Software – Gimp

O Gimp é um programa grátis que trás todas as potencialidades de programas como o Adobe Photoshop, mas com a particularidade de ser completamente grátis.

Sei que muitos dos utilizadores do Photoshop não gostam de usar o Gimp e aparentemente tem um pouco a ver com a maneira com que podemos fazer o mesmo nos dois programas. No Gimp para quem está habituado a trabalhar com o Photoshop, algumas das ferramentas têm maneiras peculiares de se usarem, como exemplo o re-uso de uma simples seleção no Photoshop só necessita de passar por cima da mesma e o ponteiro do rato está pronto para mudar a seleção, fazendo o mesmo no Gimp cria mais uma seleção.

Em termos de filtros podemos encontrar MILHARES de filtros e outros utensílios criados pelos utilizadores do Gimp, só na página temos acesso a bastantes desses filtros e utensílios, ajuda para sabermos trabalhar com o programa, entre outras ajudas.

Uma das ultimas fotografias que meti na secção de fotografias foi trabalhada pelo Gimp. Andava um pouco a inventar com aquela fotografia, depois de inventar e apagar criei-a em dois passos. Com o uso de dois filtros ficou assim… Com um efeito de ter sido pintada, este efeito podia ser mais carregado mas gostei dele assim.

Efeito Pintura - Feira_de_Maio 2010 -  Azambuja

Para verem como é simples de trabalhar, usei o Gimp para fazer a imagem desta mensagem que podem ver no cimo à esquerda.

Em suma, um programa grátis com bastantes potencialidades. À medida que aprender alguns truques para fotografia com este programa vou criando mais umas mensagens.

Para quem ainda não tem o Gimp e está a pensar em usar lembro que pode fazer sem o instalar, pois neste momento existe este aplicativo “portátil” ou seja não necessita de instalação. Podem fazer o download da versão portátil em GimpPortátil ou a versão de instalação em http://nightly.darkrefraction.com/gimp/

Para quem usa linux como eu, basta instalar através da sua distribuição ou através da página do software em http://www.gimp.org/downloads/

Até já,
Boas fotos.

Acompanhe e partilhe:

6 comentários

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *