Fotografia – Filtro polarizador

Há uns meses atrás, ofereceram-me um filtro polarizador circular… Nunca tinha usado nenhum e sabia mais ou menos qual a sua função…

Desde então tenho-o dentro da minha mochila para o testar, mas nunca tive o tempo, pois o filtro só dá para lente 18-55mm que vinha com a minha máquina e a minha paixão tem sido as lentes manuais. Foi então que neste fim de semana estive umas horas com a família e deixei os gémeos à “mercê” dos familiares enquanto me escapava para tirar umas fotos. Por poucas fotos que fossem sentia-me bem por voltar a fotografar, já estava parado à tanto e resolvi testar o polarizador.

Mas afinal o que é um filtro polarizador e para que serve?

Aqui vai uma imagem do meu filtro, vão notar que é um pouco diferente dos filtros normais, tem 2 partes e uma peça saliente…

Fotografia - Filtro Polarizador

 

Agora para que serve???

O seu principal objetivo é escurecer o céu. Muitas das fotografia que tiramos em dias de muita claridade tornam o céu  demasiado claro devido à grande diferença de luz entre os objetos e o céu… Com o filtro polarizador conseguimos escurecer um pouco céu, não as nuvens é mesmo só a parte “azul” do céu.

Já sei no que estão a pensar, isto é bom para o por do sol que tem bastante luz, pois…. não funciona assim, o filtro polarizador não funciona de frente para o sol, as suas melhores utilizados são de a 90º do sol mas digamos que se tiver virado de frente para o sol as melhores capacidades do polarizador são “entre” o sol e a sua esquerda ou direita.

Ora e como funciona?

Ao rodarmos o polarizador com o auxilio da pequena peça que sobressai, vamos escurecendo e aclarando o céu, ou melhor quando escurecemos estamos a usufruir das potencialidades do polarizador, quando fica claro apenas estamos a cortar o efeito do polarizador.

Foi então que voltando à minha peripécia meti o polarizador na lente e parecia um miúdo com um brinquedo passei uns minutos a escurecer e a aclarar o céu…

Mais uma nota, o polarizador só por si, escurece um pouco a imagem que é captada pela máquina, por essa razão, por vezes temos que compensar um pouco aclarando ligeiramente a imagem….

A diferença de uma fotografia com polarizado a escurecer o céu é abismal…. Só para vos comprovar isso aqui vão duas fotografias.

Fotografia - Sem efeito do PolarizadorFotografia - Com efeito do Polarizador

Como podem verificar a imagem da esquerda o céu está quase branco, era mais ou menos assim que ficava o céu sem a utilização do polarizador. Ou seja rodei o polarizador de maneira a que não usasse o seu efeito.

Na imagem da direita notamos bem a diferença com a utilização do polarizador. O céu parece mais “vivo” e com mais detalhe.

Mas se julgam que as funções do polarizador circular se limitam a escurecer o céu estão enganados, também tem uma função que acho muito útil, a de tirar os reflexos provocados pela luz do céu em materiais que suscetíveis a reflexos. Ora vejam este exemplo:

Fotografia - Reflexo sem polarizadorFotografia - Reflexo com polarizador

Como podem ver na fotografia da esquerda, o reflexo no vidro não nos deixa ver o interior do carro nem através dele. Mas com a ajuda do polarizador podemos “cortar” esse efeito, como podem comprovar na fotografia da direita. Isto é muito útil quando queremos tirar fotografias a objetos com reflexos, podemos assim tirar fotos a objetos que antes não valeriam a pena só por causa de reflexos.

Isto é excelente para por exemplo, fotografias a carros em pleno dia, podemos assim tirar os reflexos da luz. Fotografias a água, pois acabamos com parte dos reflexos… até por vezes conseguimos ver um pouco mais através da água, porque por vezes são os reflexos que nos dificultam a visualização do fundo de um rios… Sim, mas rios não poluídos… que já é raro… dá mesmo vontade de tirar uma fotografia para recordação…

Até já,
boas fotos.

Acompanhe e partilhe:

20 comentários

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *