Macro com lente 18-55mm

Para quem gosta muito de macros, verifica que grande parte das lentes para macro são bastante caras.

Grandes lentes de zoom com possibilidade de focarem os objectos bastante perto… Mas será que temos que dispender de tanto dinheiro para podermos fazer algumas macros? Undecided

É isso que vamos ver…

Por curiosidade, encontrei alguns “curiosos” do mundo da fotografia que usam a lente normal 18-55mm para fazer macros, já vi como funciona, mas porque é que funciona?

Usam um “anel” para inverter a lente, sim, inverter a lente, desta forma conseguem aproximar mais a lente do objecto pretendido. Mas, se invertemos a lente ficamos sem controlo automático na lente, pois o chip que coordena a lente fica virado para o lado de fora… Sendo assim não temos foco automático. Mas com a lente invertida é um pouco difícil de focar.

Sendo assim o foco funciona por aproximarmos ou distanciarmos a lente do objecto até chegarmos ao ponto de focagem.

A máquina fotográfica fica assim: (Como não tenho outra máquina fotográfica tive que tirar esta foto com a minha máquina de filmar Laughing)

Máquina fotográfica com a lente invertida

Este “anel” cuja função é de inverter a lente, funciona da seguinte forma:

De um dos lados encaixa na máquina fotográfica como se fosse uma lente, do outro lado é como se fosse um filtro… assim encaixamos a lente ao contrário como se tivéssemos a encaixar um filtro.

É algo assim…

Temos outro problema, a lente normal 18-55mm que vem com a máquina fotográfica, pelo menos com a minha, não dá para escolhermos a abertura de forma manual, temos que ficar pela abertura automática que fica quando desencaixamos a lente da máquina fotográfica. Quais são as consequências da abertura automática? Se a abertura que fica em automático for uma abertura muito grande, quando tentarmos tirar uma fotografia o campo de foco, ou seja a distancia em que os objectos ficam focados é muito pequena… Como exemplo vou mostrar uma fotografia de moedas que tirei rapidamente para vos exemplificar.

Macro - Quinas da moeda 20 Cêntimos

Como podemos ver o “raio” de focagem foi tão pequeno que nem as quinas ficaram todas focadas… Isto porque a fotografia foi tirada a um ângulo de +- 35º.Se tivesse tirado a um ângulo de 90º a moeda teria ficado toda focada… Mas, como tudo tem um senão, como a lente fica muito próxima do objecto, tapa bastante a luz.

Outra das particularidades desta fotografia foi o facto de ter usado o zoom a 18mm… pois vou mostrar o zoom a 55mm…

Macro - Moeda de 10 cêntimos

e agora a 30mm….

Macro - Moeda de 20 cêntimos

Pois é, também funciona de maneira inversa, ou seja quanto menor for o zoom da lente, maior é o zoom para a macro, mas só no caso da lente invertida! Laughing

Não consegui encontrar muita informação sobre o porquê de se conseguir fazer macros com a lente invertida mas comecei a pensar um pouco e até deve ter lógica. Vou tentar exemplificar…. mas não se riam, pois não tenho muito jeitinho para desenhos… Embarassed

Esquema - Macro com lente normal

Isto é mais ou menos o que acontece quando tiramos uma foto, do lado direito é a imagem real que queremos tirar, do lado esquerdo seria a imagem captada pelo sensor. A distancia do lado direito é maior do que a da esquerda porque se repararmos a distancia entre a lente que seria a intercepção das duas linhas e o sensor é muito pequena, e a distancia mínima a que conseguimos focar é uma distancia muito maior (tudo depende da lente) mas vamos reparar na seguinte imagem que representaria a lente invertida…

macro_lente_invertida_1.gif

Com a lente invertida podemos aproximar a lente a uma distancia aproximada da distancia que representa na imagem anterior entre a lente e o sensor, dando assim uma grande aproximação do objecto, podendo assim captar uma imagem de uma porção do objecto.

Isto é o que eu julgo que acontece…

Em suma, podemos fazer umas coisas engraçadas, por pouco dinheiro… Neste momento não tenho nenhuma lente manual que use filtro de 58mm, pois julgo que podendo escolher a abertura por ser uma lente manual, teria umas fotografias com mais qualidade e nitidez…

A ver se arranjo mais uma fotos para mostrar as capacidades desta técnica…

Até já,

 e boas fotos…

Acompanhe e partilhe:

6 comentários

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *