O olho e a máquina fotográfica

Mas afinal como funciona uma máquina fotográfica?

Bem,a melhor maneira de explicar por palavras simples é pensarmos nos nossos olhos…. O processamento da máquina fotográfica é muito parecido “mas um pouco pior”. Vejamos, Temos a nossa córnea que para este exemplo é a lente da máquina… “embora esqueçamos o zoom por instantes, lol”. Depois temos a nossa pupila que neste caso seria o mecanismo de abertura da lente. Se repararem quanto mais for a intensidade de luz mais pequena fica a nossa pupila, e quanto menor for a luz maior é a pupila dos nossos olhos.

“Se quiserem comprovar basta meterem-se ao espelho e aproximarem e afastarem um foco de luz da vossa cara”.

A máquina fotográfica funciona de forma semelhante, a diferença é que o chip ainda não substitui o cérebro!… no caso dos olhos é o nosso cérebro que comanda os músculos da abertura da pupila, na máquina fotográfica quem comanda somos nós quando escolhemos usar um dos modos manuais ou modos automáticos.

Mas mesmo em automático temos que decidir qual o modo a usar para obtermos o efeito desejado na fotografia.

Quanto maior for a abertura, maior é a quantidade de luz que entra na máquina fotográfica. Quanto menor for a abertura, menor é a quantidade de luz.

É aí que entra mais um factor a velocidade do obturador….“mais um palavrão que adiciono à conversa”.

A velocidade de obturador é a velocidade que a máquina capta a luz que produz a fotografia, ou melhor, é o tempo que o filme/”rolo” no caso das máquinas analógicas ou sensor nas maquinas digitais está exposto à luz. Obtemos assim a foto final.

Ora, hoje em dia ao pressionarmos ligeiramente o botão de uma máquina fotográfica digital como se fossemos tirar uma foto, verificamos que a maquina fotográfica foca um objecto ou vários. Em muitas dessas máquinas aparecem uns números no visor.

“O que querem dizer?”

tirando o exemplo da Canon 400D….

 

Os valores da Abertura e da velocidade do obturador são:

  • “1/4000” é a velocidade do obturador. Este exemplo quer dizer que o obturador vai estar aberto 1/4000 segundos para tirar esta foto. “Estes valores aparecem em todas as máquinas em valores numéricos”.
  • “F4.0” que é a abertura. Neste exemplo é uma abertura pequena.

No próxima conversa explico um pouco mais sobre a abertura e velocidade e como interagem em conjunto.

Boas fotos…

Acompanhe e partilhe:

27 comentários

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *