Maquinas Fotográficas SLR e DSLR

Quem já não reparou em lojas, páginas de Web, entre outras a designação de SLR e DSLR em algumas máquinas fotográficas?

A única coisa que  reparamos é que geralmente estão relacionadas com as máquinas fotográficas maiores, as que dão para montar lentes. Mas porquê essa designação, porque umas são máquinas fotográficas normais e outras são SLR ou DSLR???

SLR é a abreviatura de Single-lens Reflex.  DSLR só acrescenta o D de digital, o que quer dizer Digital Single-lens Reflex. Isto traduzido à letra seria algo como lente única de reflexo?!?… o que não faz muito sentido. Vamos lá ver se entendemos o que querem dizer com isto.

 

Todas as máquinas fotográficas e excluindo telemóveis e afins… sim estamos a falar de aparelhos destinados a fotografia Tongue out

têm um orifício ocular designado por "janela" que serve visualizarmos o motivo que queremos fotografar. Esta é uma das diferenças entre as máquinas fotográficas normais e as máquinas fotográficas SLR e DSLR.

 

Na máquina fotográfica normal essa "Janela ocular" não mostra na totalidade o que queremos fotografar, porque essa janela é independente da "objectiva" por onde entra a luz que dá origem á imagem. Verificamos isso quando tiramos uma foto e notamos que o que estamos a ver não é exactamente o que aparece no display.

 

As máquinas fotográficas SLR e DSLR dispõem de um mecanismo complexo de espelhos que passam toda a informação que está a entrar na objectiva para a "janela ocular" até ao momento em que é tirada a foto, nesse momento a "janela ocular" passa a preto. Conseguimos assim preparar a foto de uma maneira mais precisa e exacta do que estamos a ver na "janela ocular".

 

Nota – Para resolver esse problemas nas máquinas fotográficas normais foi introduzido o LCD para vermos em tempo real o que vamos capturar.

 

Prós das máquinas SLR/DSLR

 

Como já foi mencionado, a "janela ocular"mostra a imagem directamente da lente da máquina fotográfica. Assim podemos ver o efeito que queremos realizar antes de tirar a foto.

Como têm capacidade de terem lentes com grande abertura, têm a possibilidade de se capturar fotos em menos luz sem usar o flash, ou de capturar um maior ou menor campo de profundidade, ou realçar mais ou menos o objectivo desfocando respectivamente o fundo da imagem.

Podemos usar uma grande variedade de lentes para cada tipo de situação. (Se tivermos muito dinheiro para despender Cry, pois algumas lentes são um pouco dispendiosas)

 

 

Contras das Máquinas SLR/DSLR

 

 

Estas máquinas fotográficas não são de pequena dimensão devido ao mecanismo de espelhos (Não dão para meter no bolso!)

Muitas destas máquinas fotográficas não permitem a visualização do que estamos a ver via LCD. Algumas das máquinas mais recentes já permitem essa visualização.

Geralmente são um pouco mais caras que as máquinas fotográficas normais! Cry

 

Boas fotos e até já….

 

 


40 Comments

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *