Fotografia - Conhecendo a sua lente

Classificação: / 21
FracoBom 

Para não faltar vamos falar também um pouco das lentes...

Ok, parece mais outro tema despropositado.... Mas não o é.

Existem vários tipos de lentes, mas geralmente só falamos de dois tipos:

  • lentes fixas

  • lentes de zoom

   

Ok, vocês vão dizer que existem mais tipos de lentes....

mas se repararmos todos os outros tipos englobam-se nas lentes fixas ou de zoom. Mas de isso já irei conversar mais à frente.

Mas já agora para não ficarem tristes posso enumerar mais umas lentes pelo nome que geralmente as conhecemos. As lentes de macro, as lentes de grande angulares.

 

Ora, as lentes fixas só têm uma determinada distância, isto é, que não dá para fazer zoom da imagem para mais perto ou mais longe.

As Lentes de zoom são as lentes onde podemos fazer zoom dos objectos, tirando assim fotografias mais perto ou mais longe sem termos que nos deslocar. Para nós amadores, estas são as nossas preferidas pois muitas destas lentes podem servir para vários propósitos, o que nos fica mais "barato" Wink porque compramos uma lente com várias funções. Isto não quer dizer que estas lentes são melhores que as lentes fixas, não necessitamos de arranjar várias lentes para vários tipos de fotografia. As lentes fixas são mais precisas para determinados trabalhos como retratos e alguns tipos de macro. Quando falo em precisas quero dizer que são mesmo dotadas para esses trabalhos o que só por isso são melhores que as de zoom que dão para quase tudo mas não têm nenhum forte.

Em qualquer dos casos podem ser lentes para macro, e existem para todos as as distancias, geralmente podem atingir aberturas muito grandes. Uma das particularidades é o facto de poderem focar a curtas distâncias para obtermos objectos muito pequenos a "encher" a fotografia.

Ou lentes grande angulares, usando outro nome para as lentes "lentes olho de peixe" como alguns chamam, isto porque a lente que fica de de fora parece quase metade de uma bola, o objectivo destas lentes é "apanhar" o maior ângulo possível de uma imagem, é por essa razão que se fala dos olhos de peixe pois também sobressaem e têm um grande ângulo de visão. Muitas destas lentes chegam a capturar ângulos de 180º. 

 

Ora voltando um pouco ao titulo da nossa conversa,  qualquer lente mesmo que seja de marcas diferentes com as mesmas características no papel, podem produzir efeitos diferentes.... Isto para as máquinas SLR, para as máquinas normais de lente única torna-se mais fácil de conhecer as suas virtudes e defeitos.... Pois porque nas SLR é mesmo diferente de lente para lente, não julguem que se comprarem outra lente que produzem a imagem da mesma forma....

Parece que estou a exagerar um pouco... mas é só um pouquito.... Laughing

Ora vamos lá ver se compreendemos um pouco as nossas lentes....

Nas máquinas fotográficas normais de lente única temos uma lente que serve para tudo, tanto fotografam bastante perto como em algumas dão zooms muito acima das lentes comuns das máquinas SLR.

 

Um dos efeitos que encontramos nas lentes de zoom especialmente nas lentes de zoom abaixo 30mm é o efeito arredondado dos lados das fotografias. Se repararmos quando tiramos uma foto com a lente a menos de 30mm reparamos que os objectos que se encontras junto ao "fim" da fotografia parecem terem ficado arredondados.

   fotografia em Fátima - disturção da lente

Este efeito pode ser mau para fotografia panorâmica onde queremos fazer a "colagem" de fotografias, ora se os lados da fotografia ficam arredondados, a colagem tornasse mais difícil. Por exemplo encontro este efeito na minha lente 18-55mm da Canon e posso adiantar que este efeito é mais evidenciado aos 18mm e vai desaparecendo à medida que vou aproximando de mais ou menos 30mm.

Em outras lentes este efeito pode ser mais evidenciado e pode desaparecer a outras medidas. É por isso que devem conhecer as vossas lentes.

 

Esta fotografia foi tirada em Fátima a 21mm, como podem reparar o portão deveria aparecer exactamente quadrado em vez disso parece "abaulado" com todos os lados redondos.

Provavelmente se a fotografia tivesse sido tirada a a 30mm ou mais já não se notaria este efeito.

 

 

 

 

Outro dos efeitos é o facto de podermos tirar a mesma foto de distâncias completamente diferentes e obter resultados interessantes.

Perspectiva Fotográfica com menos zoomPerspectiva Fotográfica com mais zoom

Se repararmos as duas fotografias têm diferenças de perspectiva, e isto devido à mesma lente de zoom. Ambas as fotografias foram tiradas com uma lente de zoom 70-300mm da Sigma. Ora descubra as diferenças... hum.... Wink

A fotografia da esquerda foi tirada a 70mm e se repararmos no relvado e principalmente nos prédio por detrás reparamos que parecem mais longe. Na da direita tentei tirar mais ou menos a primeira árvore da mesma maneira como a da fotografia da esquerda a única diferença é que foi tirada a 190mm. Reparamos que na da direira os prédios parecem estar mais próximos e a perspectiva do relvado é diferente.

Mais um efeito a não esquecer.... Quanto mais zoom usarmos mais curta vai parecer a distância entro os objectos de fundo.

Agora boas fotos e até à próxima conversa....

Partilhe este artigo

Comentários   

 
# lidia 14-06-2009 01:49
:-) :-) oi eu realmente gostei do artigo pq estou pensando em aprender mesmo a fazer fotografia para no futuro ser uma profissional
obrigado por seu tempo fazendo isso
Responder
 
 
# nanda 30-06-2009 04:13
:-)acho que essas notas ajudan a estudarmos ja que nossos profº não coseguem passar para nos isso com clareza.muito bom mesmo!!!!
Responder
 
 
# Dinha 17-07-2009 11:42
Adorei o artigo, sou leiga em fotografia, mas comprei uma máquina bem legal com alguns recursosa a mais, não chega a ser profissional, é semi e estou super interessada em aprender a fotografar!!!!! !!!
Responder
 
 
# LAIS NUNES 23-07-2009 22:00
Bom.
Ainda não tenho uma maquina, e não faço nenhum curso.
Gosto de Fotografia e no meu tempo livre procuro aprender em sites., assim que sobrar uma grana procurar umas aulas!
A forma com que explica faz qualquer leigo, como eu, entender como funciona!
Responder
 
 
# VIVAPHOTO 13-01-2010 21:24
Só assim para as coisas ficarem mais claras, visto que somos bombardeados pela industria que lançam tantas coisas que até dificulta para aqueles que nao sabe muito do assunto quando vão comprar uma lente. Parabens! Muito bom.
Responder
 
 
# Ebony 18-05-2010 13:42
Menino,vc é muito bom ! Comprei uma Nikon D90+ tamron 18-270mm, mas não sei usara câmera. Estou desesperada. Uma infinidade de botões que me enlouquecem. Não entendo nada, mas com o seu site sinto que as coisas possam caminhar para o meu lado. Obrigada.
Responder
 
 
# Pedro 30-11-2011 22:05
Vc deu mole.... Eu fotografei com uma compacta com controles manuais (Sony H3) por anos, pra falar a verdade ainda fotografo, depois de tantos estudos recente comprei uma Canon A1 (analógica) e agora estou estudando o uso das SLR's para depois comprar uma DSLR. E na boa: é uma ofensa pessoas sem conhecimento comprando câmeras profissionais por conta dessa moda de fotografia digital, porém espero que a paixão fotográfica a faça estudar muito para justificar essa compra sua, devore informações, procure muitas saídas fotográficas e domine sua câmera e por favor não seja uma apertadora de botões..
Responder
 
 
# Spo_oky 03-06-2010 01:59
Olá Ebony,

Você deu uma excelente ideia para mais umas mensagens, o que falta mesmo é pegar na minha máquina fotográfica e explicar um pouco como funcionam os botões, quais os símbolos, etc.
Porque pensando bem, a fotografia analógica podia ser uma pouco mais difícil de obtermos os resultados desejados no produto final com poucos botões, mas na fotografia digital acabamos por ter outros problemas, ora temos uma infinidade de botões para inúmeras funções e acabamos por não saber muito bem para que serve tudo isso, ora necessitamos de saber um pouco de software para pós-produção.

Boas fotos...
Responder
 
 
# telmo 14-08-2010 22:54
:sad: :-x :sigh: :zzz :eek: :eek: :P :-) :D ;-) 8) :P :roll: :eek: :zzz :sigh: :-? :cry: :sad: :-x
Responder
 
 
# Vallim 18-09-2010 21:45
:-)
Aprendi muito aqui....Ótimo.. .....Muito bom...
me da uma dicas.
Gosto de fotografar shows onde a luz é pouca e variável.
Qual lente usar nesse caso ?
Estou comprando uma Canon rebel t2i.
Eu tenho uma sony h50
Obrigado
Vallim
Responder
 
 
# Guest 16-02-2011 19:06
Boa tarde companheiro,
Preciso de uma lente para fotografar parapente e asa delta sem perder o cenario maravilhoso, qual a lente que vc indica?
A distancia são de 2kms, posso dar um zoom digital sem estourar os pixels. Aguardo seu conselho.

boa tarde
Responder
 
 
# Spo_oky 18-02-2011 12:02
Olá,

2km é muita fruta.... Para um distancia dessas necessitavas de uma lente de 500mm para cima... e isso traz outro problema, pois manter uma lente tão grande e pesada não é nada fácil. talvez com a ajuda de um mono-pé ou tripé.
Tens que te aproximar o mais dos objectos e ter uma lente acessível. Se quiseres ver na parte das fotografias tens umas fotografias com pára-quedistas. .. as que ficaram com o pára-quedista a ocupara a fotografia quase toda foram tiradas com uma lente de 300mm e os pára-quedistas já estavam quase no chão...

Boas fotos..
Responder
 
 
# Ivis 26-04-2011 16:19
Olá! Muito obrigada pelas dicas. Estou iniciando agora em tirar fotos com câmera totalmente mecânica e não sei muito bem qual lente comprar.
Responder
 
 
# Claudecir 05-09-2011 17:46
quero comprar uma lente grande angular clara para fotografar eventos sociais tenho uma canon 50d por favor qual a indicacda e porque?
Responder
 
 
# Spo_oky 06-09-2011 15:03
Olá Claudecir,

Será mesmo uma grande angular que pretendes? Num evento uma grande angular tiras fotografias de grande parte da cena mas não funciona se quiseres uma pessoa ou uma cara.
Mas se é mesmo isso que queres tens as lentes da Canon mas são bastante caras apesar de serem muito boas.... Podes ver outras marcas como a Sigma, Tamron, Samyang 8mm (Tens algumas fotos tiradas com esta lente no forum na parte de motrem as vossas fotos (http://www.efotospt.com/index.php/component/option,com_kunena/Itemid,62/func,view/catid,14/id,60/limit,6/limitstart,48/)...
Gostava de fazer review a lentes mas ainda não estou nesse patamar... sorry... Estamos a tratar disso para ver se temos uma secção de lentes para que façam o review mas ainda é beta...

Um abraço e
Boas fotos...
Responder
 
 
# Cláudio 07-03-2012 10:37
Ólá .
Tenho uma canon t3i , e preciso de uma lente para fotografar passaros, já que passaros são dificeis da gente se aproximar deles. Qual lente vc me indicaria para esse tipo de assunto?
Responder
 

Comentar

Obrigado por deixar o seu comentário. Relembramos que os comentários são moderados por isso não o utilize para fazer spam pois será apagado, gostamos de continuar estas conversas agradáveis. Obrigado por passar aqui!





Código de segurança
Atualizar

< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Últimas fotografias da Comunidade
Exponha as suas fotos na
Galeria de fotos da Comunidade eFotosPT

Ultimas do Fórum

Autenticar