focar o máximo possível

É uma das perguntas mais pertinentes, como focar mais objectos a distâncias diferentes. Já nos vimos em situações onde queremos fotografar por exemplo paisagens onde estão objectos muito perto e outros mais distantes, e por mais que aumente o f da abertura não conseguimos focar todos os objectos como deve ser…

Podemos aumentar o campo de foco com uma pequena técnica mas tudo tudo tem limites…. Wink

Uma das tendências que temos em fotografias de paisagens e é pegarmos numa lente de pouco zoom como as grande angulares para apanharmos o mais que possível da imagem, depois para aumentar o foco dos objectos aumentamos o f da abertura para o valor mais alto possível… Ora isto pode trazer alguns problemas….

Um deles é o facto de muitas das lentes provocarem alguns efeitos indesejáveis quando a abertura passa mais ou menos acima do f22, depende um pouco de cada lente. O outro é devido ao pouco zoom, os objectos à medida que estão mais longe da máquina fotográfica parecem ficar exageradamente mais longe na fotografia do que na realidade… O que dificulta o foco….

Então queremos focar tudo o que está na imagem, mas a distancia focal entre objectos é demasiado grande…. Undecided

Ok, vamos voltar a mensagens anteriores para compreender um pouco como vamos obter um foco mais longo… Para isso vamos rever um pouco a mensagem de conhecer a lente

Indo buscar as fotografias que vimos nessa mensagem…

Focar a curta distância Focar a longa distância

 

Ambas as fotografias foram tiradas com uma lente de zoom 70-300mm da Sigma. A fotografia da esquerda foi tirada a 70mm e se repararmos no relvado e principalmente nos prédio por detrás reparamos que parecem mais longe. Na da direita tentei tirar mais ou menos a primeira árvore da mesma maneira como a da fotografia da esquerda a única diferença é que foi tirada a 190mm. Reparamos que na da direita os prédios parecem estar mais próximos e a perspectiva do relvado é diferente.

 

Assim se aumentarmos a abertura e usarmos um zoom elevado os objectos parecem mais perto e a distância focal aumenta. Podemos assim focar mais objectos em segundo plano. A parte mais complicada é tirar fotografias com grandes zooms, pois não é fácil manter a lente sem tremer… Aí vem a ajuda de um tripé…

Já agora o Wick3d68 deixou uma review do tripé que comprou, se tiverem algum material que queiram deixar a vossa opinião a comunidade agradece.

 

Até já,

e boas fotos….

Acompanhe e partilhe:
data-pin-count="beside">


Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *