Instalação da Firmware Alterada para a Canon 400D

Instruções de instalação da firmware alterada para a Canon 400D

Aqui vão as tão pretendidas instruções. Desculpem não ter sido mais cedo… 

O que é necessário:

 

Ter a certeza que têm instalada a ultima firmware da Canon 400D que é a versão 1.1.1

Para verificarem vão ao Menu -> Set-up2 e na ultima opção em baixo vão encontrar a versão da vossa firmware.

Verificar qual a firmware da Canon 400D

Se a vossa firmware é mais antiga que a 1.1.1 então aqui vai o ficheiro para fazerem a atualização da firmware…

Canon 400D – Firmware 1.1.1

 

Depois metam este ficheiro na raiz do cartão da máquina fotográfica e vão ao mesmo menu onde viram a versão da firmware, Menu -> Set-up2 mas desta vez carreguem em ser em cima da da firmware… irá aparecer um menu a perguntar se quer atualizar a firmware e carregamos em OK.

Canon 400D - Atualizar Firmware 1.1.1 

Para finalizar aparece uma mensagem para desligarem a máquina fotográfica, tirarem a bateria e voltarem a meter a bateria… Sigam os passos… e liguem a máquina fotográfica e confirmem que desta vez já têm a firmware 1.1.1.

Canon 400D - Firmware alterada

Se sim passamos à instalação da firmware alterada, se não aparece tente outra vez os passos anteriores a fim de instalarem a firmware v1.1.1

Agora para a instalação da firmware alterada necessitamos de 1 Cartão da Canon 400D com 4Gb ou de capacidade inferior e de um leitor de cartões pois temos que passar os ficheiros para o cartão.

São necessários os seguintes ficheiros:

Canon 400D – Ativação da Firmware Alterada

Canon 400D – Firmware alterada

Canon 400D – Software alterar cartão  

 

Nota – O cartão tem que ser formatado por isso se tiverem alguma fotografia no cartão tirem, pois o cartão vai ser limpo…. 

De seguida ponham na máquina fotográfica o cartão, vão ao Menu -> Set-up1 -> Format

Canon 400D - Formatar Cartão

Depois de formatado ponham o cartão no leitor de cartões e metam o ficheiro testfir.fir na raiz do cartão, ponham o cartão na máquina fotográfica liguem a máquina. Vão outra vez ao Menu -> Set-up2 -> Firmware e carreguem em Set, vai aparecer um menu a perguntar se querem fazer update e carregam em Ok.

Canon 400D - Atualizar Firmware 1.1.1

A ecrã da máquina fotográfica dica a preto, não se preocupem e esperem 2 minutos… Eu quando fiz por via das duvidas deixei 4 minutos. Depois desliguem a máquina fotográfica. Tirem a bateria e voltem a por.

 

Depois Formatem outra vez o cartão no menu da máquina fotografica, Menu -> Set-up1 -> Format

Canon 400D - Formatar Cartão

Depois usem o software EOScard para mudarem as strings de maneira a que a a máquina fotográfica leia o próximo software, tal como está na imagem seguinte. 

Canon 400D - Alterar string do cartão

 

Copiamos o autoexec.bin para a raiz do cartão. Voltamos a meter o cartão na máquina fotográfica e ligamos, se tudo correr bem quando ligarem a máquina o botão de impressão da máquina fotográfica irá piscar.

O que quer dizer que está a ler a nova firmware e que resultou.

 

Depois é só usar as novas opções….

 

 

A ISO a 3200 pareceu-me muito boa… para quem está habituado a muito grão com ISO’s de 1600 até ficara umas fotografias muito boas.

 

Outra opção que gostei foi a de escolha do ponto de auto-focagem… Achei uma opção excelente… posso escolher muitos mais pontos, relacionados com esquerda, direita, cima, baixo, centro, escolher os pontos horizontais ou verticais… muito bem escolhido.

 

Outra que gostei muito foi a de poder mudar o tempo do temporizador…. Aquela coisa de carregar para ligar o temporizador e ter que esperar 10 segundos na minha opinião é demais…. Acho que era uma opção que já devia vir nas máquina… Já a mudei para 2 segundos, só para não meter 1 segundo.

 

Estas são as opções que gostei mais, mas a parte dos scripts para automação de trabalho também estão demais, poder escolher tirar fotografias de tempos a tempos, ou tirar fotografias com várias exposições automaticamente, foi uma função muito bem pensada.

 

Acho que ainda falta uma opção apesar das novas dezenas de opções… mas sou sou capaz de falar com o people que anda a desenvolver a ver se a podem implementar. Falta uma opção de inicio rápido de fotografia…. pelo menos falo por mim… No inicio das sessões de fotografia esqueço-me sempre de repor os valores normais, tipo passar a ISO para 100, repor o balanço de brancos para o default… entre outros aspetos…

Isto dá para fazer nos menus mas também repõe os valores do standard da tonalidade, sharpness, etc… Seria bom

que a passagem para defeito fosse em um sitio de mais fácil acesso e só passasse para defeito as opções que queremos…

 

Deixem as vossas opiniões e duvidas sobre esta Firmware no forum Alterar Firmware

Acompanhe e partilhe:

25 comentários

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *