Lentes para todo o serviço

Depois de comprar uma nova máquina fotográfica passei à parte de uma numa nova lente… Tal como já tinha falado sou a favor de pelo menos termos uma lente para todo o trabalho ou seja, há alturas onde andar constantemente a mudar de lente não é uma opção. Quem como eu tem lentes que se complementam com diferentes distâncias sabe do que estou a falar.

Passamos o tempo todo a mudar de lentes pois no meu caso a 18-55mm não tem zoom para umas coisas e a 70-300mm não dá para grandes panorâmicas a curta distância por ter zoom a mais.

Depois de comprar a nova máquina começou a conversa de lentes, pois muitos dos meus amigos compraram máquinas fotográficas há poucos meses e já estão naquela fase de quererem comprar uma lente que lhes dê mais opções pois só têm a lente que geralmente vem nos kits de todas as marcas, uma 18-55mm ou algo muito similar.

Nestas conversas falávamos bastante de lentes fixas pois tem mais qualidade do que as de zoom, mas chegávamos sempre à mesma conclusão…. São mais caras e mais tarde ou mais cedo sentimos a falta de mais lentes para complementar a lente do kit pois a lente fixa não complementa nada, só serve para situações especificas. Voltamos assim à eterna pergunta de qual a lente para todo o serviço...

Depois das conversas de quais as lentes resolvi investigar as grandes marcas de lentes do mercado e ver quais as lentes que se encaixam mais nesta categoria. As minhas marcas preferidas são Canon, Nikkor (Nikon), Sigma e Tamron.

Ora para servir para quase tudo tinha que ter o mínimo de 18mm que é o que geralmente temos e de máximo pelo menos 200mm para poder abranger um grande espaço de zoom.

As lentes que encontramos foram a

Sigma 18-250mm f/3,5-6,3 DC OS HSM

Sigma 18-250mm f/3,5-6,3 DC OS HSM

Tamron 18-200mm F/3.5-6.3 XR Di II LD Aspherical [IF] MACRO

Tamron 18-200mm F/3.5-6.3 XR Di II LD Aspherical [IF] MACRO

Tamron 18-270mm F/3.5-6.3 Di II VC PZD

Tamron 18-270mm F/3.5-6.3 Di II VC PZD

Canon EF-S 18-200mm f/3.5-5.6 IS

Canon EF-S 18-200mm f/3.5-5.6 IS

NIKKOR AF-S DX 18-200mm f/3.5-5.6G ED VR II

NIKKOR AF-S DX 18-200mm f/3.5-5.6G ED VR II

NIKKOR AF-S DX 18-300mm f/3.5-5.6G ED VR

NIKKOR AF-S DX 18-300mm f/3.5-5.6G ED VR

 

Estas foram as lentes da nossa primeira escolha, depois fomos reduzindo um pouco consoante fomos lendo e vendo as características de cada uma….

Apesar de a Tamron 18-200mm F/3.5-6.3 XR Di II LD Aspherical [IF] MACRO ser a mais escolhida no inicio, foi retirada da nossa escolha pois em termos de review das duas lentes da Tamron, aconselhavam sempre a 18-270mm e não a 18-200mm. Pelo que entendemos a 18-200mm cria mais aberrações cromáticas a grandes distancias e parte desse problema foi resolvido na Tamron 18-270mm.

Todas as lentes que aqui mostramos têm o mesmo modelo para vários tipos de marcas de máquinas fotográficas, excepto as lentes da Nikkor (Nikon) e Canon que só dão para as máquina fotográficas das respetivas marcas.

 

A lente mais barata deste leque é a Sigma 18-250mm f/3,5-6,3 DC OS HSM, não vou meter valores pois isto difere de zona e país mas as diferenças de valor são muito idênticas…. Esta lente tem estabilizador, parece não ser tão bom como o das outras marcas. Tem um motor rápido a focar mas só ser mais rápido do que a Tamron 18-270mm F/3.5-6.3 Di II VC PZD e mais lento que qualquer outra das lentes. O nível de detalhe é um pouco inconsistente a diferentes distancias. Pesa 470g.

A Tamron 18-270mm F/3.5-6.3 Di II VC PZD, também tem estabilizador e tem um motor especial da Tamron que é bastante silencioso o que é bom para quem quer filmar… É um pouco mais cara que a Sigma  mas mais barata que as Nikkor e Canon. . Em relação ao foco, parece ser bastante lenta nas fotografias onde existe ação e muito movimento como por exemplo em desporto. No detalhe parece ser mais consistente no detalhe ao centro, mas a grandes distâncias o nível de detalhe aos cantos é pior que o da Sigma. Pesa 450g.

Na Canon EF-S 18-200mm f/3.5-5.6 IS o que parece ser a melhor característica é o estabilizador, pois dá um apoio melhor nas fotografia de baixo tempo de exposição do que o das lentes anteriores. Em relação ao detalhe é excelente no centro a qualquer distancia mas deixa muito a desejar nos cantos e aparentemente cria muitas aberrações a grandes distâncias. A Lente da Canon também é mais cara que a da Sigma e da Tamron. Pesa 595g.

A NIKKOR AF-S DX 18-200mm f/3.5-5.6G ED VR II parece ser a melhor lente deste leque, tem um bom detalhe de imagem a qualquer distância só baixa um pouco entre os 100 e 135mm. É rápida e silenciosa a forcar. O estabilizador funciona muito bem a qualquer distância. Cria alguma distorção e quase todas as distâncias. Pesa 565g mas custa mais ou menos o dobro da lente da Sigma.

A NIKKOR AF-S DX 18-300mm f/3.5-5.6G ED VR Não tem tanta qualidade quanto a NIKKOR AF-S DX 18-200mm f/3.5-5.6G ED VR II. O detalhe de imagem é um pouco fraco em grandes zooms. É uma lente rápida e silenciosa. O estabilizador não é tão eficiente. É a lente mais pesada com 830g.

As lentes da Nikkor são sem nenhuma duvida as melhores para as máquinas fotográficas da Nikon mas custam praticamente o dobro ou mais do dobro que as lentes das outras marcas.

Como podem ver estas lentes apresentam alguns defeitos, mas é “normal” pois existem “anomalias” e correções que são feitas a diferentes zooms.  Para que grande parte dessas correções seja feita em lentes com zooms tão dispersos não é fácil agradar a todos….  Tipo quando o zoom é pequeno não ficar com um efeito de “abaulado / arredondado” tão prenunciado. Ou não perder tanto detalhe nos cantos devido ao extremo zoom.

Não nos podemos esquecer que estes tipos de lente “para todo o trabalho” são consideradas como lentes de baixo perfil nas marcas, não existe nenhuma lente que abranja tantas distâncias de zoom como lente de topo numa marca.

Por fim sei que mesmo assim a escolha ainda é difícil, mas pelas conversas que tivemos chegamos a um consenso sobre estas lentes. As das marcas Nikkor e Canon são demasiado caras, se tem dinheiro e pode gastar nas lentes da Canon e Nikkor será uma ótima escolha. Se quer algo mais acessível e semelhante às lentes da marca escolha a Sigma 18-250mm f/3,5-6,3 DC OS HSM ou a Tamron 18-270mm F/3.5-6.3 Di II VC PZD.

Não se esqueça do peso, meti o peso de cada lente simplesmente pelo fato de usarmos a máquina fotográfica ao pescoço e a lente mais leve pesa quase 0,5Kg.

Lentes para todo o trabalho não são lentes de topo com qualidade excecional, mas se formos ver ao fim ao cabo as nossas 18-55mm do kit também não…!

Espero os vossos comentários….

Até já e

Boas fotos

Acompanhe e partilhe:

7 comentários

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *