Modos Manuais – Modo de Prioridade de Exposição

Modo de Prioridade de Exposição

fotografia - modo de prioridade de exposição

Este modo tal como o nome indica está relacionado com o tempo de exposição. Neste modo podemos escolher livremente qual o tempo de exposição desejado e ao focarmos a nossa imagem, a máquina fotográfica vai calcular qual a abertura necessária para compensar o tempo de exposição que escolhemos.

É também possível alterar a compensação de exposição, os valores da ISO, balanços de brancos, etc…. Tudo menos os valores da abertura.

Este modo é bom quando estamos a tirar fotografias a objectos com movimento, podemos assim escolher que tipo de efeito queremos, queremos que o objecto apareça tipo arrasto (escolhendo um tempo de exposição mais alto) ou que o objecto pareça parado (quando escolhemos um tempo de exposição mais baixo).

Há quem goste de tirar fotografias a paisagens com grandes tempos de exposição, não só pelos objectos que estão ou aparecem ficarem em movimento mas como alguns especialistas dizem que altas exposições de paisagens revela outras tonalidades e cores…

O que acontece na máquina fotográfica quando usamos este modo:

  • Podemos escolher livremente o tempo de exposição da imagem e a máquina calcula automaticamente qual o melhor valor de abertura para o tempo de exposição que escolhemos. Podemos também alterar qualquer outro parâmetro da máquina fotográfica, desde a compensação de exposição, o valor de ISO que queremos, o valor do balanço de brancos, etc… Digamos que a única coisa que é calculada e que não podemos mexer é o valor da abertura.


Contras:

  • Como não podemos escolher a abertura pode ser difícil de mantermos o tempo de exposição que queremos se também temos interesse na nitidez do fundo da imagem ou não.
Acompanhe e partilhe:

5 comentários

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *