Classificação: / 55
FracoBom 

Continuando a mensagem anterior, reparamos que existe um orifício na lente que pode ter diversos tamanhos, e que a esses tamanhos corresponde o valor de "abertura". Mas se olharmos mais uma vez pela lente e tirarmos uma foto, reparamos que há algo que se mexe no momento em que tiramos a fotografia...

Ora se já sabemos que uma fotografia não é mais que a captação de luz pelo sensor nas máquinas digitais ou pelo negativo nas máquinas de rolo. Então tem que haver algo que impeça o sensor ou o negativo de receberem luz nos momentos em que não carregamos no botão da máquina fotográfica para tirar uma foto..... e existe, existe uma "cortina" (não estamos a falar de uma cortina de pano mas sim de um pedaço de plástico ou metal que tapa e impede que a luz chegue ao sensor ou ao negativo).

Essa "cortina" não muito perceptível nas máquinas DSLR/SLR por causa do espelho que fica à frente(mas isso é para outro artigo) o que é importante é que entenda para que serve essa cortina e qual a sua função.
 
Se a função é expor o sensor ou negativo por um determinado espaço de tempo, por quanto tempo exactamente? é um tempo fixo?

Não, o tempo de exposição não é sempre igual, depende de alguns factores como por exemplo a abertura que usamos e qual o efeito fotográfico desejado.

Como já tínhamos falado se a "abertura" for grande então capta mais luz, se for uma abertura pequena capta menos luz. É então que entra o factor de velocidade do obturador, para compensar a exposição de luz da "abertura". Explicando isto por outras palavras... se a abertura for grande então para compensar a maior captação de luz o tempo de exposição diminui. Se a abertura for pequena o tempo de exposição é maior para capturar a imagem com a mesma tonalidade que a anterior.

O tempo em que sensor ou rolo fica exposto à luz é designado por velocidade de obturador ou tempo de exposição. Esse tempo de exposição no caso da maquina que possuo vai de 1/4000 a 30''.

O que quer dizer isso?

No 1º caso 1/4000 quer dizer que o sensor ou rolo vai estar exposto à luz por 1/4000 segundos, o que corresponde a 1 segundo a dividir por 4000 é uma velocidade muito rápida.

No 2º caso 30'' corresponde a um tempo de exposição de 30 segundos.

Esta medida ou a escala usada nas máquinas fotográfica pode mudar devido à propria máquina ou à lente que estamos a usar. Mas a máquina tem sempre um máximo e mínimo.

Em quase todas as máquinas fotográficas temos a possibilidade de saber qual a abertura e tempo de exposição que estamos a usar via o LCD. Mais uma vez como exemplo a minha Canon 400D.

 

canon_400d_lcd

 

A velocidade do obturador nesta imagem situa-se junto aos valores da abertura no canto superior esquerdo. O valor da velocidade do obturador é de 1/4000, que equivale a 1 segundo a dividir por 4000. Isto é uma velocidade muito rápida, aliás nesta máquina é a velocidade mais rápida que consegue fazer.

Em quase todas se não todas as máquinas fotográficas a informação da abertura e tempo de exposição encontra-se lado a lado como podem ver no exemplo 1/4000 de exposição e f4.0 de abertura.

 

 

 

Mas serve só para compensar a "abertura"?

Basicamente sim, mas tem a possibilidade de ser usada para criar outro efeitos. Efeitos esses que demonstro nas imagens seguintes:

 

Estas 2 fotografias foram tiradas no Parque das Nações em Lisboa. Foram tiradas do mesmo sitio.

Parque das nações - Tempo de Exposição 1-50

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A fotografia em cima foi tirada com um tempo de exposição de 1/50 segundos, a abertura usada foi f22.

Parque das nações - Tempo de Exposição 1-500

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nesta fotografia usei uma exposição de 1/500 segundos e uma abertura de f6.3

 

Vamos agora analisar as duas imagens em cima para ver que conclusões podemos tirar.

  • Qual a diferença visual? 

Na 1ª fotografia a água parece estar a correr, tem um efeito de movimento. Na 2ª fotografia a água parece estar parada parece ficar estática e com mais detalhe.

  • Qual foi o tempo de exposição?

Na 1ª foto o sensor ou rolo ficou exposto por 1/50 segundos na segunda ficou exposto por 1/500 segundos. Ou seja a 1ª fotografia teve um tempo de exposição maior do que a segunda foto.

  • Qual foi a abertura?

Na 1ª foto foi usada uma abertura pequena, a mais pequena possível nesta circunstancia, na 2ª foi usada a maior abertura possível nestas circunstancias.

  • Que conclusões podemos tirar?
  • Descobrimos que além da abertura também é necessário ter em conta o tempo de exposição.
  • Descobrimos que com o tempo de exposição podemos criar efeitos.

Se usarmos um tempo de exposição grande numa imagem com olgo em movimento cria o efeito de "rasto/arrastamento" do objecto, tal como podemos confirmar na primeira fotografia. Isto serve para qualquer tipo de objecto em movimento.

Se usarmos um tempo de exposição pequeno numa imagem com objecto ou objectos em movimento esses objectos ficam estáticos. Esta característica é usada no modo automático de desporto.

Na próxima mensagem vou falar um pouco da junção entre os dois factores "abertura" e "tempo de exposição". Esta é só para dar a conhecer um pouco sobre o tempo exposição.

Boas fotos....

Partilhe este artigo

Comentários   

 
# Mary 04-04-2010 17:06
Olá
Eu tenho uma dúvida relativamente à canon d400. Tenho andado a explorar uma muito recentemente mas não consigo descobrir como alterar a abertura da lente em modo manual! Será que alguém me pode dar uma ajuda? Obrigada e boa páscoa!
Responder
 
 
# Spo_oky 05-04-2010 00:20
Olá Mary,

:-? É uma excelente pergunta, pois aparentemente se mexermos em todos os botões da máquina em modo manual a abertura fica igual. :-? Para alterar a abertura em modo manual temos que deixar pressionado o botão Av+- que se encontra junto ao canto superior direito do LCD/Display e rodar o "selector principal" (ou seja a mesmo roda que usa para alterar o tempo de exposição). Espero ter ajudado.

Spo_oky
Responder
 
 
# mary 05-06-2010 12:10
continuo confusa acerca deste tema... quero adequirir uma maquina mas sou um pouco leiga.... Quanto mais leio mais confusa fico... :s
Responder
 
 
# Spo_oky 05-06-2010 20:51
Olá Mary,

Qual é a tua duvida, talvez possa ajudar.
Tal como já tinha dito, acho que vou começar um tema de como usar a máquina fotográfica.
Até agora tenho falado de temas de fotografia, mas reparo que muita gente tem dificuldades em passar esta informação para a máquina fotográfica.

Boas fotos...
Responder
 
 
# aparadekto 27-10-2010 00:18
Hey, I can't view your site properly within Opera, I actually hope you look into fixing this.
Responder
 
 
# Spo_oky 27-10-2010 22:54
Hi,

I have Opera version 9 and version 10 and every thing appears to be fine. Can you leave a screenshot of the problem in the forum, in "Duvidas, questões e reparos".

Tks.
Responder
 
 
# amauri 23-11-2010 20:54
oi tudo bem ? tenho duvida sobre a velocidade minima do obturador da nikon p100 coolpix alguem pode me passar essa imformação?
e se essa camera é boa mesmo em relaçao as outras cameras?
desde já
obrigado...
Responder
 
 
# Guest 27-02-2011 20:21
eu tenho uma p100 porém quando eu altero as configurações do obtuador e da abertura aimagem fica escura e não aparece nada, quando uso flash parece q uma foto tiada de dia foi tirada á noite...minha como eu faço pra tirar fotos claras com maior exposição? já tentei usar as configuracões citadas neste exemplo porém as fotos ainda continuam escuras com ou sem flash.

se poderem me ajudar, desde já agradeço.
Responder
 
 
# Spo_oky 28-02-2011 18:03
O mais fácil é escolher um para ser fixo, ou a abertura ou o tempo de exposição.
Assim se escolher a abertura e a fotografia ficou escura quer dizer que o tempo de exposição é muito rápido, necessita de aumentar. Se ficar claro quer dizer que o tempo de exposição foi em excesso, necessita de baixar o tempo de exposição para ter o sensor menos exposto.
Se escolher o tempo de exposição, se ficar escuro quer dizer que o "f" da abertura é muito alto, se ficar claro quer dizer que o "f" da abertura é muito baixo...
Tenta ajustar até teres uma fotografia perfeita, mas não uses o flash.

Boas fotos..
Responder
 
 
# Junior 03-03-2011 21:56
Tenho duvidas da onde vejo a velocidade na fuji s1800, pois acho que não tem em valores mas existe uma barra indicando no final da barra ao lado esquerdo um sinal de - (menos) no meio outra barra e no final a direita um sinal de + (mais) será que é isso?

Junior
Responder
 
 
# Spo_oky 04-03-2011 00:15
Olá Junior,

Andei à procura do manual da tua máquina para te poder responder, já o tenho na secção de manuais. A parte de que estamos a falar sobre alteração da abertura ou da velocidade do obturador é a partir da página 40.
Podes ver aqui em http://www.efotospt.com/index.php/content/view/165/57/fujifilm-finepix-s1800-manual-em-portugues/

Se tiveres alguma duvida diz, mas mete no fórum, porque pode haver alguém com uma máquina igual à tua que nos possa elucidar um um pouco e com mais rapidez.

Boas fotos...
Responder
 
 
# Daniel 05-09-2011 23:07
Boa noite. Gostava de saber como se cria o efeito deste género? , Robert Mapplethorpe self-portrait, 1985.

Obrigado
Responder
 
 
# Spo_oky 06-09-2011 15:36
Para fazer esse efeito usas a técnica de Fotografia - Efeito de Movimento 2 (http://www.efotospt.com/index.php/content/view/89/54/efeito-de-movimento-2/) o que ele fez foi basicamente deixou o obturador aberto por mais tempo, ficou com a cara virada para a máquina fotográfica por um tempo e depois rodou a cabeça.... o que produz um efeito de arrastamento. O efeito também é diferente consoante a velocidade do rodar da cabeça....

Um abraço e
Boas fotos....
Responder
 
 
# gabriel 25-10-2011 21:57
Voces sabem como faz pra conseguir fazer isso na go pro?
Ela não tem um display como as outras, ai fica dificil.. se alguem me ajudar agradeço :D
Responder
 
 
# Spo_oky 27-10-2011 22:15
Pelo que estive a ver da GoPro, julgo que não é possível mudar a abertura nem o tempo de exposição.
Responder
 
 
# Joaquim Galante 30-10-2011 22:21
Tenho uma Nikon D5100 DX com 4 objetivas, recentemente adquiri uma Nikon D700 FX, que objetivas me aconselharia comprar (queria comprar uma grande angular, uma normal com zoom e uma teleobjetiva) ? De-me um conselho e opiniao acerca disto.
Responder
 
 
# Mayara 08-12-2011 02:00
Ola,gostaria de comprar uma Nikon d3000,achei um preco bom por uma nikon!
entao gostaria de saber qual a velocidade de abertura maxima desta camera??(e isso que faz desfocar o segundo plano?)
ela e uma camera boaa?? queria uma camera que fizesse fotos desfocadas sem precisar de puxar zoom!
essa camera e capaz???

abraco!
Responder
 
 
# Spo_oky 09-12-2011 23:04
Olá Mayara,

A Nikon d3000 é uma máquina fotográfica DSLR da gama amadora da Nikon, não é má para começar. Em relação à abertura isto é relacionado com a lente, a lente é que tem uma abertura máxima e mínima, por isso tudo depende da lente que tenhas, isto também influencia o desfocar do fundo, tem tudo a ver com a lente.
Podes perguntar no forum pois tem mais pessoal que te pode ajudar e até alguém que tenha uma e te possa explicar mais um pouco denta máquina.

Boas fotos...
Responder
 
 
# Guest 03-04-2012 10:48
Eu tenho uma maquina Canon 550 D . Tenho tido dificuldade em tirar fotos à noite, por Exemplo à Lua..... que abertura tenho que dar e velocidade ? Tenho experimentado abrir o maximo e velocidade minima e nem sequer a maqui na dispara :: podem ajudar-me ?
Obrigada
Responder
 
 
# morgana f 07-04-2012 23:02
oiii tu saberia mudar de uma sony não profissional a velocidade do obturador? Modelo W320..
Responder
 
 
# Endrigo 15-08-2013 23:25
Interessantissi mo! :D
Responder
 

Comentar

Obrigado por deixar o seu comentário. Relembramos que os comentários são moderados por isso não o utilize para fazer spam pois será apagado, gostamos de continuar estas conversas agradáveis. Obrigado por passar aqui!





Código de segurança
Atualizar

< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Últimas fotografias da Comunidade
Exponha as suas fotos na
Galeria de fotos da Comunidade eFotosPT

Ultimas do Fórum

Autenticar