O Olho e a Máquina Fotográfica: Como Funciona uma Câmara
|Afinal, como funciona uma máquina fotográfica? 🤔
A melhor maneira de explicar de forma simples é compará-la com os nossos olhos. O processo é muito semelhante, só que numa máquina fotográfica somos nós que controlamos as funções.
O Olho Humano como Modelo
No olho humano, temos:
- Córnea → lente da máquina
- Pupila → abertura da lente
Quando a luz é intensa, a pupila fecha-se (apertura menor). Quando a luz é fraca, a pupila abre-se (apertura maior).
👉 Experiência prática: se te colocares em frente ao espelho e aproximares/afastares uma luz, vais ver a tua pupila a mudar de tamanho.
Como a Máquina Fotográfica Copia o Olho
Tal como no olho, a máquina controla a entrada de luz através da abertura da lente.
- Nos olhos, é o cérebro que regula a pupila.
- Na câmara, somos nós que decidimos, escolhendo modos manuais ou automáticos.
Mesmo no modo automático, precisamos de selecionar a cena ou configuração correta para obter o efeito desejado.
Abertura da Lente
- Abertura maior → mais luz entra.
- Abertura menor → menos luz entra.
A abertura é indicada por valores como f/4.0 (abertura maior) ou f/22 (abertura menor).
Velocidade do Obturador
Outro elemento essencial é o obturador, que define quanto tempo o sensor (ou filme, nas câmaras analógicas) fica exposto à luz.

Exemplo:
1/4000s
→ o obturador fica aberto apenas 1/4000 de segundo.- Isso permite congelar movimentos muito rápidos.
Estes valores aparecem no visor da câmara, geralmente em formato numérico.
O que Vemos no Visor
Ao pressionar o botão da câmara até meio, ela foca o objeto e mostra no visor valores como:
- Velocidade do obturador (ex.: 1/4000s)
- Abertura da lente (ex.: f/4.0)
Esses números indicam como a foto será captada em termos de luz e nitidez.
Conclusão
A máquina fotográfica funciona de forma muito semelhante ao olho humano: a lente é a córnea, a abertura é a pupila e o obturador é como o tempo que deixamos a luz entrar.
No próximo artigo, vamos aprofundar como abertura e velocidade do obturador trabalham em conjunto para criar diferentes efeitos fotográficos.
📸 Boas fotos e até já!
😎 🙁 :dead: 😉
não podia de deixar de dizer,a explicação esta muito boa,obrigada.
😀 😀
:zzz 🙄 😛 😉
:zzz nkkkkmmnnjjjjjjj
Mesmo muito obrigado pela excelente explicaçao
😀 :zzz ME AJUDOOU BAAASTAANTEEE, OBG
a minha salvação!!!!! 😉
8) vlw me ajudo a estudar akiieww :zzz
😀 😀 😀 😀
amigo ainda sou amante do filme é muito superior ao digital a resolução e muito proximo do real, midia digital fas sempre degral com o analogico e jogam muito sujo ti garanto q o filme vai ser eterno. abraço
Concordo que o filme neste momento pode ser um pouco melhor que o digital, mas as máquinas de topo das grandes marcas estão muito próximas das máquinas de topo analógicas, quer queira quer não as máquinas digitais vão acabar por superar as máquinas analógicas. Vai ser tipo VHS vs DVD… e agora HD….
A qualidade neste momento vs custo, deixa as máquinas digitais muito à frente das analógicas com alguns contras é claro… mas não tarda muito temos as digitais muito superiores às analógicas é só uma questão de tempo.
Boas fotos,
e até já…
obrigada ai, vo fazer um trabalho sobre isso. õ/ 8)
Meajudou muito a estudar :zzz 🙂
vlw bjs
vc éh mto nerd 😮 🙁 8) 🙂 😀 😉 😛 🙄 :zzz :sigh: 😕 😥 😡
Ajudou muito no meu trabalho… 😀 8)
Não entendi uma coisa? O valor da velocidade do obturador sempre vai estar relacionado ao valor da abertura?
Olá Jana,
A velocidade do obturador muda para complementar a abertura escolhida e vice-versa.
Ou seja, como exemplo…. se sabemos que a fotografia fica perfeita com uma abertura f5.6 e 1/60, mas com uma abertura de f5.6 o fundo fica bastante desfocado e queria tira uma fotografia de paisagem…. em tão tenho que subir a abertura por exemplo para f16 ou f22 então tenho que compensar tenho que aumentar o tempo de exposição pois a abertura é muito mais pequena necessita de mais tempo de exposição para entrar mais luz. Estes valores não são fixos, ou seja se tiver uma abertura de exemplo f2.8 não quer dizer que o tempo de exposição tenha que ser X… isto difere da luz que entra na máquina, da lente, do zoom… etc… Ma podes verificar mudando as opções na máquina para modo AF… Modo de prioridade à abertura, vais mudando o a abertura e verifica o tempo de exposição…. mas agora deixa ficar numa abertura especifica e mexe a máquina e verificas que a abertura está igual mas o tempo de exposição muda…. isto devido à luz que cada cena tem…
Espero ter ajudado…
Boas fotos….
🙂
Para fotografar a noite com baixa iluminação posso usar iso 2500 combinado com abertura e velocidade mais flech e revelar a foto 30×50 .qual a chance da foto sair com qualidade ao ampliar.
Para obteres a menor ruído possível é aconselhável usares a ISO mais baixa que possível… Para isso aconselhava um ponto de suporte e sempre que possível usar uma ISO 100. A não ser que a máquina fotográfica possua um bom filtro de software para redução de ruído…
Se tiveres a oportunidade podes usar tipo 3 fotografias tipo ISO 100, ISO 1600, ISO 2500…. Deixando sempre a mesma abertura só mudando o tempo de exposição. Assim podes verificar qual das 3 é melhor para a máquina fotográfica + lente… Pois na ISO mais baixa vais ter mais exposição o que fica com menos ruído mas pode provocar menos detalhe… e com essas 3 configurações podes ver até que ponto podes ir sem terem muito ruído e com boa qualidade… Isso depende um pouco da máquina fotográfica + lente…
Espero ter ajudado…
Um abraço e
Boas fotos…
alguem sabe a comparaçao da maquina fotografica e o olho humano ?
Foi bom para eu estudar 🙂 😀 🙄 :zzz 8) 😉 😡 😕 😛 :sigh: 😮 🙄 😥 🙁
Só pra constar, F4.0 é considerado uma abertura grande. Quanto menor o valor de F maior a abertura do diafragma, 🙂
Gostei do pormenor da pata levantada ao mesmo tempo que quase que empina o “nariz” belo enquadramento e profundidade muito bem fabio
🙂
Excelente contraste degrade do ceu com a torre, sao otimas suas fotos e as dicas e informacões para fografos amadores como eu.Parabens e obrigado.
Fischergh@gmail.com