Fotografia – HDR com uma fotografia

Sempre ouvimos dizer que HDR  necessita de pelo menos três fotografias com exposições diferentes, mas ou não nos lembramos de tirar várias exposições ou a máquina não facilita muito a criação de diferentes exposições, bem por alguma razão só ficamos com uma fotografia.Cry

Sim, porque todas as máquinas fotográficas já deveriam ter algumas destas opções básicas mas nem sempre é assim. Muitas das “máquinas fotográficas de bolso” não têm algumas ajudas simples, tal como a criação de fotografias com diferentes exposições…

Mas nem tudo está perdido. Para este exemplo vou usar o programa Gimp .

Antes de mais vou usar uma fotografia da galeria do eFotosPT  para este exemplo. Pois não sou exactamente um expert nestas coisas de edição de fotografias mas de vez em quando gosto de aprender e inventar, escolhi uma fotografia que não é minha só para aumentar o grau de dificuldade.

 

Sendo assim peguei na fotografia de S.Pedro de Moel  do Miguel Duarte e experimentei a ver o que iria dar…  Wink

Esta é a fotografia original mas um pouco mais pequena, só para verem  como é a original, podem carregar na fotografia para verem a original na galeria do eFotosPT.

S. Pedro de Moel - Miguel Duarte

Abri a fotografia o Gimp e ajustei só um pouco usando a ferramenta Levels (Colors -> Levels). Como achei que estava um pouco clara escureci só um pouco.

Esta foi a minha escolha…

Ajuste de Levels

Depois fiquei com esta fotografia de base e criei mais duas cópias desta fotografia, pois o nosso objectivo era arranjar mais duas fotografias,  uma com exposição mais baixa e outra com exposição mais alta. (Usei Image -> Duplicate duas vezes para criar duas imagens iguais a esta).

Então já temos a fotografia base, vamos criar a fotografia mais escura.  Com uma das fotografias que duplicamos da base seleccionamos Colors -> Curves e fazemos uma curva parecida com a que está aqui na imagem seguinte mas podem não deixar tão escuro é mais uma coisa de gosto. (Ao escurecer a fotografia ficamos com os tons mais claros realçados)

Imagem escura - Curves

 

Agora vamos fazer o mesmo com a segunda fotografia que duplicamos, mas  desta vez queremos aclarar a imagem. Usamos a mesma ferramenta mas desta vez criamos uma curva inversa, tal como na imagem abaixo. Também não  necessita de ser igual é mais ao gosto de cada um.

Imagem clara - Curves

Agora é só gravar cada uma destas fotografias, assim já temos a fotografia base, a mais escura e a mais clara.

Agora só falta criarmos o HDR.

 

Na próxima mensagem vamos criar o HDR com base neste exemplo.

 

Até já…

e boas fotos….

Acompanhe e partilhe:
data-pin-count="beside">


Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *