Gimp – Endireitar perspectiva da fotografia

Óbidos - Azulejo

Como corrigir uma fotografia que ficou em perspetiva em vez de ficar direita…

Esta correção simples…. é a parte boa da fotografia digital. Antigamente tinham muito trabalho para tentar resolver certos problemas e não tinham como verificar se a fotografia estava bem ou não, hoje é só descarregar e passar por um software de correção de imagens.

Como exemplo vou usar uma fotografia que tirei em Óbidos a um azulejo que encontrei numa parede de uma casa…

Como podem ver alem de a fotografia ficar torta, a perspetiva também não ficou bem. O lado esquerdo dos azulejos é maior do que o direito…

E como vamos corrigir isto?…..

Ok, vamos começar por abrir a fotografia no Gimp. “Pois esta é lógica…”

De seguida para nos auxiliar e já vão perceber porquê, vamos ligar a grelha auxiliar. Para isso vamos escolher View -> Show Grid.

Esta opção vai criar uma grelha auxiliar para nos podermos orientar, não se preocupem que não fica na fotografia, serve mesmo para auxiliar.

Mas dependendo do tamanho da fotografia os espaços da grelha podem ser muito pequenos ou grandes dependendo do que queremos… Para configurarmos o espaço da grelha vamos a Image -> Configure grid… e vai aparecer uma janela como esta…

Gimp - Configurar a Grelha

Mudei a parte de Spacing de 10 de Width e Height para 50, podem escolher mais ou menos espaço como acharem melhor. Ao mesmo tempo que mudam estas definições têm a previsão na imagem real mesmo antes de carregarem em ok.

Fiquei com a imagem assim.

Gimp - Correcção de Perspectiva - Imagem com Grelha

Depois carreguei na ferramenta de perspetiva que tem este símbolo Gimp - Correcção de Perspectiva - Ferramenta de perspectiva, também podem escolher esta ferramenta através dos menus em Tools -> Transform Tools -> Perspective.

Esta ferramenta incide sobre os cantos da imagem, se “puxarmos” os cantos da imagem alteramos a perspetiva. E é aí que entra a gralha que nos vai auxiliar a que tudo fique ok. Nesta imagem os lados de fora dos azulejos não são totalmente retos, então resolvi corrigir pelas divisões dos azulejos que aparentemente são retas, e fui puxando os cantos da imagem até as divisões coincidirem com a linha da grelha mais próxima, para que todas as divisões dos azulejos ficassem retas… Mas tenham cuidado para não aumentarem muito a imagem, pois estão a criar muitos pixeis aonde não existem, se necessário diminuam um pouco a imagem… e a imagem final ficou assim…

Gimp - Corrigir Perspectiva da fotografia - Perspectiva Corrigida

Agora podem retirar a grelha através do menu View -> Show Grid.

Depois usem a ferramenta de corte Gimp - Crop Tool - Ferramenta de corte para cortar a parte desejada ou se preferirem ir pelo menu podem encontrar em Tools – Transform Tools – Crop

Gimp - Correcção de perspectiva - resultado final

Boas Fotos.

Acompanhe e partilhe:

Um comentário

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *