Modos Automáticos – Modo de Programa Automático

Modo de programa automático

fotografia - modo de programa automático

Este modo é muito parecido com o modo automático, mas já entra nos modos manuais devido ás seguintes funcionalidades.

Podemos alterar a abertura e a velocidade do obturador, também podemos alterar a compensação de exposição.

A máquina calcula qual a melhor abertura e tempo de exposição, e podemos alterar estes valores mas "automaticamente", ou seja, ao alterarmos para "+" ou "-"a câmara calcula outros valores para mais ou menos abertura, e mais ou menos velocidade do obturador, não sendo assim possível escolher exactamente os valores que queremos, estamos sempre dependentes dos cálculos da maquina fotográfica.

Na compensação de exposição é diferente podemos escolher livremente mais ou menos compensação.

Este modo é bom quando estamos em duvida de qual o modo que queremos usar, pois escolhemos este modo e por exemplo queremos mais nitidez nos objectos distantes e podemos alterar a abertura, temos objectos em movimento e podemos diminuir o tempo de exposição.

É um modo capaz de substituir os modos automáticos caso saibamos o que é necessário para produzir todos os efeitos dos modos automáticos.

 

 

O que acontece na máquina fotográfica quando usamos este modo:

   

  • A máquina fotográfica tenta "adivinhar" que tipo de fotografia queremos tirar, para poder assim escolher a abertura e tempo de exposição. Mas ao contrário do modo automático, neste modo podemos escolher mais ou menos tempo de exposição e mais ou menos abertura. Podemos também escolher a compensação de exposição que queremos.

 

Contras:

 

  • Não podemos escolher a abertura e velocidade de obturador que desejamos, só podemos escolher mais ou menos e a máquina calcula os valores que acha aconselhável para essa fotografia.
Acompanhe e partilhe:

Um comentário

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *