Fotografia – Conhecendo a sua máquina

Ok, este tópico parece um pouco despropositado mas não o é…

Todos os artigos que tenho no site falam de "opções" que se podem escolher em uma máquina fotográfica como por exemplo a abertura, o tempo de exposição, escolha de modos manuais ou automáticos entre outros… Cada uma dessas características leva a alteração de opções na máquina fotográfica, mas onde posso alterar a abertura?, como posso escolher o modo que quero?, como posso mudar de modo automático para manual?!?!?…

É por essas razões que devemos "estudar" a máquina para que quando apareça um acontecimento estejamos prontos a tirar uma fotografia, escolhendo assim qualquer "opção" ou característica sem termos que estar a perder tempo a ler manuais.

Não estou com isto a dizer que não se deve ler os manuais, antes pelo contrário. Devemos levar sempre connosco os manuais e de início devemos ler os manuais com atenção e usar a máquina fotográfica para os compreender. À medida que vão lendo convém usarem ao mesmo tempo a máquina fotográfica, se acharem necessário tirem notas para melhor revisão.

Sempre que iniciarem uma nova sessão de fotografia devem "limpar" as configurações que usaram na sessão anterior ou se preferirem assim que acabarem uma sessão "limpem" a configuração deixando assim a configuração por defeito, grande parte das máquinas têm essa opção no menu.

E porquê limpar as configurações?

Quantos de nós já tiramos fotografias e reparamos que as opções não eram bem aquelas que queríamos porque a máquina fotográfica estava com as opções que deixamos da sessão anterior. O que pode provocar perda de algumas fotografias por não ficarem bem. Sempre é mais fácil limparmos as opções para defeito e começarmos de novo, assim se soubermos sempre quais as configurações que a máquina fotográfica deixa por defeito só necessitamos de alterar o que achamos correcto para a sessão, se usarmos as configurações anteriores temos que verificar todas as opções para nos certificarmos que as opções estão correctas para a sessão.

Mais um conselho, de início usem um caderno de apontamentos, tirem as mesmas fotografias mas com opções diferentes, apontem no caderno e verifiquem em casa as diferenças.

Sintam-se à vontade com a vossa máquina…

Boas fotos…


5 Comments

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *