Fotografia – Como Limpar Lentes

Ora cá vamos para uma mensagem interessante….

Desculpem não ter metido nenhuma mensagem este fim de semana, mas estive em aventuras…. Como tinha falado na mensagem das lentes manuais , acabei de receber uma lente manual Asahi Takumar 50mm 1.4, parece muito boa, mas tinha uns grãos de sujidade no interior….

Foi então que começou o “pesadelo”…. ou melhor, até foi uma história bastante engraçada.

Desmontei a lente peça a peça… Demorou um pouco mas até aqui sem problemas… Vou mostrar os cacos…. Laughing

Lente desmontada - limpar lentes

 

Ok, como podem ver na imagem tive 5 lentes para limpar e muitos parafusos para voltar a meter….

Nota – Não façam isto em casa, isto deve ser feito por profissionais…. pois, devia saber isso antes de a desmontar… Embarassed

 

Depois de ter as lentes bem a jeito para as poder limpar, peguei no meu”kit de limpeza”…. um kit barato que se compra que qualquer megastore com artigos de fotografia em qualquer grande superfície comercial, aqui vai uma foto do “kit”.

Fotografia - Kit limpeza lentes

É composto por 3 peças o blower com pincel(à esquerda), um frasco com liquido próprio para limpeza de lentes(ao centro) e uma saquinho com pequenos quadrados que papel próprio para limpeza de lentes(à direita)…. Já agora adicionei um pano banal de limpeza de óculos….

Afinal para que serve o blower??? Que nome esquisito…. Undecided

Esta peça serve para mandar ar… apertamos com força e manda ar…deve ser o primeiro utensílio a ser usado quando limpamos uma lente…E porquê? Para retirar os grãos de sujidade que podem provocar riscos quando tentarmos limpar a lente.

 

Até aqui a coisa ainda ia bem….

Que se deve fazer para limpar as lentes:

  1. Devemos usar o blower para retirar a maior quantidade de sujidade que fica na lente, para diminuir a possibilidade de riscarmos a lente….Usamos mandando ar para a lente de forma à sujidade que está solta desaparecer, para ajudar usamos o pincel suavemente para retirar mais um pouco de sujidade.
  2. De seguida metemos um pouco de liquido nos panos que vêm com o “kit” e limpamos suavemente a lente.
  3. Depois passamos com uma parte do pano ou outro pano seco na lente para retirar o liquido.

Nota – Usem o liquido só no caso de haver alguma sujidade que não sai com o blower e pincel, nem com a passagem de um pano seco suavemente pela lente…(sim caso não seja muita sujidade e se notarmos que esta sai sem a necessidade de liquido devemos esquecer o ponto 2…)

 

Voltando à minha peripécia ….  Sim porque também tem a ver com limpeza de lentes… já vão perceber porquê…

Depois de seguir os passos que falei anteriormente para limpar as 5 lentes que compõem a lente… havia sempre marcas de limpeza… ficavam sempre ou um pouco baças, ou “mini” marcas do pano aquando da limpeza….

Sim, porque existe uma grande diferença entre limpar as lentes de fora de uma lente do que limparem 5 lentes que compõem uma lente…Pois limpar 5 lentes que fazem bastante zoom a mínima sujidade nota-se.

Então passei horas a tentar limpar as lentes a ponto de não se notar as marcas… foi uma dor de cabeça durante o fim de semana… Tentei de todas as formas…. Já estava já sem soluções… Segui instruções passo a passo de outros sites… Nada limpava as lentes na perfeição…. Caía mais um parafuso, mais uma “mini micro” mancha de limpeza que ficava…. RRRRrrrrr!!!! Yell

Já estava quase a guardar a lente para recordação… quando resolvi voltar à carga… A minha mulher no gozo diz-me “limpa com um jornal…”, foi quando me lembrei que desde pequeno que via e limpava vidros com papel de jornal.

Não é que as lentes até brilhavam depois de passar com papel de jornal…. É verdade, a lente está limpa e a funcionar… Como gosto bastante da lente provavelmente vou meter fotos tiradas com esta lente nas próximas semanas….

Assim deixo mais um conselho, um pedaço de folha de jornal e a lente fica limpinha, esfregando como se tivéssemos a dar lustro…. MAS, não se esqueçam de tirar todos os grãos de sujidade… usem os 3 passos que falei anteriormente….

Se não acreditam, tentem numas lentes de óculos ou algo assim…

Até já,

e boas fotos…

Acompanhe e partilhe:

7 comentários

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *