Fotografia – Efeito de Movimento 2

Outro tipo de efeito de movimento???… Sim este é mesmo outro tipo de efeito, ou melhor é precisamente o contrário do efeito que vos falei numa mensagem anterior.

Neste efeito o objectivo é o mesmo, demonstrar movimento ao objecto, mas de uma forma diferente.

É mais simples de ser executado mas tem um “problema”, o “objecto” não fica tão nítido, antes pelo contrário.

No efeito de movimento anterior o objecto ficava nítido e todo o fundo ficava desfocado e em em “riscos”, neste efeito que vos vou mostrar é precisamente o contrário, o fundo fica nítido e o objecto fica em “riscos” como se estivesse a andar.

Efeito de Movimento

Como podem ver nesta fotografia, tudo o que está em volta do objecto está perfeito, e o objecto está como se estivesse em movimento como que em “riscos”.

Como se consegue criar este efeito??…

É bastante simples, este efeito depende da velocidade do objecto e do tempo de exposição que damos à fotografia….

Mesmo assim, por vezes são necessários alguns requisitos:

Quantos de nós não tentámos tirar fotografias a pessoas a correr ou “objectos” em movimento e esses objecto ficaram assim com nesta fotografia???…. Isso quer dizer que o tempo de exposição foi excessivo para a fotografia que tirámos… Por sua vez se estivermos num sitio onde existe muita luz, é muito difícil conseguirmos exposições muito elevadas.

Ora como o objectivo é termos um tempo de exposição elevado, pode levar a outro problema, a máquina fotográfica não se pode mover enquanto estiver a tirar a fotografia, se não, toda a fotografia vai ficar “movida”. Devemos usar um ponto de apoio, ou um tripé, ou algo onde a máquina possa tirar uma fotografia sem se mexer, como por exemplo em cima de uma mesa, de um muro, ou algo assim.

 

E sim. É só mesmo isso:

  • Algo que ajude a máquina fotográfica a ficar estática.
  • Tempo de exposição um pouco a cima do normal (dependendo da velocidade do objecto e do tempo de exposição que conseguimos… Sim se querem tirar um fotografia com este efeito a um caracol, vão ser necessários muitos segundos, senão minutos de exposição!!! Laughing)
  •  E é claro, um objecto em movimento.Tongue out

A fotografia que vos mostrei foi tirada com:

  • ISO 100  (convém usar a ISO mais baixa que possível para poder ter o máximo de exposição).
  • f29  (Como foi uma fotografia em pleno dia tive que aumentar a abertura para o máximo que consegui, podendo assim usar uma maior exposição)
  • 1/15s  (Para a velocidade de um comboio, um comboio rápido a uma velocidade razoável, este tempo de exposição fez este efeito, se o tempo de exposição fosse maior, o efeito de “arrasto” seria substancialmente maior. Tal como falei em fixar a máquina, neste caso  tinha os cotovelos muito bem apoiados no beiral da ponte o que dava estabilidade à máquina fotográfica)

 

Até já….

E boas fotos….

Acompanhe e partilhe:

10 comentários

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *