Photomatix – Software para fotografia HDR

Depois da mensagem sobre o HDR, avançamos para a criação de HDR‘s com um dos softwares que acho de topo no que toca a HDR, o Photomatix.

Tal como tinha dito na mensagem anterior, este software não é grátis mas o valor é bastante baixo depois de vermos o produto final.

É um software bastante simples e intuitivo, depois de uma ou duas utilizações já entendemos o programa por completo.
Vou vos deixar algumas dicas de como o utilizar.

Usando as mesmas fotografias que na mensagem anterior sobre fazer HDR com uma só fotografia .

Estas fotografias não são minhas, são do Miguel Duarte que meteu na galeria do site um foto muito boa, aqui vai o link..Fotografia – S. Pedro de Moel

As fotografias modificadas são as seguintes…

dscf0235 - Fotografia com exposição altadscf0235 - Fotografia com exposição normal

dscf0235 - Fotografia com exposição baixa

Aqui temos as três fotografias modificadas por software com diferentes exposições para fazer o HDR . É preferível terem três fotografias originais, estas foram editadas para fazer o efeito de várias exposições. Se querem ver como podem usar as vossas máquinas para tirarem várias fotografias com exposições diferentes leiam a mensagem sobre Fotografia – Compensação de Exposição Multipla

Depois vamos iniciar o Photomatix. Vai aparecer uma janela como esta…

Ecrã inicial do Photomatix

Agora necessitamos de adicionar as nossas fotografias….

Vamos carregar em Generate HDR Image para as inserir.

photomatix - Escolher fotografias

Como vêm já tinha mudado o nome para saber a que corresponde cada fotografia.

Depois aparece o menu com as diferenças de exposição entre cada fotografia. Se as fotografias tiverem essa informação o software apresenta os valores corretos, se como neste caso as fotografias não têm essa informação o software tenta adivinhas quais as diferenças de exposição. Neste caso tentou adivinhas pois as exposições foram criadas por software.

Photomatix - Diferenças de exposição

Como podem ver o Photomatix julga que as diferenças de exposição enter fotografias é de quatro pontos.

Agora vem a parte onde o programa tenta fazer correções nas fotografias, tipo de tentar alinhar caso as fotografias não estejam alinhadas, tentar corrigir objetos que ficam em movimento numa fotografia e que não aparecem noutra… etc.

Photomatix - Correção de fotografias

  • Align source images – Se querem alinhar a imagem, especialmente quando as fotografias não estão exatamente alinhadas por não terem sido tiradas com meio auxiliar como exemplo um tripé
  • By correcting horizontal and vertical shifts – Alinhar pelas linhas horizontais e verticais.
  • By matching features – Por características iguais de cada fotografia.
  • Reduce chromatic aberrations – Corrigir as aberrações cromáticas, isto devesse as grandes diferenças de luz entre cada fotografia e, que os materiais podem ter diferentes reações aos reflexos dependente da intensidade da exposição.
  • Attempt to reduce ghosting artifacts – Devido a objetos que ficaram em movimento nas fotografias, com são mais que uma fotografia esses objetos podem aparecer em pontos diferentes de fotografia para fotografia.

As outras duas opções como não sei deixo no recomendado…..

Depois carregamos em ok, de seguida irá aparecer uma fotografia carregamos em Tone Mapping e estamos prontos para a correção…

Photomatix - Corrigir Imagem

Na próxima mensagem explico um pouco mais sobre cada opção de correção.E já agora, deixo a imagem, final para verem como fica.

Photomatix - HDR Final

Também podem ver fotografias editadas com este software em Fotografias Editadas, praticamente todas as fotografias que estão nesta galeria foram editadas com o Photomatix.

Agora que já sabem um pouco do funcionamento do programa não deixem de passar pelo fórum e fazer o TPC atual que é criar fotografias em HDR… aqui fica o link para o forum do HDR .

Aqui fica o link para o site do Photomatix

Boas fotos.

Acompanhe e partilhe:

6 comentários

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *