Fotografia – Focar à noite

Muitos de nós já nos deparamos com problemas em focar objectos à noite, este é um dos problemas na fotografia nocturna.

Em situações de pouca luz por mais que nos esforcemos, a máquina fotográfica não consegue focar ou se tentamos manualmente não conseguimos ver se o objecto está mesmo focado. Por vezes nem conseguimos ver bem o objecto da nossa máquina fotográfica.

Se objecto que queremos fotografar estiver ao nosso alcance podemos resolver este problema com um utensílio que usamos todo o dia mas nem sequer nos lembramos.

Antes de mais só para que entendam, é a falta de luz à note que faz com que não se consiga focar em automático.

Se repararem quando estão a tirar fotografias à noite, a maquina fotográfica tende para focar nos pontos de luz, candeeiros, luzes de janelas, reflexos da lua entre outros pontos de luz. Temos uma grande dificuldade em focar automaticamente objectos pouco iluminados, mesmo focando manualmente pelo “óculo” mal conseguimos focar o objecto devido à falta de luz do objecto, muitas das vezes nem com a ajuda do visor que em algumas máquinas dá a possibilidade de ver em tempo real a imagem que queremos fotografar.

Então como podemos focar?

Ok, não seria indicado usarmos uma lanterna. Wink A não ser que a luz ficasse bem na fotografia…. Mas assim não estavam a usar um utensílio que não passam sem ele… Qual será???!!

 

Ok, o objecto é um telemóvel. E perguntam vocês mas que coisa, o que pode fazer um telemóvel para me ajudar????

 

Se repararem todos os telemóveis acendem quando o usamos, tem bastante luz para obtermos o foco automático ou manual da máquina fotográfica…

 

Se tiverem sozinhos e quiserem tirar uma fotografia de um objecto, deixem o telemóvel aceso encostado ao objecto, voltem para a máquina fotográfica e foquem o telemóvel. De seguida passem o foco de automático para manual, tirem o telemóvel e voltem para a máquina fotográfica e tirem a fotografia. convém tirarem o foco de automático para que todas as próximas fotografias fiquem a focar o mesmo ponto, se deixarem em manual quando desligarem o telemóvel e tentarem tirar uma fotografia a máquina irá tentar focar outro ponto.

Se estiverem com mais pessoas peçam para meter o telemóvel aceso junto ao objecto.

Para retratos individuais ou de grupo à noite usamos o mesmo método. Pedimos a uma das pessoas que vai ser fotografada para ligar o seu telemóvel junto à cara e focamos e taramos a fotografia. Convém guardarem o telemóvel para que não fique na fotografia… Embarassed Depois é só pedirem à pessoa que “esconda” e desligue o telemóvel para que não apareça na fotografia.

É bastante simples e tal como disse necessitamos de um objecto que não passamos sem ele, o telemóvel.

Podem também usar o telemóvel para iluminar uma parte da imagem, escondendo o telemóvel.

 

E assim foi mais uma dica de como focar na fotografia nocturna… Espero que tenha sido útil.

Até já e

boas fotos… 

Acompanhe e partilhe:

5 comentários

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *