Fotografia – Velocidade de disparo

Muitos de nós fazemos esta pergunta, mas qual a velocidade de disparo que devo usar?  Qual a diferença de usar um disparo mais rápido ou mais lento?

Quando falo em velocidade de disparo, falo em tempo de exposição ou velocidade do obturador. Sim, vários palavrões para dizer o mesmo…

Qual a velocidade mínima do obturador que devo usar? O que acontece se for demasiado baixa? devo usar velocidades demasiado altas?

Voltamos ao início, se sabemos que o tempo de exposição influencia a abertura que temos então, temos que ter isso em conta se aumentarmos ou baixarmos o tempo de exposição.

Já repararam em algumas fotografias que ficaram pouco ou muito tremidas, se ainda as tiverem encontrem os ficheiros e verifiquem qual foi o tempo de exposição.

Nós não notamos mas se o tempo de exposição for perto do tempo de exposição mínimo, basta o movimento de carregarmos no botão para tirarmos uma fotografia para mexermos um pouco a máquina, assim a fotografia pode ficar tremida.

Muitos dos entendidos na matéria dizem que o tempo de exposição deve ser igual à medida de focagem que usamos na lente, ou seja:

Se a lente estiver a uma focagem de 50mm a velocidade mínima deve ser de 1/50 segundos, se usarmos uma focagem de 100mm devemos usar o tempo de exposição mínimo de 1/100 segundos…

Focagem da lente Tempo de exposição  mínimo
10mm 1/10s
35mm 1/35s
50mm 1/50s
85mm 1/85s
100mm 1/100s
135mm 1/135s
200mm 1/200s
300mm 1/300s

 

Sim, mas isso se o objecto que estamos a fotografar estiver quieto…. se não fica com sinais de arrasto.

Lá estou eu a complicar as coisas outra vez… Wink

Será que é só isso? Existem alguns estudos sobre a qualidade da fotografia em diferentes tipos de exposição, e dizem os entendidos que para termos uma imagem com bastante definição e principalmente detalhe, devemos multiplicar por 3 o valor mínimo de tempo de exposição, seria algo como:

 
Focagem da lente
Tempo de exposição  mínimo
Para obtermos mais detalhe nas fotos
10mm 1/10s 1/30s
35mm 1/35s 1/105s
50mm 1/50s 1/150s
85mm 1/85s 1/255s
100mm 1/100s 1/300s
135mm 1/135s 1/405s
200mm 1/200s 1/600s
300mm 1/300s 1/900s

 

E mesmo assim continuamos a falar de fotografias a objectos parados, se acrescentarmos o facto de haver objectos em movimento na imagem, temos que subir o tempo de exposição de forma a que o objecto não fique com arrasto.

Para adicionar mais um pouco de dificuldade ao calculo, existe diferenças em relação à distancia de objectos em movimento, ou seja um objecto em movimento a 5m da máquina fotográfica exige um tempo de exposição mais baixo que outro à mesma velocidade a por ex. 50m. Porque atravessa o nosso campo de visão mais rapidamente que o objecto mais longe que apesar de estar à mesma velocidade devido à distancia demora mais tempo a atravessar o nosso campo de visão e aparenta ser mais lento.

Ok, se julgam que isto acabou por aqui enganam-se… Ainda entra mais um factor que é o facto to tamanho do sensor…. Quanto maior for o sensor da máquina fotográfica, mais tempo de exposição é necessário para que a imagem fique estática sem arrastamento e com prefeita nitidez…

Na minha opinião, e sem entrar em mais detalhes, pois acho que já estão confusos o suficiente… Laughing vou dar vos o que costumo fazer e aprofundar um pouco mais numa nova mensagem…

Para quem não tem prática de estabilizar a máquina fotográfica, pois pode envolver concentração nos próprios batimentos de coração e habilidade de apoio de braços para que a máquina fique o mais estável possível, aconselho a fazer o mesmo que eu. Tentar nunca usar velocidades abaixo dos 1/60 ou 1/80s para as lentes que tenho até 55mm. Como só tenho uma lente acima dos 55mm, uma 70-300mm e se repararmos que acima dos 150/200mm é praticamente impossível de conseguirmos estabilizar a máquina sem auxilio de um tripé ou algo onde possamos apoiar a máquina fotográfica, assim tento nunca baixar dos 1/500s sempre que passo dos 100/150mm.

Só para chatear mais um pouco… Laughing lembrem-se sempre que se alterarem o tempo de exposição têm que alterar outras opções para compensar como por exemplo a abertura. Leiam a mensagem sobre a conjugação entre abertura e obturador.

 

Até já,

e Boas Fotos…

Acompanhe e partilhe:
data-pin-count="beside">

2 comentários

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *