Fotografia – Zoom óptico e digital

Antes de mais o que é zoom?

É a ampliação da imagem, já repararam que conseguem ampliar a imagem sem sair do mesmo sitio, isso chama-se zoom. Com a possibilidade de se fazer mais zoom (aproximar um pedaço da imagem, para podermos fotografar só esse pedaço da imagem) ou menos zoom (para “captar” uma maior parte da imagem).

Muitas das máquinas fotográficas de hoje têm a possibilidade de fazer zoom óptico e também digital, umas com mais zoom óptico que digital outras com mais zoom digital do que óptico, mas vamos lá tentar entender o que será cada um.
Começando pelo zoom óptico.

Só pelo nome deduzimos que é o zoom efectuado pela lente da máquina fotográfica, seria algo como os nossos olhos a olhar por uns binóculos, daqueles binóculos que dão para fazer zoom e não são fixos. Se aumentarmos a imagem continuamos a ver com nitidez a imagem a grandes distancias. Mas tal como tudo, existem lentes com melhor qualidade do que outras, ao fazermos zoom ao máximo de uma lente fotográfica e fotografarmos o mesmo objecto por vezes a nitidez não é tão boa em grandes zooms. Isso é devido à qualidade e fabrico das lentes.

Hum…. agora também já entendo mais um pouco porque há lentes com as mesmas características e custam umas muito mais que outras… Wink

Mais uma nota, há quem chame zoom analógico, mas na realidade zoom analógico não existe. A maneira como é feito o zoom não tem nada a ver com analógico, é sim uma ampliação óptica através de lentes.

Zoom digital é feito por software, ou seja é o software da máquina fotográfica que faz a ampliação da imagem. Existem várias técnicas e algoritmos para efectuar essa ampliação. Mas este tipo de zoom efectuado por software degrada a imagem, por vezes não é perceptível, mas à medida que o zoom digital ou melhor a ampliação digital for maior, maior é a degradação da imagem.

Muitas das máquinas não DSLR de hoje só têm zoom digital, o que é uma pena. Cry

Devemos escolher sempre o zoom óptico em relação ao zoom digital, mas em caso de necessidade não se façam rogados e usem o zoom digital. Cool

Falando de prós e contras, o zoom óptico é sempre melhor porque mostra a realidade aumentada, o zoom digital tenta imaginar e corrigir como seria a imagem caso fosse aumentada. Para dar um exemplo do problema do zoom digital vou pegar num pedaço de uma foto e aumenta-lo e ver o que acontece.

Imagem sem zoom

Pegando na imagem em cima, mais propriamente na imagem dentro do quadrado vermelho, vamos fazer um zoom por software digital e vamos ver o que dá.

Imagem Recortada da original - 100%Imagem ampliada por software a 200%Imagem ampliada por software a 400%

Como podemos ver nas imagens em cima temos a imagem recortada do original à esquerda, ao meio a imagem ampliada a 200% e do lado direito a imagem ampliada a 400%.

Notamos uma degradação da imagem.

Mas podem ficar mais descansados pois esta degradação nas máquinas fotográficas não é tão má como a deste teste, foi só para demonstrar que existe uma degradação das imagens na ampliação digital ou no nosso caso no zoom digital das máquinas fotográficas. Cool

Até já…

Boas fotos….

Acompanhe e partilhe:

3 comentários

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *