Fotografia – Fazer um obturador externo

Obturador ExternoEstão vocês a pensar, mas que raio está ele outra vez a falar?

Um obturador externo mão é nada mais do que um utensílio para tirarmos fotografias à distância, quer seja com fio ou sem fio.

Podem comprar obturadores externos nas casas da especialidade… São tipo isto…

 

Neste caso vou vos mostrar como podem criar os vossos obturadores externos, mas atenção isto só serve para algumas modelos de máquinas fotográficas da Canon. Todos os modelos cuja ligação do obturador externo seja de jack de 2.5 (ligação igual à dos auscultadores mas um pouco mais pequena, ligação usada em muitos telemóveis nas ligações dos auscultadores).

Neste exemplo vou necessitar de algum material. Uma ficha jack 2.5 e um rato antigo de computador. Não é necessário que seja um rato, pode ser qualquer objeto com pelo menos 2 botões que me permita fechar um circuito.

Obturador - Jack 3.5 para 2.5

Como não tinha uma ficha de jack 2.5 mas andava cá por casa um adaptador de jack 3.5 para jack 2.5, resolvi usar esse adaptador. Necessitava também de um cabo para ligar isto tudo

Existem duas funções no obturador externo, por isso falava de algo com pelo menos dois botões. Um dos botões vai servir para focar, o outro vai servir para tirar a fotografia, tal como se tivesse-mos carregado no botão do obturador da máquina fotográfica, tanto para focar como para tirar a fotografia.

Obturador Exteno - Rato.jpg

Usando uma chave de parafusos, abri o rato velho “que passeava aqui por casa”. Como já não funcionava resolvi usa-lo, se não ia mesmo para o lixo.

 

 

Obturador Externo - Rato Aberto

O objetivo é fazer com que sempre que carregue num botão do rato ele me feche um circuito, para isso vou soldar tal como nos auscultadores  um fio de cor mais o fio comum em cada botão do rato. Para que quando pressione o botão o circuito esteja fechado…

 

 

Obturador Externo - Jack_3.5

Aproveitei um cabo sterio com fichas jack 3.5, que eram de umas colunas antigas que já não funcionavam, mas mesmo assim ainda as tinha como recordação. Tal como muita gente vou guardando coisas velhas que já deveriam ter ido para o lixo, mas neste caso ainda me deu jeito. Então cortei umas das pontas, que vai servir para ligar ao rato.

 

 

Podem aproveitar uma ficha de uns auscultadores antigos, eu estou a usar uma ficha de conversão de jack de 2.5 para jack 3.5. O jack de 2.5 é sterio quer dizer que tem três ligações, esquerda, direita e neutro. Então vou usar o cabo (cabo preto) mais o neutro para um botão e o vermelho mais o neutro para outro botão. Ficando algo assim.

Obturador externo - botões soldados - vista de cimaObturador externo - botões soldados

Voltei a meter o circuito no rato, e para tornar o rato mais leve tirei a bola que já não faz falta. Ficou algo assim, só faltava depois a tampa para acabar o rato.

Obturador Externo - Rato Final

No final carrego no botão esquerdo para tirar fotografias. Quando carrego no direito estou a focar a lente, é como se tivesse a carregar no obturador da máquina fotográfica mas à distância. Neste caso o cabo tem mais ou menos 1m mas podem fazer com maiores distâncias. Para me lembrar de qual o botão que faz o quê, resolvi meter uma letra em cada botão… então veio a parte engraçada da história, sem pensar ia escrevendo F nos dois botões tipo f num botão para dizer que se o pressionasse fazia foco e f no outro para dizer fotografia… Então ficou um com S (shoot) para tirar a fotografia e outro F para focar. No final ficou assim:

Obturador externo final

Não é necessário usarem este material, podem até usar algo wireless, sensores de infravermelho, etc… Têm é que ter a possibilidade de fechar o circuito. Inclusive já vi fotógrafos a usarem sensores que infravermelhos mais ligações wireless, para tirarem fotografias a si próprios à distância em eventos radicais… um deles tirava fotografias a si próprio a fazer BTT com infravermelhos, assim que a bicicleta passa no sitio pretendido dispara… Uma excelente ideia…

Boas fotos.

Acompanhe e partilhe:

3 comentários

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *