Qual a máquina fotográfica…

Muitos de vós perguntam-me qual a máquina fotográfica que devem comprar…..

Eu acho que esta pergunta é muito delicada… por essa razão e em tom de conversa (como é hábito) vou falar um pouco desta questão…

Sei que existem várias marca, muitos mais modelos e mil e uma funções para cada…

Pois é, não me vão pedir para falar sobre todas…. Wink Mas pensando bem até é capaz de ser um assunto interessante para mais uma área deste site, uma parte com várias marcas, tipos, opiniões e onde se pode fazer comparações entre marcas e modelos….

Mas para já este site já me dá bastante trabalho… vocês nem imaginam…. Cry Mas o esforço vale a pena…

Voltando à questão… qual a máquina fotográfica…

Em primeiro lugar somos amadores…. o dinheiro para estes hobbies por vezes não é muito, e só por essa razão o leque de escolhas nas marcas e modelos diminui…

Que tipo de máquina queremos… uma máquina fotográfica DSLR ou uma máquina fotográfica de “bolso”?

Uma máquina DSLR é grande, mais pesada e difícil de guardar no bolso, por essa razão necessitamos de arranjar uma mala para a transportar. Se não é isto que queremos uma máquina fotográfica de bolso é a solução.

Uma das grandes diferenças entre estes dois tipos de máquinas fotográfica passa por o sensor ser mais pequeno nas máquinas de bolso, as máquinas fotográficas pequenas não dão para mudar de lentes para lentes especificas… Em relação às opções de fotografia muitas destas máquinas fazem praticamente o mesmo que as DSLR.

Ok, vamos ver o que queremos numa máquina fotográfica…

Uma das características que todos olham é o numero de MegaPixels…. Também é importante mas não é tudo…

Se formos para uma máquina fotográfica DSLR, devemos ter em conta que grande parte da qualidade da fotografia passa pelas lentes que usamos, por isso concordo com a resposta de um famoso fotógrafo Norte Americano que quando abordado numa palestra sobre o assunto de qual máquina devemos comprar ele apenas respondeu….. “Quanto dinheiro têm para gastar?…. Ok, agora peguem nesse valor e dividam por três, agora escolham a máquina fotográfica com um terço desse valor, e com os outros dois terços comprem lentes decentes….. “ Acho que nunca ouvi nada tão acertado…. Wink

As lentes são responsáveis por várias coisas, mas o mais importante é o detalhe de cor e imagem, se as lentes trazem detalhe à fotografia é meio caminho para uma fotografia perfeita e menos trabalho de edição…

Voltando às máquinas fotográficas, muitos de nós escolhemos a marca das máquinas fotográficas porque os nossos amigos têm uma da mesma marca… O que não é de todo errado… Se pensarmos que temos alguém que nos pode ajudar na aprendizagem das funções da máquina fotográfica…. Se ninguém tiver uma máquina da mesma marca, temos que ler o manual para a compreender…. assim já alguém o leu e pode ajudar-nos. De qualquer das formas pode ser uma maneira de troca de ideias sobre as máquinas e sobre novas técnicas.

Voltando ao dinheiro que temos para gastar na máquina fotográfica, devemos escolher várias marcas e modelos e comparar as opções que têm, quais as opções que não nos fazem falta, quais as que são imprescindíveis.

Por exemplo, já me passou pela cabeça comprar uma maquina fotográfica nova. Iria ficar na mesma marca mas iria escolher um modelo mais recente. Porque os sensores e chips são mais actualizados….e já agora por uma característica bastante importante para mim, pelo facto de nos novos modelos poder ver em tempo real pelo LCD. Como uso lentes manuais é difícil por vezes ver pelo óculo se a imagem está focada quando os objectos estão a grande distância.

E porquê querer comprar uma máquina fotográfica da mesma marca? Isso porque grande parte das vezes a marca que escolherem para a primeira máquina fotográfica é a marca que vão usar de futuro. Porque, já compraram lentes e aparelhos que só vão funcionar com modelos da mesma marca…. Por essa razão que grande parte das pessoas fica sempre pela mesma marca…

A quantidade de megapixels, quanto mais megapixels mais detalhe temos na foto, maior pode ser a impressão da imagem, se houver necessidade de corte de alguma parte da imagem, não perdemos muito detalhe…

Que outras opções podemos querer de uma máquina fotográfica?!?….

O facto de podermos ver em tempo real a imagem pelo LCD torna a imagem final mais fiável em relação ao que queremos, o facto de ter que olhar pelo óculo pode deturpar um pouco a imagem final…

Quantas fotografias por segundo consegue tirar…. pode ser uma característica importante para alguns…

O tipo de armazenamento, existem cartões mais caros, será que temos alguns cartões de algum tipo….

Agora muitas delas também já gravam vídeo, pode ser outra característica, embora na minha opinião ainda não substituem uma máquina de filmar.

Outra das coisas que aconselho é verificarem o site da marca. Acho que é uma das peças fundamentais… e porquê? Para verificarem qual o tipo de apoio caso necessitem de alguma coisa. Coisas do tipo…. Têm os manuais online, têm apoio para quem está a iniciar neste mundo (Documentos, como usar as máquinas, etc…), em caso de algum problema na máquina fotográfica existe algum representante no meu país, perguntas como estas são por vezes esquecidas, mas acho que não deixam de ser bastante importantes.

Tomem sempre em conta o facto do preço de lentes para a marca que querem comprar.

 

Em suma, ficaram na mesma…. Pois, não vos vou dizer qual a máquina que devem comprar, isso seria desleal da minha parte… é quase como comprar um carro, existem vários com mesmas características de motor, outros com visual muito semelhante, mas se repararmos não andamos todos com o mesmo modelo da mesma marca…. O que quer dizer isso, existem características que gostamos mais, sejam visuais sejam de funcionalidades…

Caso queiram perguntar algo sobre alguma máquina, por favor usem o fórum, seria uma boa forma de discussão sobre as máquinas fotográficas…

 

Boas fotos,

e até já….

Acompanhe e partilhe:

22 comentários

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *