Fotografia – ISO Fotográfica

Mas que raio de nome!!! ISO!?!?

Este “palavrão” vem de uma organização onde se criam standards para todo o tipo de coisas, no caso da ISO fotográfica trata-se de uma medida. ISO – International Organization for Standardization.

No caso da ISO fotográfica é relacionado com a medida standard de medição da sensibilidade do filme ou no caso das máquinas DSLR na sensibilidade do sensor.

Ora para que serve isto.?…?…

Vamos ver o exemplo da nossas máquinas DSLR . Vamos ligar a nossa máquina vamos ao menu onde definimos a ISO (Isto difere de máquina para máquina, se não souberem onde é o menu, podem verificar no manual ou verificarem aqui no site na secção de manuais de máquinas fotográficas , podem ir eu espero…. Smile).

  • Agora que já estão no menu da escolha da ISO vamos verificar o que podemos escolher… Deve aparecer uns números 50, 100, 200, 400, 800, 1600…. não se assustem se não tiverem todos estes números ou tiverem mais do que estes…. isso tem a ver com a máquina fotográfica.
  • Agora escolham o valor mais pequeno que vos aparece… no meu caso seria 100…
  • Escolham o modo criativo com prioridade da Abertura(Geralmente aparece com a imagem de um A ou Av, no caso das Canon DSLR é Av)…
  • Agora apontem e foquem um objecto…. escolham uma abertura e guardem a informação que a máquina vos deu do tempo de exposição ….
  • Agora passem para uma iso um pouco mais alta…. hum…. pode ser a 400…. apontem para o mesmo objecto…. escolham a mesma abertura e comparem o tempo de exposição em relação à ISO mais baixa…. ok, eu espero…. tenho muito tempo…. Laughing

Ok, os valores do tempo de exposição da ISO 100 são inferiores aos valores do tempo de exposição da ISO 400…

Nas maquinas fotográficas SLR a ISO está relacionada com a sensibilidade do filme, pois não têm sensor para captura… a captura é directa no filme…

Tinha falado que a ISO estava relacionada com a sensibilidade do sensor, pois quanto maior for a ISO maior é a sensibilidade do sensor da máquina fotográfica à luz. É por essa razão que ao usarmos a ISO 400a máquina necessita de menos tempo de exposição para captar a luz do que com a ISO 100.

Então devemos usar sempre a ISO mais elevada????….

Pois, aí está o senão, quanto maior for a ISO mais “grão” aparece na fotografia… Geralmente notamos por uma quantidade enorme de pontos vermelhos (na realidade o grão pode ter inúmeras cores mas o que nos chama mais à atenção são os pontos vermelhos)

É por essa razão que devemos sempre usar uma ISO mais baixa possível.

Então se devemos usar a ISO mais baixa para que serve as outras???….

Quando tentamos tirar uma fotografia com pouca luz e o tempo de exposição é tão alto que seria difícil aguentar sem mexer a maquina fotográfica e estragar a fotografia….

Tipo, necessito mesmo tirar esta foto, o flash não me vai ajudar porque o objecto está longe, e o tempo de exposição é tipo 1s…. se tentar com uma ISO 1600 talvez me dê um tempo de exposição mais aceitável mesmo criando um pouco de grão…. quero é tirar a foto de recordação…. isto seria um exemplo… por vezes ao querermos ter uma qualidade de ISO 100 em locais escuros ou de noite necessitamos do auxilio de um tripé… quando não temos auxilio temos a ISO para nos ajudar um pouco…

Conseguimos usar uma ISO 100 em pleno dia de sol.

Mais uma vez, quanto menor for a ISO menos sensível é o sensor à luz, maior vai ser o tempo de exposição para tirar uma fotografia, menor vai ser o ruído/grão na fotografia…

Para dar um exemplo do grão que cria, tenho aqui uma imagem antiga de testes onde se nota o ruído/grão de que estou a falar. Aumentei um ponto da fotografia para se notar melhor (estou a falar do quadrado da esquerda que foi aumentado para poderem ver melhor o grão). Esta foto foi tirada com ISO1600.

Fotografia - ISO - 1600 - Grão 

Até já,

boas fotos….


24 Comments

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *