Gimp – Corrigir horizonte da Fotografia

Quantas das fotografias que tiramos ficaram um pouco tortas e não sabemos como corrigir, eis uma solução para corrigir o horizonte com a ajuda do Gimp

Aqui vai uma foto que na altura foi tirada mesmo torta, andava armado em artista.

No final dificilmente irei ficar com os objetos todos desta fotografia, devido ao ângulo de inclinação que usei para a tirar.

Vamos começar… Abri a imagem no Gimp

Fotografia para endireitar

Agora tenho que encontrar alguma “linha” que supostamente é horizontal na realidade.

poderia escolher a linha do fim do lago, mas como gosto de dificultar,  achei que o corrimão há esquerda seria a peça ideal….

Então uso a ferramenta para medir (Measure tool)Gim - Measure Tool - Ferramenta de Medidaou vou ao menu em Tools -> Measure

e desenho uma linha sobrepondo o corrimão, que foi o objeto de auxilio que escolhi. Algo como isto…

Gimp - calcular o ângulo da fotografia

Ao desenharmos a linha reparamos na parte de baixo da janela que aparece a informação de qual o ângulo que estamos a desenhar. Neste caso aparece 15,86º. Vamos fixar este numero pois vamos necessitar dele mais para a frente….

De seguida para corrigirmos o ângulo da fotografia, usamos a ferramenta  Gimp rotate toolou vamos ao menu em Tools -> Transform tools -> Rotate

Aparecerá um menu como o da imagem seguinte, é lá que vamos usar o valor do ângulo que fixamos à pouco… ainda se lembram qual era?!… não vele ver em cima…

Gimp rodar imagem

Ok, já estão a perguntar porque é que o valor está negativo, pois… se queremos que a imagem rode para a direita usamos o valor positivo, se queremos que rode para a esquerda usamos o valor negativo. Se repararmos na imagem de exemplo, queremos que rode para a esquerda, por isso usamos o valor negativo… e finalmente carregamos em Rotate

Depois de uns segundos de espera, enquanto o Gimp processa a nossa imagem para a endireitar e….. voilá…. a imagem sai direita…. ou melhor os objetos saem direitos pois a nossa fotografia como foi rodada aparece torta….

Fotografia depois de rodada

Agora aproveitamos para cortar a fotografia de modo a ficar na horizontal… mas vou perder alguma informação devido ao ângulo que usei para tirar a fotografia, tal como tinha dito anteriormente. Mas isto é uma fotografia de exemplo e convinha que tivesse bastante torta para verem que é possível endireitar a fotografia. Podem ver na parte de traz da fotografia no fim do lago, parece que o ângulo foi perfeito…. mas agora vamos ao corte….

Usamos a ferramenta de corte Gimp crop toolou usamos Tools -> Transform ToolsCrop

Gimp - Corte da imagem

Escolhemos a área que queremos, dentro da área útil. Para finalizar carregamos em Enter para finalizar.

Imagem final

E aqui está a fotografia direita. Quanto menos ângulo de correção, mais probabilidades de aproveitar mais informação da fotografia.

Espero que tenham gostado.

Boas fotos,
e até já…

Acompanhe e partilhe:


Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *