Maquinas fotográficas de lentes interpermutáveis

Estamos a ver cada vez mais modelos de máquina “compactas” com características de DSLR, inclusive nas lentes que já são interpermutáveis.

Se repararmos todas as grandes marcas já possuem vários modelos destas câmaras fotográficas, mas será que estas câmaras vão substituir as DSLR ou vão tornar as DSRL mais compactas.

Estas mini máquinas, têm sensores iguais ás DSLR amadores e semi-profissionais da mesma marca. Mas qual será a razão se as DSLR estão também a ficar cada vez mais pequenas.

Alguns modelos destas câmaras fotográficas:

Canon M – 18 megapixels 

  Canon M - Modelo interpermutável

Nikon 1 AW1 – 14,2 megapixels

Nikon 1 AW1 - Modelo interpermutável

Olympus PEN E-P5 – 16 megapixels

Olympus PEN E-P5 - Modelo interpermutável 

Sony NEX-3N – 16,1 megapixels

Sony NEX-3NY - Modelo interpermutável

 

 Será por causa da necessidade de termos máquina mais pequenas de grande qualidade? Isso faria sentido se quando usasse uma lente de grande zoom a máquina continuasse compacta, mas não é o facto. Se colocarmos uma lente de grande zoom já não é uma máquina de bolso. 

Canon M com lente 55-250mm 

Canon M - Lente grande

Sony NEX-3N ao lado a lente 55-210mm

 Sony NEX 3NY - Lente grande

Podem comprovar nestes exemplos com lentes de grande zoom….. Laughing 

Qual será o propósito destas máquinas? Não são compactas não são DSLR então o que realmente são e para que servem.

Pois isso seria uma discussão tal como o sentido da vida, mas realmente tenho algumas duvidas de que servem… Embora me tenha feito algum sentido quando da máquina fotográfica para “cidade”.

Vou explicar o termo, existem muitos fotógrafos que gostam de fotografia de “cidade” ou seja, aqueles passeios pelas cidades captando a suas “vida”, costumes, etc… Muitos deles gostam da pura lente de 50mm e ao mesmo tempo poderem captar algumas paisagens com lentes que apanhem uma imagem um pouco maior. Ora se formos a ver uma lente 18-55mm ficava perfeita para a ocasião, se repararmos com estas lentes as máquinas ainda parecem compactas e perfeitas para algumas ocasiões. Geralmente não existem muitas cenas que queremos muito zoom.

No caso de fotografias com pessoas estas máquinas não parecem tão evasivas, quando vimos alguém a tirar fotografias com máquinas compactas temos menos problemas em aceitar do que quando vemos uma lente profissional.

A não ser que seja como um caso que nos aconteceu à uns anos…. Eu e a minha mulher mais um casal amigo tínhamos ido dar uma volta na marina de VilaMoura para conhecer. O meu amigo tinha já uma DSLR e andava sozinho a tirar fotografias pela marina pois à noite ficavam umas fotos excelentes. Passado um pouco aparece uma moça novinha, não tinha mais de 12 anos e pede que lhe tirem fotografias. O pedido foi estranho mas ele tirou, passado um pouco a menina pergunta para que revista eram as fotografias…..

Conclusão da história, se tem uma DSLR não quer dizer que é repórter….. Laughing  Desculpem esta interrupção mas no momento que estava a escrever esta mensagem lembrei-me desta histórias e ainda dei umas gargalhadas.

Voltando às  câmaras fotográficas…. 

Para cidade até são capazes de funcionar….  Já sem falar nas funcionalidades que algumas têm de poderem mandar as fotografias diretamente para o Facebook, aplicar filtros criativos, entre muitas mais….

Outras funções é o facto de poderem passar despercebidas em locais onde teoricamente “são proibidas  câmaras fotográficas”…. Muitas das pessoas que falo e são poucas as que têm máquinas destas, falam que queriam uma máquina destas para quando vão aos concertos tirarem umas fotografias, pois não lhes deixam passar com as DSLR mas com estas compactas dá mais para disfarçar. Isto porque com uma DSLR não entram e queriam uma máquina que tirasse fotografias de qualidade.

Não se enganem, estas máquinas geralmente vêm com as ultimas novidades das marcas inclusive os mesmo chips das DSLR…. Estas máquinas fazem praticamente quase tudo o que uma DSLR faz e inclusive conseguem ter algumas funções que as DSLR não têm!!….  Estas câmaras fotográficas geralmente trazem LCD com touch screen e são de estrema facilidade de uso…. 

Algumas destas câmaras fotográficas podem levar adaptadores para se poder usar as lentes dos modelos DSLR.

Atenção que muitas marcas chamam a estas máquinas DSLR o que não são!!!… Pois o nome DSLR é dado por terem o espelho onde recebemos no óculo a mesma informação da máquina fotográfica.  Ora estas máquinas não têm espelho.

Em suma, para quem chega a lente 18-55mm são bastante aceitáveis como compactas, alem disso já não são máquinas fotográficas de bolso, Caso contrário vão ter o mesmo problema de ou tere que mudar constantemente de lentes ou ter uma máquina de dimensão quase igual as DSLR. 

Agora escolha…. Wink 

Até já e

Boas fotos… 

Acompanhe e partilhe:

3 comentários

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *