objeto e uma caixa de 25 DVD’s para assentar a lente.

Devo dizer que devido ao tamanho da lente(e o facto de serem duas lentes) o objeto necessita de mais iluminação. A máquina fotográfica necessita de estar estável, o mínimo toque e o objeto já está fora da imagem. Escusado será de dizer que é impossível de tirarmos uma fotografia sem termos a máquina fotográfica apoiada, devido ao peso e tamanho da lente e da ampliação da lentes

 

Tive também a oportunidade de fotografar uma mosca, mas como estava viva(a pedido da sociedade protetora dos animais…), foi muito difícil ilumina-la e foca-la, mesmo assim deixo umas fotos para verificarem o grau de ampliação que isto traz.

Macro - Mosca - teste 1Macro - Mosca - teste 2

 

Também verifiquei que por vezes é mais fácil apoiar a máquina fotográfica e focar manualmente a lente de 300mm do andar com máquina para a frente e para traz.

Agora só para se rirem um pouco, imaginem ver uma mosca com este tamanho pelo óculo e de repente ela mexe-se…. apanhamos um susto…. pois foi o que me aconteceu.

Em suma, ainda há alguma coisas que tenho que verificar como:

  • A iluminação do objeto.
  • se alterar a abertura da lente de 50mm o que acontece ao detalhe de profundidade
  • se alterar a abertura da lente de 50mm o que acontece ao detalhe de profundidade

Boas Fotos.

Acompanhe e partilhe:

18 comentários

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *