Fotografia – Desfocar fundo – Com símbolos

Já alguma vez repararam em alguma fotografia cujo fundo desfocado apresenta uns pontos de luz em forma redonda ou hexagonal? Truques e dicas - Luzes da Árvore de Natal - Corações

Pois quando temos alguns pontos de luz desfocados, eles aparecem mais realçados e sob a forma do formato da abertura, mas será possível mudar essa forma para uma que queremos? Undecided

Aqui vai um exemplo….

Pois, vou mostrar-vos como alterar a forma desses pontos de luz sem a necessidade de software mas sim já em produto final que é a fotografia.

Esta técnica é muito simples e pouco dispendiosa. Bem, mais ou menos pouco dispendiosa porque quanto mais rápida for a lente melhor fica este efeito. E porquê?

Se a lente for rápida como por exemplo entre um f2.8 a f1.2 o fundo fica mais desfocado, lembram-se da mensagem sobre a abertura ? Quando maior for a abertura mais desfocado fica o fundo…. e é isso mesmo que queremos é que o fundo fique mesmo desfocado…

Aqui vai o exemplo, estas são fotografias tiradas à minha árvore de natal completamente desfocada.

Truques e dicas - Árvore de Natal Desfocada.

Como podem ver as luzes ficaram com um clarão sob a forma da abertura, que é algo entre uma bola e um hexágono. Agora vou mostrar-vos o efeito desejado….

Truques e dicas - Árvore de natal com corações.

Desta vez todas as luzes ficaram sob a forma de corações…. hum, como será feito isto?!?!?!? Undecided

O objectivo é tapar a lente com o símbolo que queremos, isto pode ser obtido de várias formas vou mostrar-vos como faço.

Alem da lente, a única coisa que necessitamos é de um pedaço de cartolina ou papel um pouco mais grosso, para que não passe luz, fita cola, lápis, régua e uma tesoura ou x-acto.

Assim, como cada lente tem o seu diâmetro pegamos na lente que queremos usar e começamos as medições. Lembro que necessitamos de um pedaço de cartão ou cartolina com tamanho suficiente para dar a volta à lente (enrolar a lente).

Vemos o tamanho da lente ou o tamanho mínimo da lente para lentes de zoom, e escolhemos algo com metade da lente mais um centímetro…. Sim, estas medidas não têm de ser precisas….E atenção que esta não é a lente que uso para o efeito…. esta coitada não me dá aberturas suficientemente rápidas para que este “truque” fique tão bom…. Embarassed

Truques e dicas - Medição do cartão

Marquei a tira que necessitava de fazer a lápis e régua. Usei um x-acto para par cortar a “tira” de cartão.

Truques e dicas - Ferramentas

Depois cortamos uma tira para podermos dar uma volta à lente. Vemos o tamanho que queremos para que dê a volta à lente e cortamos a parte extra e colamos para formar um cilindro. Convém que fique um pouco justo para que não caia da lente… Mas não ao ponto de ser difícil de meter e tirar da lente.

Truques e dicas - Cilindro de cartão

 

Truques e dicas - Cilindro de cartão colado

Deixamos mais ou menos um centímetro extra para alem da lente. Pegamos na tesoura e damos uns cortes de mais ou menos dois em dois centímetros de distancia. Para depois dobrarmos para dentro como vão ver mais à frente….

Truques e dicas - Cilindro de cartão - Cortar pontas

Dobramos as pontas para dentro como vêm na imagem abaixo, de seguida cortamos um quadrado do tamanho da largura do cilindro, será para depois mais tarde colocar na parte da frente da lente.

Depois de cortado o quadrado, calculamos o centro para fazermos a figura que queremos….

Truques e dicas - Cilindro de cartão - Pontas dobradas e quadrado de centro

Podemos meter fita cola no meio de cada lado do quadrado. Mas atenção só para fixar o quadrado, não ponham muita fita cola na frente do quadrado…. Pois vai levar com a figura que queremos….

“Vou mostrar o pedaço de cartão já feito que usei nas fotografias… ao lado do que estamos a construir….” 

Truques e dicas - O cartão completo

Agora vamos falar um pouco do tamanho do símbolo, essa é uma parte importante….O símbolo tem que ser mais pequeno que a abertura usada… Se sabemos que quanto maior a abertura mais desfocado é o fundo então, vamos querer usar as maiores aberturas possíveis, sendo assim o símbolo tem que ser feito no meio do quadrado que foi a ultima peça que criamos e tem que ser mais pequeno que a abertura… Bem, para calcularmos o tamanho da abertura fazemos o seguinte calculo:

Distancia focal / f  = abertura em mm

Para este exemplo a lente que usei foi a Asahi Takumar de 50mm 1.4, se usar a abertura de f2 que tamanho teria  a abertura em mm??? Seria algo como 50mm (distancia focal, que nesta lente é fixa…) a dividir pela abertura que seria 2 o que dava 25mm de abertura…Se usarmos f1.4 seria 35mm…

Para este truque teríamos que criar o símbolo mais pequeno que 25mm para f2, então seria algo como um símbolo de 20mm.

Nos exemplos de fotografias só meti o fundo mas podem focar algo o mais perto que conseguirem, e convém terem um fundo com pontos de luz, assim ficam com algo na frente e com o efeito de fundo. Algo como a fotografia que deixei no fórum de exemplo…

Já agora deixem as vossas fotos no novo TPC que criei, fotografias com símbolos, símbolos de qualquer coisa que encontrarem na rua, em casa, símbolos que criem ou até símbolos criados com esta técnica. Aqui vai o link do fórum .

Espero que tenham gostado e se tiverem algumas duvidas comentem.

Até já…

E boas fotos….

Acompanhe e partilhe:

10 comentários

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *