Poupar bateria e cartão

Depois de uma época a fotografar e a filmar os meus filhos a jogar futebol, tive alguns casos de problemas de espaço de cartões e falta de bateria. Depois de passarmos por algumas destas situações vamos chegando a algumas conclusões… como a de não usarmos as opções por defeito que são proporcionadas pelas máquinas fotográficas.

Ficamos com as opções que vêm por defeito e não exploramos o que as máquinas proporcionam para que possamos mudar a máquina fotográfica a nosso proveito.

Em 90% dos jogos usei a Canon 650D pois também a usava para gravar video. O meu problema principal nesta máquina fotográfica era a bateria. Um dia de torneio se quisesse gravar os jogos todos uma bateria só não chegava, muitas das vezes tinha que gravar o último jogo ou a última parte do ultimo jogo no telemóvel pois já não tinha bateria. Num dia podia ter um torneio com 5 jogos, são horas de video e fotografias que uma bateria só não aguenta. Encomendei uma bateria suplente mas tive mais alguns problemas, a bateria não vinham em condições só à terceira é que veio uma bateria funcional. Mas isso foi outro problema….

Então para para poupar bateria lembrei-me que um dos problemas é demasiada utilização do LCD pois é das partes que gasta mais bateria. Para isso desliguei a visualização de fotografias ou seja quando tiramos fotografias fica no LCD uma visualização das fotografias durante uns segundos. Se repararmos não estamos constantemente a ver as fotografias ou geralmente só as vemos quando temos um momento parados, pois estamos praticamente a fotografar no mesmo local e constantemente a tirar fotografias, quando necessito de verificar as fotografias carrego na visualização. Geralmente tiro umas fotografias antes dos eventos para testar depois as configurações ficam praticamente as mesmas. Assim poupo bastante bateria, se fizerem o mesmo vão ver que a bateria dura muito mais. Neste momento já tenho duas baterias mas nem sempre foi assim, com esta dica podem poupara bastante bateria. Se tivesse a possibilidade de desligar o preview do video que estou a gravar também o fazia, mas não é possível desligar o LCD enquanto estamos a gravar video. Isto porque quando estou a gravar video tenho a máquina fotográfica num tripé e pouco lhe mexo, ajusto no início e meto a gravar. Pode ser que as novas máquinas fotográficas venham com essas possibilidades.

Outra das possibilidades é baixarem a intensidade do LCD, é como nos telemóveis, se baixarmos a intensidade do visor poupam bateria.

Para poderem desligar o preview das fotografias que tiram basta irem aos menus das vossas máquinas fotográficas e procurarem como desligarem o preview. Podem encontrar manuais para as vossas máquinas na nossa seção de Manuais de fotografia.

 

Em dois dos torneios resolvi levar o meu novo brinquedo a Canon 5D. Aí o problema foi outro, pois baterias para a Canon 5D não me faltavam, tenho 4… Quando arranjei a Canon 5D não tinha cartões com grande capacidade, só tinha 2 cartões um de 512Mb e outro de 4Gb. Sei que esta máquina fotográfica é só de 10 megapixels mas mesmo assim tiro sempre as fotografias em RAW o que me ocupa mais espaço. Por isso 4Gb de cartão num dia de torneios para os meus filhos é pouco. A opção que usava na máquina fotográfica por defeito era a de ter cada fotografia em RAW e JPEG, isto para ter a RAW para poder usar para edição e as JPEG para meter rapidamente na Internet sem usar edição. Assim mudei as opções para tirar todas as fotografias só em RAW e dispensar os JPEGs.

Se não quiserem editar as fotografias ainda podem poupar mais espaço mudando as fotografias só para JPEG.

Só para terem uma ideia, se cada fotografia em JPEG tivesse 3Mb e tirassem 100 fotografias iriam ocupar o cartão com 300Mb de fotografias em JPEG. Se cada fotografia em RAW pode ficar até 15Mb então nesses 300Mb conseguia ter mais 20 fotografias. Estes valores são só para exemplo.

Como agora só uso RAW tenho o software preparado para passar as fotografias de RAW em JPEG assim que chego a casa.

Se reparem também poupam espaço nos vossos computadores em casa ou nos locais onde gravam as fotografias, pois só usam fotografias num só formato ou em RAW ou em JPEG. Se gravarem as fotografias todas em RAW e JPEG na máquina fotográfica e depois descarregarem as fotografias todas para o computador, ocupam muito mais espaço. Da forma que vos estou a dizer só tenho as RAW, só se necessitar é que as passo para JPEG e desta forma só passo as que necessito e não todas. Assim poupo também no espaço de fotografias em casa.

Para mudar estas opções basta irem aos menus das vossas máquinas fotográficas e nas opções mudar as opções de gravação de fotografias. Podem encontrar manuais para as vossas máquinas na nossa seção de Manuais de fotografia.

Sei que depois destes “problemas” acabei por usar por defeito a opção de não visualização de fotografias e gravar as fotografias todas em RAW nas duas máquinas fotográficas, estas são as minhas novas opções por defeito.

Espero ter ajudado nas vossas “poupanças”.

Boas fotos.

Acompanhe e partilhe:


Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *