Time Lapse

Sei que Time Lapse é um termo inglês mas sinceramente não encontro um termo em Português para esta técnica.

Fotografia em time lapse é a criação de vídeos através de um conjunto de fotografias tiradas num espaço de tempo. Isto parece um pouco confuso mas para entenderem o que é realmente, deixo aqui um vídeo e depois passo à explicação da técnica e de como podemos criar os nossos time lapse.

Este é um vídeo de um time lapse em Paris.  Este time lapse foi feito com uma Canon 7D e na minha opinião o vídeo está muito bem produzido

 

 

Agora que já viram o vídeo vamos à explicação. Wink

Esta técnica consiste em tirarmos um conjunto de fotografias num intervalo de tempo e depois com a ajuda de software criamos um vídeo com estas fotografias. Tal como tinha dito não existe nenhum standard em relação tanto ao tempo entre cada fotografia como ao numero de fotografias, mas…. para que possamos compreender e também calcular o que queremos fazer o melhor é tentarmos criar os nossos supostos standards nesta técnica….

Ora para isso podemos pensar no produto final que é o vídeo, geralmente no vídeo de time lapse usamos por defeito uma fotografia por segundo (este valor pode ser modificado mas geralmente é o valor que acabamos por usar) o que isto quer dizer é que cada fotografia que tiramos vai corresponder a um segundo de vídeo. Mas se não temos nenhum tempo definido tambem não faz mal, esta só a tentar acrescentar um factor que muitos têm em conta. Agora podemos pensar em mais factores ….  

Numero de fotografias 

Se por exemplo vamos usar uma fotografia por segundo então quantas fotografias necessito? Undecided

Se souber qual o tempo de vídeo que quero é simples, ora se quero que o meu vídeo tenha 60 segundos então necessito de 60 fotografias. Ora até aqui é simples…. Tongue out Pois temos se o objectivo é um time lapse com determinado tempo e temos um tempo definido por cada fotografia então é só fazer cálculos….

Tempo entre fotografias e qual o objectivo da fotografia. 

Ok, agora juntei dois aspectos à equação, mas já vou explicar porquê.

Podemos definir um tempo entre fotografias logo à partida, mas qual é o nosso objectivo final?

Queremos por exemplo tirar fotografia a um dia completo onde tiramos fotografias desde o por do sol até ao final do dia?  Ok, então queremos uma fotografia por minuto? Em 24h tínhamos 86400, aqui provavelmente já temos alguns problemas… Será que o nosso cartão dá para tantas fotografias? Temos baterias para isso? E se para o caso necessitamos de 60 segundos de filme a uma velocidade de uma fotografia por segundo então sabemos que necessitamos de 60 fotografias o que equivale a pelo menos uma fotografia em cada 24 minutos.

Por exemplo quando fotografamos em condições de pouca luz como durante a noite e ao nascer do sol temos exposições longas, isso pode alterar o nosso tempo entre fotografias. Mas nada de grave se entre fotografias existir diferentes tempos não deixa de ser um time lapse, até podemos escolher aleatoriamente quando queremos tirar a fotografia manualmente… tal como disse não existem standards. Mas pode diminuir o tempo que temos o “objectivo” da fotografia sobre as condições que queremos….

Movimento

Também se pode introduzir movimento no time lapse caso queiram ou criar o time lapse com a máquina fixa no mesmo ponto. Tal como vimos no vídeo as imagens parecem deslocar-se, isto pode ser feito de duas formas.

Fazendo mover a máquina fotográfica entre cada fotografia. Isto pode ser feito manualmente ou com utensílio de equipamentos para o efeito que vão deslocando a máquina fotográfica e quando a máquina tira uma fotografia está numa posição diferente da fotografia anterior. 

Ou podemos usar a fotografia toda para fazer parecer que se está a mover. Ou seja, se repararmos um vídeo tem uma resolução muito inferior a uma fotografia de uma máquina fotográfica de hoje em dia. Então podemos fazer o time lapse usando uma parte da fotografia e ir alterando essa parte para um dos lados fazendo a impressão de que é a máquina fotográfica que se estava a mexer. 

 

 

 

 

Deixo aqui uma nota pois não tentem criar o time lapse só com a quantidade de fotografias necessárias, pois pode acontecer uma ou mais fotografias ficarem mal para tudo poder ficar estragado, o melhor é criarem um tempo entre fotografias onde seja só aproveitada uma e outra para no caso de falha, ou seja se o objectivo é 1 fotografia por segundo aconselho tirarem uma fotografia de 30 em 30 segundos… Assim em caso de problemas podem usar uma das fotografias intermédias.

Como devemos ter algumas considerações quando fotografamos fotografias para time lapse, mas nada de preocupações difíceis…. é sempre melhor experimentar antes de criarem a sério.

Até já e

Boas fotos…. 

Acompanhe e partilhe:

Um comentário

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *