Firmware modificado – Canon 400D

Muitos de nós têm modelos antigos de máquinas fotográficas e vemos máquinas novas a sair constantemente com novas características e novas opções…. Passamos tempos a pensar que bom era ter uma nova máquina…

Tal como eu, que ainda tenho uma Canon 400D, já estava mesmo a dar por ultrapassada quando por acaso encontrei referencias a modificações de firmwares para máquinas fotográficas…

Foi então que resolvi  procurar por alterações de firmware para a Canon 400D. Acabei por encontrar várias mas fique por uma que estava muito bem documentada.

É enorme a lista de alterações à firmware original é bastante grande… vou vos deixar uma pequena lista de alteração o opções que foram “adicionadas” ou ligadas, pois muitas das máquinas podem fazer mais coisas mas são desligadas pelos fabricantes… 

Pequena lista de alterações:

  • O Botão de imprimir da máquina fotográfica interage em todo o lado para ligar, desligar, modificar novas opções. Tudo depende do que estamos a fazer. Para mim é uma opção excelente pois tenho esta máquina à 4 anos e nunca usei este botão… e até está num sitio bom. 
  • No menu principal temos acesso a mais um menu com novas opções.
  • Podemos modificar a compensação de AV e Flash para valores até -6 a +6 EV. o que por fábrica é só de -2 a +2 EV.
  • Se estivermos nos modos P ou TV podemos mudar a ISO directamente quando estamos a ver pelo óculo, o que excelente é pena é não dar em todos os modos…. Pois para mudarmos a ISO temos que deixar de ver pelo óculo, carregarmos no ISO e depois escolhermos o valor… Depois voltar a ver pelo óculo.
  • Se estivermos num modo automático, podemos usar um botão para mudar o tipo de output da fotografia, se jpeg ou RAW. Acho que de fábrica no modo automático só tínhamos a possibilidade de usar jpeg.
  • A ISO vai até 3200 ao contrário do que vem de fábrica que vai até 1600… Atenção, existe uma nota que todos os valores de ISO não standard, são realizados por software… O que quererá isto dizer??? será que quer dizer que valores não standard não afectam as fotografias em RAW? Pois essas não têm pós-processamento por software….
  • Podemos ajustar o balanço de brancos por valor de temperatura… Que não é possível na versão original.
  • Podemos medir a intensidade de luz de um ponto escolhendo um ponto de uma matriz que aparece… Na máquina original só podíamos medir pelo centro da imagem….
  • Também existem scripts para fazer coisas automatizadas como por exemplo tira 10 fotos de 1 em 1 segundo… Muito fixe… Cool

Como podem ver com mais algumas opções até podemos dizer que a máquina até é bastante moderna e aguentarmos mais uns anos a máquina.

Vou fazer a alteração de firmware de depois deixo aqui os passos que fize se correu tudo bem… Wink

Acompanhe e partilhe:

7 comentários

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *