Modos Manuais – Modo de Prioridade de Abertura

Modo de Prioridade de Abertura

fotografia - modo de prioridade de abertura

Este modo é em tudo igual ao modo de prioridade de exposição, a única diferença é que neste modo está como o nome indica relacionado com abertura. Neste modo podemos escolher livremente qual a abertura que queremos usar, a máquina fotográfica por sua vez vai calcular qual o tempo de exposição que se adequa para a abertura que escolhemos.

É também possível alterar a compensação de exposição, os valores da ISO, balanços de brancos, etc…. Tudo menos os valores do tempo de exposição que são calculados pela máquina fotográfica.

Este modo é bom para fotografia de paisagens, retratos, todo o tipo de fotografias onde queremos controlar quanto de profundidade da imagem queremos que seja focada. Para isso usamos um valor "f" maior se queremos mais campo de profundidade focado e um "f" mais baixo se queremos menos campo de profundidade nítido.

Para dar o exemplo dos dois tipos de fotografia que falei neste modo:

Na paisagem tentamos usar maiores valores de "f" (menor abertura) para captarmos com nitidez os objectos que estão mais perto como os que estão mais longe de nós.

No caso da fotografia de retrato é o oposto, tentamos usar um "f" menor (maior abertura) para que só fique a pessoa nítida e o fundo fique desfocado.

 

 

 

O que acontece na máquina fotográfica quando usamos este modo:

   

 

  • Podemos escolher livremente a abertura desejada e a máquina calcula automaticamente qual o melhor valor para o tempo de exposição. Podemos também alterar qualquer outro parâmetro da máquina fotográfica, desde a compensação de exposição, o valor de ISO que queremos, o valor do balanço de brancos, etc… Digamos que a única coisa que é calculada e que não podemos mexer é o valor do tempo de exposição.

 

Contras:

 

  • Como não podemos escolher o tempo de exposição pode ser difícil de mantermos a abertura desejada se houver objectos em movimento.
  • Em caso de pouca luz e querermos uma abertura grande ("f" mais pequeno) o tempo de exposição pode ser demasiado grande para tirarmos uma fotografia sem o auxilio de um tripé.

3 Comments

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *