Fotografia – Macro ou Micro ?
|Se na mensagem sobre macros fomos um pouco radicais usando uma lente 18-55mm invertida, desta vez vamos mesmo ao extremo.
E se conseguíssemos tirar fotografias quase como se tivéssemos ao “microscópio”? Seria muito caro?… O nome seria macro ou micro?
Sim, vou-vos mostrar como fazer umas fotos interessantes com apenas 2 lentes e um anel de junção.
Para o efeito usei duas lentes, uma Sigma DG 70-300mm 1:4-5.6 e uma Canon FD 50mm 1.4 para juntar as duas lentes usei um anel de junção de 58mm que é o diâmetro dos filtros da lente Sigma, mas como a lente da Canon usa filtros de 52mm tive que arranjar um conversor de filtros de 52mm para 58mm.
Mas afinal o que é um anel de junção e um conversor de filtro? mas que raio estou aqui a falar.
Um anel de junção serve para juntar duas lente, tem a mesma “rosca” que um filtro em ambos os lados, assim “enroscamos” em ambas como se fosse o filtro e ficam as duas juntas. Este anel não é muito fácil de arranjar.
Ao contrário o conversor de filtros é mais usual de se encontrar, dando o exemplo das minhas lentes, digamos que tinha vários filtros para a lente sigma que tem 58mm de diâmetro de filtro, mas não tinha nenhum para a Canon que tem um diâmetro de filtro de 52mm, podia assim comprar um conversor de filtro de 52mm-58mm e assim podia usar os filtros de 58mm na Canon.
Com estas explicações todas, já entenderam que para isto funcionar uma das lentes fica invertida!
Aqui vai uma fotografia das lentes montadas… parece que tem o tamanho das lentes usadas nos estádios de futebol.
Como podem ver a Lente 70-300mm fica montada normalmente a 50mm fica invertida…
Fazendo aqui um aparte, na mensagem anterior usamos uma lente 18-55mm invertida, essa é uma lente normal e com fica invertida a máquina não comunica com o chip da lente e não podemos controlar a abertura da lente. Por essa razão estou a usar a lente que vos falei na mensagem das lentes manuais, porque sendo uma lente manual posso controlar a abertura que quero…
Para que se consiga tirar alguma fotografia como deve ser, é necessário que a máquina fotográfica fique bem apoiada, porque ao mínimo movimento deixamos de ver o objeto ou fica desfocado.
Ainda não tive muito tempo para testar, mas parece ser interessante… Um dos problemas é um dos meus pontos menos fortes de momento, que é a iluminação do objeto de maneira a ficar como deve ser, pois vejamos… a lente está muito próxima do objeto o que dificulta a iluminação pois a lente tapa grande parte da luz que deveria iluminar o objeto…
Vou mostrar uma das fotografias de exemplo, vão ficar perplexos com a ampliação….
Ainda não entenderem o que é?…. Pois, é um simples pano para limpeza de óculos.
Agora vou mostrar o “estúdio” onde foi tirada a fotografia.
Apenas uma folha de papel por detrás, uma caixa de chips para fazer altura ao objeto para que ficasse mais ou menos no centro da lente, um candeeiro deitado para iluminar o objeto e uma caixa de 25 DVD’s para assentar a lente.
Devo dizer que devido ao tamanho da lente(e o facto de serem duas lentes) o objeto necessita de mais iluminação. A máquina fotográfica necessita de estar estável, o mínimo toque e o objeto já está fora da imagem. Escusado será de dizer que é impossível de tirarmos uma fotografia sem termos a máquina fotográfica apoiada, devido ao peso e tamanho da lente e da ampliação da lentes
Tive também a oportunidade de fotografar uma mosca, mas como estava viva(a pedido da sociedade protetora dos animais…), foi muito difícil ilumina-la e foca-la, mesmo assim deixo umas fotos para verificarem o grau de ampliação que isto traz.
Também verifiquei que por vezes é mais fácil apoiar a máquina fotográfica e focar manualmente a lente de 300mm do andar com máquina para a frente e para traz.
Agora só para se rirem um pouco, imaginem ver uma mosca com este tamanho pelo óculo e de repente ela mexe-se…. apanhamos um susto…. pois foi o que me aconteceu.
Em suma, ainda há alguma coisas que tenho que verificar como:
- A iluminação do objeto.
- se alterar a abertura da lente de 50mm o que acontece ao detalhe de profundidade
- se alterar a abertura da lente de 50mm o que acontece ao detalhe de profundidade
Boas Fotos.
Desculpa, podes me ver porqueq o meu login foi bloqueado? afinal já me tinha registado…
wick3d68@gmail.com (msn ou mail)
(Insisto…) Muito BOM MESMO!!!
Desde já os parabens pelo site, muito bom! A minha pergunta é, onde será que podemos encontrar esse anel de junção? ou ja agora a designação do mesmo em ingles…
Abraço!
Obrigado pelo elogio,
Podes encontrar este anel por exemplo no eBay ou Amazon apesar de já ter viste em lojas no estrangeiro, a sua designação em Inglês é “macro coupling ring” anel de acoplamento. Mas verifica o tipo de filtro que cada uma das lentes têm, pois se o tamanho de filtro for diferente necessitas de um adaptador de filtro… o adaptador já é mais fácil de encontrar em lojas de material de fotografia.
Podes ver o exemplo da configuração no início da mensagem…. se tiveres mais algumas duvidas diz… deixa a configuração das tuas lentes para te poder ajudar na compra do material.
Boas fotos….
Boas
Já encomendei o anel, no mesmo dia que deixei o comentário, ainda estou bastante verdinho nestas andanças, ando naquela altura de experimentar tudo e mais alguma coisa e tentar chegar a algo “decente”. Comprei há pouco tempo uma, DSLR Canon 1000D, vinha com uma Objectiva 75-300mm e a 18-55, e tenho uma 28-80mm de uma outra canon SLR mais antiguinha 🙂
Já agora aqui fica algumas das minhas experiências! http://wick3d68.deviantart.com , criticas serão sempre bem vindas!
Boas Saavedra,
Fico contente que tenhas comprado o material e que te inicies na fotografia “micro”. Já agora deixo um conselho, tal como falei em cima…. convém que a lente pequena seja uma lente um pouco rápida…. pois com a junção das 2 lentes necessitas de muito mais luz para poderes tirar uma foto… Se possível com o mínimo de exposição… para ficar mais perfeita…
Gostei muito das tuas fotos….
Já sabes depois pratinha a tua experiência…
Boas fotos…
Boas Spo_oky
Devo confessar, que ainda é para mim um bocado chinês a rapidez das lentes e muitos desses detalhes…vou fazendo experiências…Também ainda não tive muito tempo, nem paciência para me sentar e ler sobre isso.. Ainda estou a espera que chegue o anel do eBay mas depois partilho!
Obrigado!
Boas Spo_oky
Ca estou eu outra vez, já tenho o anel há alguns dias, mas so hoje consegui fazer verdadeira utilização dele, deem uma espreitadela no link. é completamente de doidos.
http://fc02.deviantart.net/fs70/i/2010/277/6/2/micro_by_wick3d68-d302zxq.jpg
TKS!
Boa foto,
É mesmo isso que estava a falar. Uma pergunta, as lentes que usas têm que aberturas? Estou a perguntar isso por causa do circulo que ficou, parecem ter aberturas não muito grandes.
Agora como tenho pouco tempo por causa dos meus gémeos, acho que me vou dedicar as micros… vou tentar criar um mini estúdio.. Depois meto como fiz… 😀
Só por tua causa vou tentar criar uma parte do fórum ou da página para o pessoal meter os seus testes nesta área…. pois não é fácil e é bastante desconhecida…
Boas fotos
e até já…
Não são muito rápidas não… sao as que vinham no bundle da 1000D, e confesso que estou um pouco decepcionado com a 70-300 que vinha no pack, não é preciso ser muito entendido para perceber a fraca qualidade…
já agora o que me dizes disto: “Canon EF 50mm f/1.8 II Lens 50 mm”
PS: tenho que me registar no forum, que nem tinha reparado que o site tem forum..
Pois,
Na minha 70-300 por acaso para o preço acho uma lente excelente mas tem alguns problemas para macros… neste caso de micros até não está má mas necessitava de uma lente com um pouco mais de luz… ainda vou tentar metera a minhas lentes manuais a fazer micros…. têm muita qualidade de imagem e deixam entrar muita luz…
Dizem bem da Canon EF 50mm 1.8, bom preço para uma abertura bastante grande… Mas já pensas-te em comprar umas lentes manuais? São baratas e para este fim devem ser boas… Vou por os putos a dormir, se não adormecer primeiro abro uma cantinho no forum para as micros.
Tentei seguir o link (http://fc02.deviantart.net/ fs70/i/2010/277/6/2/ micro_by_wick3d68-d302zxq.jpg), mas não funcionou.
Li a matéria ontem à noite e hoje já montei as lentes. Só que usei duas de 50mm (1.8 e 1.4) montadas numa Canon A-1 (SLR). Foi muito difícil focar e as imagens ficam sempre num círculo. Se fecho o diafragma da lente invertida (a da frente), a área da imagem fica menor ainda. Na lente principal, usei Auto e trabalhei apenas com velocidades baixas.
Como posso ter foto de quadro inteiro? Será que devo usar uma lente maior (talvez uma 70 – 300mm) para melhorar o resultado e ter a foto full frame?
Tks, Radhames.
Boas,
Montei uma 50mm (1.8) numa tele 50-250mm e descobri que o quadro fica inteiro se deixar o zoom em 250mm. Só que as duas ficam enormes e com muito peso. Também montei uma 50mm invertida num Extender FD 2x, com efeito macro parecido, só que menor e muito mais leve, mas não sei se vai funcionar porque fiquei somente com obturador na câmera, pois o Extender só tem a lente. Vou tentar controlar a luz com o diafragma da lente que está invertida. Vamos ver se funciona. Se funcionar, envio notícias.
Tks, Radhames.
As fotos que tirei não ficaram com o circulo escuro, ficou a 1ª pois tinha uma abertura muito pequena na lente da frente de 50mm. Mas depois usei as aberturas máximas que tenho, 1.4 na lente da Canon e 5.6 na Sigma.
Não sei se é o facto de usar uma lente com maior zoom, mas posso testar. Vou juntar as duas Canon a 1.4 antiga mais a canon 18-55mm para ver o que dá… e assim que chegar o adaptador vou tentar com a Takumar de 1.4 mais a Canon de 1.4
Boas fotos…
Editado – Ainda não tinha visto a tua última mensagem. Pareces mesmo entusiasmado com as micro… eu sei é muito fixe, já vi uns “carris” engraçados para segurar a máquina e a lente, e até têm sistema de aproximação milimétrica… Vou ver se os encontro para para vos mostrar.
Se quiseres tens no forum uma parte aberta só para micros…
Demorei um pouco para responder sobre os resultados que consegui com a sua técnica de lentes invertidas, pois queria mostrá-los em detalhes. E foram tantos que decidi colocá-los no Blog (http://helenoclemente.blogspot.com/) que mantenho para exercitar redação, promover eventos, brincar na ilustração com fotos.
Não segui exatamente a sua orientação, mas consegui outros resultados que podem contribuir para este experimento. Se puder avaliá-los, agradeço a consideração.
Agradeço seu incentivo e comentário deixado em meu blog. Quando fizer outros testes, te aviso. Gostei muito da dica, pois ela oferece variações no modo de fazer.
Um abraço.
Tudo bem, eu queria usar duas lentes CANON, uma 70-300 e uma 50mm, teria como fazer o mesmo sistema, nessa caso precisaria de um anel de junção igual o seu, porque as duas lentes são canon. Pode me ajudar ?