Máquinas fotográficas compactas

Cá estou eu para mais uma mensagem depois de umas merecidas férias. Desta vez para um desabafo sobre o problema que sempre me atormenta as férias. Já vão perceber o quê…

Inicio das férias e lá vou eu. Mala, máquina fotográfica, 5 lentes, baterias, cartões, filtros, tripé e afins… Como se não bastasse e como a minha DSLR não é da era do vídeo (que só apareceu nas máquinas fotográficas uns modelos mais à frente) tive que levar a minha compacta pois até faz vídeo.

Acabam-se as férias e reparo que só consegui estar com a DSLR para aí 2 horas durante as férias todas e na compacta tive que descarregar o cartão por estar cheio duas vezes…Cry

Pois é, parece um contra-senso mas foi mesmo realidade. Tal como eu deve haver muitos de vós com o mesmo problema.

Ok, estão a perguntar porque é que não usei a máquina mais vezes, mas até tem uma razão de ser… vejamos…

Tenho dois miúdos que cada vez que pegava na máquina fotográfica não me largavam, queriam ou ver ou tirar fotografias. Com a máquina fotográfica compacta até os deixei tirar fotografias… sei lá quantas vezes aquela máquina foi à areia e ao chão.. Apenas não foi à água…Wink Mas ainda funciona…

Na praia passo mais tempo na brincadeira, na água e não estou com muita pachorra para andar a mudar lentes e de máquina ao peito a ter cuidado com areia, água e crianças. Com a compacta “seja o que deus quiser…”. Tira a máquina e fotografa, arruma, mete no bolso… e estamos mais descasados e leves…

Estas são algumas das características que nos levam a usar as máquinas compactas:

 

  • São leves e bastante transportáveis.
  • Mais baratas e não necessitam de material adicional, só mesmo em raras excepções.
  • São de fácil aprendizagem pois geralmente não têm tantas opções. “Point and shoot”
  • Não são tão evasivas como as DSLR que qualquer pessoa vê que tens uma máquina fotográfica…
  • Não temos tanta preocupação em partir ou sujar a máquina fotográfica.
  • Mais facil de usar em eventos onde geralmente não deixam levar DSLR.
  • Algumas delas até têm protecção para água o que para uma DSLR é um acessório bastante dispendioso.

 

 

Mas agora vem a parte complicada, a controvérsia…. hehe … A DSLR é melhor que a compacta, a compacta não faz isto, aquilo e mais….. ok, aqui posso concordar. A compacta que tenho é mesmo básica só faz modos automáticos. Não posso mudar aberturas, tempo de exposição, não tenho fotografia em raw, entre outras características que faltam em algumas das nossas compactas.

Mas mesmo assim podemos aproveitar muitas das funções e enganar a máquina fotográfica de modo a fazer algo parecido ou até mesmo o que queremos fazer na realidade.

Por exemplo tem uma opção que gosto muito no balanço de brancos, a opção de por do sol. Com esta opção mesmo durante a tarde antes do por do sol tiro fotografias e ficam com cores mesmo parecidas com o final do dia, fica mesmo engraçado.

Estas máquinas tendem para bloquear as opções que calculam (Abertura, tempo de exposição, etc…) assim que premimos o botão de disparo até meio e apitam a avisar que focaram, então podemos focar um ponto perto do objecto que queremos focar mas que tenha mais ou menos luz, para enganarmos a máquina a fotografar mais claro ou escuro.

As máquinas fotográficas não funcionam todas iguais, por isso à que conhecer estes pontos através de tentativas.

Em suma gostei desta de reviver uma experiencia que já não tinha desde a compra da minha DSLR. Parecia que tinha um brinquedo novo.

Só para dar mais uma ajuda às máquinas fotográficas compactas, já estão a aparecer no mercado máquinas compactas com os mesmos sensores que as normais DSLR. O que me faz pensar se a minha próxima máquina não será uma compacta. Mas atenção porque estas máquinas são compactas mas usam lentes como as DSLR.

Agora vou escolher algumas fotografias para vos mostrar na galeria da nossa comunidade.

EDITADO – Acabei de verificar que existe uma firmware alterada para a minha máquina fotográfica compacta que acrescenta o modo TV, AV, posso guardar as fotografias em RAW, entre outras adições… Vou testar primeiro, se funcionar ponho por aqui…

Até já

E boas fotos…

Acompanhe e partilhe:

6 comentários

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *