Novas Canon e as lentes manuais m42

Para quem como eu que já tinha uma coleção de lentes manuais m42 e adaptadores, fiquei desapontado quando reparei que a máquina fotográfica já não me aceitava as lentes….

Depois de escolher umas lentes manuais para fazer uma sessão fotográfica, assim que cheguei ao local e as coloquei nenhuma era aceite pela minha máquina fotográfica ( Canon 650D ).

Com os meus adaptadores assim que ligo a máquina fotográfica aparece a mensagem que o update de firmware não finalizou com sucesso, e não passa daí, tenho que voltar a meter uma lente normal para que a máquina funcione. Assim como tenho um amigo com uma Canon 600D com lentes manuais, pedi o adaptador pois era mais recente que os que eu tinha e pelo menos na máquina dele funcionava. Quando testei com esse adaptador assim  que ligava a máquina aparecia erro 01 e também não fazia mais nada….. Como ele tem a firmware alterada (magic lantern ) na Canon 600D fico sem saber se na dele funciona por causa da firmware se funcionaria normalmente com a firmware normal.

Pelo que estive a ver existe uma nova geração de adaptadores para as lentes m42 para as novas máquinas fotográficas Canon, geralmente designados por 3ª geração de adaptadores. O chip que têm já é reconhecido pelas novas Canon.

Parece que este “problema” afeta as Canon 650D, Canon 700D, Canon 70D e Canon 5D Mark III. Provavelmente deve ter a ver com o novo chip destas máquina que é o DIGIC 5+. Mas não tenho a certeza…

Por essa razão aconselho a quem tenha algum destes modelos ou quem tenha outras marcas e use lente m42, que confirme se o adaptador é compatível com o modelo da sua máquina fotográfica.

Ainda não sei se vou comprar os adaptadores se comprar o chip se substituir nos adaptadores, mas assim que tiver uma lente m42 a funcionar na minha Canon 650D dou noticias.

Até já e

Boas fotos.

Acompanhe e partilhe:

5 comentários

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *