Fotografia 3D – Será que vale a pena?

Afinal não é só no vídeo, também podemos fotografar fotografias em 3D ou mesmo fazer uma montagem para que pareçam 3D.

Mas será que vale a pena?!?!

Apesar de já existirem no mercado algum material preparado para fotografia 3D, ainda fica um pouco caro usarmos essas mesmas fotografias.

É tal como no vídeo 3D, mas com mais uma agravante, neste caso somos mesmo nós que queremos fotografar em 3D. Ou seja temos mais os custos de material.

É mesmo possível fazer algumas fotografias em 3D com as nossas normalíssimas máquinas fotográficas. É muito simples tanto de tirar fotografias para 3D, como criar o produto final que é a fotografia 3D.

Então para que existe máquinas fotográficas e lentes próprias para 3D??!? Undecided

Para fazermos uma fotografia “real” em 3D (digo real pois não estou a falar nas fotografias em que se desalinha um pouco para parecer 3D) necessitamos sempre de duas fotografias. Ora como podemos tirar duas fotografias por exemplo um objecto em movimento!!! É então que entra em acção o material próprio para 3D.

Já agora se vamos falar sobre fotografia 3D, saibam que também podem encontrar este assunto com o nome de fotografia stereo.

Já existem algumas máquinas fotográficas… Apesar de ter visto umas dezenas de marcas a comercializar máquinas fotográficas 3D, apenas encontrei duas marcas conhecidas neste ramo sejam a Fugifilm e a Kodak com máquinas para fotografia 3D.

A Fugifilm tem duas máquinas fotográficas não DSLR preparadas para tirar fotografias 3D. Os seu modelos são os seguintes:

Máquinas fotográficas 3D - Fugifilm Finepix  Real 3D

Fugifilm Finepix Real 3D W3 e Fugifilm Finepix Real 3D W1.

Também podem tirar fotografias em 2D, ou seja as fotografias que estamos habituados a tirar.

A Kodak já vem desde há muitos anos a fazer máquinas fotográficas de filme para fotografia stereo / 3D. Apesar de haver o anuncio de que a Kodak iria apresentar a primeira DSLR 3D este ano, ainda não consegui encontrar nenhuma informação sobre essa “maravilha”…

Eis uma das máquinas fotográfica 3D de filme da Kodak

Máquina fotográfica 3D - Kodak Stereo

Também existem lentes para as nossas máquinas fotográficas que permitem tirar fotografias em 3D com uma máquina fotográfica DSLR normal. Algo como estas lentes:

Fotografia 3D - Lentes 3D - Stereo 

Eis o exemplo de uma lente montada numa DSLR Canon:

Fotografia 3D - Lentes 3D - Stereo - Canon  400

Um dos contras deste tipo de lentes é que ficamos com a fotografia dividida em dois na horizontal, para fazer as duas fotografias para 3D. Ou seja, cada fotografia fica com metade da resolução na horizontal.

(Nem estou a imaginar o que iriam falar de nós com uma figura destas pelas ruas…….) 

Isto tudo tem um acréscimo de custos. Será que esses custos compensarão?!?

Para fazermos as fotografias basta usarmos software próprio para 3D ou mesmo o produto final dos equipamentos próprios para 3D.

Mas existem várias formas de podermos ver fotografias ou vídeo 3D, muitas dessas formas não têm muitos custos adicionais:

  • Tal como a fotografia 3D chamada de anaglifo.

Este tipo de fotografias necessita dos óculos de cartão com uma lente vermelha e outra azul ou com as lentes em tom de cinzento. Ora os óculos de baixo custo, são fáceis de fazer ou encontrar. Mas têm contras, perdemos muita informação de cor, pois é necessário usar as cores que se encontram nos óculos para fazer a impressão de profundidade e se a fotografia tiver algumas tonalidades dessas cores deixamos de as ver…

 

  • Existe também aqueles postais em que mudamos para um lado e vemos uma coisa, mudamos para o outro e vemos outra, mas tal como conhecemos a imagem também não é a melhor.

 

  • Mas hoje em dia já existem para aí umas dez tecnologias para vídeo 3D que também possibilitam ver fotografia em 3D. Mas para isso necessitamos de um monitor ou televisão 3D. O que é caro e ainda é uma tecnologia em constante desenvolvimento por ser bastante recente.

 

Enfim, será que tanto trabalho para vermos uma fotografia em 3D, valerá mesmo a pena?

Podemos sempre tirar duas fotografias e juntar com ajuda de software. Wink

deixo isso à vossa consideração…. Wink

Boas fotos,

e até já…

Acompanhe e partilhe:

2 comentários

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *