Fotografia – A abertura e o obturador (A Luz)

Depois do artigo sobre a abertura e o tempo de exposição, ficamos com a sensação que para um valor de abertura necessitávamos de um valor de tempo de exposição para compensar a abertura e vice versa.

Dando o exemplo das imagens do artigo anterior sobre o tempo de exposição em que as fotos da cascata tínhamos seguintes valores:

Imagem1: Abertura f22, tempo de exposição 1/50.

Parque das nações - Tempo de Exposição 1-50

Imagem2: Abertura f6.3, tempo de exposição 1/500.

Parque das nações - Tempo de Exposição 1-500

Será que sempre que usar a abertura f22 tenho que usar o tempo de exposição de 1/50. será que estes valores de compensação serão fixos???

Não são! Porque existe outro factor que influência os valores de abertura e tempo de exposição que devemos usar para uma foto. Esse factor é a luz, ou melhor a quantidade de luz no meio ambiente onde queremos tirar a fotografia.

Para podermos analisar a influência que luz tem na abertura e no tempo de exposição devemos configurar a máquina fotográfica para dar a informação no lcd da abertura e do tempo de exposição. Podemos fazer um teste…. Passem a máquina fotográfica para modo automático … Se repararem ao mexerem a câmara fotográfica em várias direcções obtêm vários valores de abertura e tempo de exposição, muitas das vezes basta moverem a câmara uns centímetros. Agora, se verificarem esses valores vão notar que para diferentes valores de abertura obtêm vários valores de tempo de exposição e vice versa. Isto tudo devido à luz existente na cena.

Ora se a cena tem muita luz (por exemplo um dia de bastante sol) a câmara capta a luz mais facilmente que em uma cena de pouca luz (como exemplo de noite ou dia de céu muito nublado e escuro).

Tal como tínhamos falado no artigo da abertura quanto maior for a abertura mais rápida é captada a cena. No artigo sobre o tempo de exposição falamos que quanto mais rápida for a captação de luz menor tem que ser o tempo de exposição para que a fotografia não fique branca ou demasiado clara, o que indica demasiada luz que entrou.

Isto tudo para dizer que todos estes factores têm que ser levados em conta para produzirmos o efeito que queremos.

Muitos dos efeitos estão explicados na secção de modos de fotografia.

Mas são só estes factores?

Existem mais factores mas não tão importantes, como:

  • A lente que estamos a usar.
  • O zoom que estamos a fazer.
  • O facto de existir um grande foco de luz.

 

A luz ambiente é sempre um factor importante nas nossas fotografias, devemos sempre procurar cenas bem iluminadas pois favorecem o resultado final que é a fotografia.

Boas Fotos

Acompanhe e partilhe:

7 comentários

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *