Fotografia – Balanço de Brancos – Parte 2

Na última mensagem falamos do que é o Balanço de brancos, desta vez vamos ver quais as possibilidades que dispomos na máquina fotográfica para podemos corrigir.

Falando da minha máquina fotográfica, posso corrigir o balanço de brancos de duas formas diferentes, mas julgo que qualquer máquina fotográfica de hoje tenha pelo menos um método de correcção. Já a minha antiga HP de 1.2 megapixels tinha… Wink.

Um dos métodos foi falado na mensagem do Balanço de Brancos julgo que existe em todas as máquinas fotográficas de hoje. Este método consiste em escolhermos no menu de balanço de brancos qual o tipo de luz em que estamos, dando assim a possibilidade de a máquina corrigir os brancos através de parâmetros pré-definidos na máquina fotográfica.

Tipos de Luz - Balanço de Brancos

Estas são as possibilidades deste método na minha máquina fotográfica. Os símbolos podem ser um pouco diferentes de marca para marca mas o significado é o mesmo, podem é haver mais símbolos nas máquina mais recentes.

Mas agora falando de cada uma:

Balanço Brancos - Automático
Balanço de Brancos Automático

 

Este é o modo que a máquina fotográfica tem por defeito. Se nunca mexermos nestas opções reparamos que está sempre em automático.

Neste modo a máquina calcula automaticamente o balanço de brancos pela cor mais clara existente na imagem.

Balanço Brancos - Sol

 

Luz do Sol

 

Este modo deve ser usado em dias de sol onde existe bastante luz. Não deve ser usado em dias nublados ou de pouca luz, para isso existem outros modos

Balanço Brancos - Sombra

 

Luz em sombra

 

Este modo tal como a imagem indica deve ser usado em casos onde o objecto está à sombra mas o resto da imagem está com luz normal.

Balanço Brancos - Nublado

 

Céu Nublado

 

Nos dias em que o céu está cinzento ou muito nublado onde a luz é menos intensa que um dia de céu limpo.

Balanço Brancos - Luz artificial 			normal

 

Luz incandescente

 

Este tipo de ambientes cria tons amarelados. É muito frequente tirarmos uma fotografia de noite e tanto os objectos como as pessoas ficarem com tons amarelados. Esta opção serve para tentar corrigir essa alteração de tom.

Balanço Brancos - Florescente

 

  Luz florescente

 

As fotografias tiradas em ambientes de luz florescente criam tonalidades azuladas. Se possível usem sempre que tirarem fotografias em ambiente de luzes florescentes.

Balanço Brancos - Flash

 

Com luz Flash

 

A luz do flash é intensa e produz muitos brancos que não são reais, se puderem tentem tirar uma fotografia com o balanço de brancos automático e outra com este modo. PAra ver qual fica melhor nesse ambiente.

Balanço Brancos - Personalizado

 

Balanço de brancos personalizado.

 

Este sim é o melhor modo, dá mais trabalho pois temos que ser nós a escolher qual o balanço de brancos que queremos de uma maneira simples. Mas acaba por ter um resultado melhor.

Nas próximas mensagem irei falar mais um pouco deste modo pois é simples de corrigir.

Como podem ver estes são modos standard, pois a intensidade da luz em qualquer uma das situações nunca é igual, por exemplo podemos não ter objectos brancos na foto e assim os cálculos não são correctos mas sim aproximados. Por isso se possível tirem fotografias com diferentes opções de balanço de brancos se estiverem em uma situação onde estão na duvida da opção a tomar.

Outra maneira de corrigir os brancos é através da correcção de filtros com a ajuda de uma matriz.

Mas desta forma é um pouco mais complicado, pelo menos para mim. Wink Temos que alterar as cores do branco através de uma matriz. O que não é fácil para quem não está habituado.

Balanço de Brancos - Matriz de filtros

Aqui está uma a imagem da Matriz de Filtros da minha máquina. Nesta matriz podemos alterar a tonalidade do branco tal como se pode fazer com filtros de cor. O G corresponde a Verde, B corresponde a Azul, o M a Magenta e o A é Âmbar.

Ao mexermos na matriz vamos adicionar mais Verde, Azul, Magenta ou Âmbar para ajustar com a cor do branco, assim a fotografia fica com uma tonalidade mais correcta. Penso que posso aprofundar este tipo de correcção com a informação dos filtros mais para a frente…

Uma das coisas que nunca nos podemos esquecer é que a intensidade da luz nunca é igual em casos da mesma situação. Eu sei torna as coisas muito complicadas de podermos alterar, pois cada foto é uma foto, mas também não se esqueçam que estas correcções podem ser efectuadas mais tarde com a ajuda de software de edição de fotografia.

Outra coisa que ainda não tinha falado, é o facto de estas correcções não afectarem as fotografias em RAW. Basicamente todas as alterações que são efectuadas a nível da correcção de brancos e outras funções, só são aplicadas nas fotografias de modo comprimido como as exemplo as .jpg .jpeg. Também falarei mais tarde desta situação.

Agora já sabem, se as cores ficarem um pouco fora do que estamos a ver, provavelmente é por causa do balanço de brancos… Wink

Até já…

e boas fotos…

 

Acompanhe e partilhe:

5 comentários

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *