Fotografia - Fotografar pôr do sol

Classificação: / 5
FracoBom 

A fotografia do pôr do sol ou nascer do sol não tem muita ciência, mas existem alguns truques que ajudam a melhorar a fotografia.

Quantas vezes estamos a ver um por do sol com cores marcantes e quando tiramos a fotografia não parece a mesma coisa...

O que acontece muitas vezes é o facto de haver um ponto com grande intensidade de luz que "engana" a máquina fotográfica e ficamos assim com o por do sol um pouco diferente do que estávamos à espera.

Atenção - Não devem expor o sol durante muito tempo ao sensor da máquina fotográfica, pode estragar o sensor. Também não devem tirar fotografias directamente ao sol, isto quer dizer apontando o sol directamente para o centro da fotografia, pode também estragar o sensor.

Alguns conselhos simples, usem se possível um abertura com um f grande mas não passem acima do f22 pois pode causar alguns efeitos indesejados. Isto para terem um maior campo de foco.

Usem a iso mais baixa que possível para terem mais qualidade na fotografia.

E é só isso...?

Uma das coisas que dão mesmo ênfase em fotografias ao sol é mesmo o facto de haverem nuvens... Na minha opinião fazem mesmo a diferença. Também existem os casos em que não existem nuvens mas o sol nos seus últimos raios forma cores fora do normal que também fica uma fotografia bonita devido às cores. Mas em dias normais sem nuvens fica quase uma fotografia de uma bola do sol, muito azul do céu e horizonte. As nuvens tornam as imagens únicas e muitas das vezes a fotografia fica melhor devido à sua forma, às cores que podem produzir e por vezes aos "buracos" que criam ao sol podem provocar "raios" de luz muito engraçados.

Vamos ver algumas fotografias ao por do sol e analisar o que foi feito e o que se podia melhorar. Isto sem ajuda de software, é claro... Wink

Tal como tinha dito a máquina pode ser "enganada", isto porque a máquina fotográfica vê a imagem como um todo e por vezes o que nos interessa é a parte do sol e junto a ele. um dos problemas que pode provocar é o facto de as cores não ficarem aproximadas do que realmente estamos a ver. Isto pode ser devido ao balanço de brancos que não é o correcto para este tipo de fotografia, tal como disse a máquina fotográfica está a analisar a imagem completa e não somente a parte da imagem que queremos. Para quem tem na máquina fotográfica a opção de balanço de brancos para Pôr do sol, USE.... pois faz bastante diferença... Podemos ver no seguinte exemplo...

Porto Covo - Pôr do sol - balanco de brancos automático

Porto Covo - Pôr do sol - com balanço de brancos

A fotografia da esquerda foi tirada com balanço de brancos automático a da direita com balanço de brancos para pôr do sol.

Se não tiverem a opção de balanço de brancos para pôr do sol podem alterar a área de analise da máquina fotográfica, isto quase todas as máquinas têm, assim diminuímos a área de analise e esperamos que desta vez a fotografia fique melhor. Pode ler um pouco em Fotografia - Medição de luz automática

Outro pequeno truque que podem usar é escurecer um pouco a imagem, isto pode ser feito através das opções de alteração de exposição ou alterando a abertura usando um f maior ou alterando o tempo de exposição usando um tempo de exposição mais baixo. Vão reparar que aparecem mais tonalidades e que a fotografia tem mais ênfase.

Nazaré - Pôr do sol - Fotografia claraNazaré - Pôr do sol - Fotografia escura 

A fotografia da esquerda foi tirada normalmente a da direita escureci usando o ajuste de exposição. O problema por vezes é que outros objectos que queríamos na fotografia ficam bastante escuros, neste caso não me interessava a as rochas do lado direito por isso podiam ficar escuras.

 Podemos usar a técnica de "obrigarmos" a máquina fotográfica a analisar outra área perto do sol e usar esses dados para tirar a fotografia. Podem rever esta técnica em Fotografia - Bloqueio de exposição.

 

Outros conselhos....

Mas quem disse que as fotografias do pôr do sol têm que ter o sol? Undecided

Também podemos fotografar o ambiente que vos rodeia, pois por vezes até é mais engraçado. Os objectos ficam com um tom amarelado e alguns reflexos ficam mesmo bem.

Revejam a mensagem do Fotografia - Enquadramento Fotográfico - Paisagem para mais algumas dicas tal como não por o horizonte a meio da fotografia...

Agora que já têm mais umas dicas vamos lá ver se temos mais fotografias na parte dos TPC - Pôr do sol Wink

Até já...

Boas fotos...

Partilhe este artigo

Comentários   

 
# Natalia 07-09-2011 13:15
imagens interessantes.. . :-)
Responder
 
 
# Fábio Martins 07-09-2011 18:14
O balanço de brancos para o por-do-sol dá realmente jeito nessas ocasiões mas muita gente não pensa nisso :P
Responder
 
 
# Maria Marli 29-08-2012 22:04
Olá, gostei muito do seu Blog, pois tb tenho uma Canon Eos 1100D e não sei utiliza-la muito bem ainda, estou aprendendo... que bom que existe pessoas como vc para nos ajudar... obrigada!
Responder
 
 
# Soraya S Fernandes 28-03-2013 18:55
Muito bom!!!
Gostei das explicações, parabéns! :-)
Soraya
Responder
 

Comentar

Obrigado por deixar o seu comentário. Relembramos que os comentários são moderados por isso não o utilize para fazer spam pois será apagado, gostamos de continuar estas conversas agradáveis. Obrigado por passar aqui!





Código de segurança
Atualizar

< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Últimas fotografias da Comunidade
Exponha as suas fotos na
Galeria de fotos da Comunidade eFotosPT

Ultimas do Fórum

Autenticar