Fotografia – Bloqueio de exposição

O que é??! e para que serve?…

Quantos de nós já tiveram situações onde queriam tirar uma fotografia a um “assunto” e devido a luz ou escuridão esse assunto acaba por ficar muito escuro ou muito claro devido à avaliação automática de luz da máquina fotográfica??? Não estou a ouvir?!?  Ok, já passamos todos por isto… Laughing

O que acontece é o seguinte, tal como vimos na mensagem da Medição de luz automática se não mudarmos nenhum parâmetro da máquina fotográfica, ela tende para avaliar a “imagem”e calcular uma abertura ou tempo de exposição consoante partes da imagem, vimos também que pontos com luz intensa influenciam essa medição.

Então vamos analisar uma imagem e daí partir para a nossa analise para tirarmos algumas conclusões:

Fotografia - Bloqueio Exposição - Imagem Escura

Esta imagem foi tirada apenas com a analise da máquina fotográfica ou seja, pegamos na máquina focamos a imagem e deixamos a máquina fotográfica analisar a imagem para que ela escolha qual a melhor abertura e tempo de exposição. Para dificultar esta imagem foi tirada contra o sol… E porquê dificultar, se repararmos quando tiramos uma fotografia com o sol por detrás de um “objecto” esse objecto fica completamente escuro e é o mesmo que encontramos aqui, mas como o sol representa uma percentagem pequena da imagem e não se encontra a envolver o “objecto” assim o “objecto” não fica completamente escuro.

É por essa razão que os nossos olhos são melhores do que um sensor de uma máquina fotográfica. Pois são menos sensíveis às grandes diferenças de luz na mesma imagem. É essa uma das razões porque não conseguimos captar uma imagem na máquina fotográfica tal como a vemos.Cry

Como posso corrigir isto?!?

Existem várias formas de podermos corrigir, mas acabamos por perder sempre uma das partes da imagem…. Porque se repararmos existe uma grande diferença na luz que tem o objecto e na luz do sol… Se aclararmos a imagem para ficarmos com o objecto correctamente “exposto” acabamos por aclarar também  o sol e ficamos com a zona do sol completamente branca. Se tentarmos escurecer por causa do sol o objecto fica demasiado escuro…. Já sei o que muitos vão dizer dá para corrigir mas através de várias fotografias e por software…. mas isso é outra mensagem… Wink

Neste caso em particular, queremos um edifício bem exposto, uma das maneiras de corrigirmos seria obrigar a máquina fotográfica a medir única e exclusivamente o edifício, assim a abertura e tempo de exposição estavam correctos para o nosso “assunto”.

É aí que entra o “bloqueio de exposição”. Muitas das máquinas de hoje têm um botão que nos “bloqueia” a exposição , este bloqueio não é nada mais do que numa imagem caso seja a máquina a escolher a abertura,ou o tempo de exposição  ou mesmo ambas, termos a possibilidade de “bloquearmos” esses valores de maneira a tirarmos a fotografia final com os valores bloqueados e não deixarmos a máquina medir a imagem outra vez…. Esta explicação acho que não foi muito esclarecedora, mas vamos ver por imagens…

Caso quisesse usar o bloqueio de exposição para corrigir o objecto desta imagem faria o seguinte….

Fotografia - Bloqueio exposição - Imagem paraanalise de luz

Aproximava-me um pouco ou fazia zoom do “objecto” de maneira a que o “objecto” ou parte do objecto preenchesse a “imagem” (Tal como temos na imagem em cima), carregava no botão do obturador até meio para focar e analisar a “imagem”, desta forma a máquina calcula a abertura e tempo de exposição com base no “objecto”… É aí que carrego no botão de “bloqueio de exposição” que no caso da Canon tem como símbolo * …. Tal como no exemplo em cima, mas sem tirar a fotografia, esta foto é só para exemplo.

Desta forma como já sabemos que a abertura e tempo de exposição estão “bloqueados” de forma a que não seja necessária nova medição de imagem.

Nessa altura voltamos a enquadrar o objecto tal como queremos e tiramos a fotografia. Exemplo em baixo.

Fotografia - Bloqueio exposição - Imagem com bloqueio de exposição

Tal como podem ver o objecto já ficou bem exposto em termos de luz, até o detalhe da relva e areia está muito melhor. Mas tal como tinha dito perdemos a fonte de luz que fica totalmente branca. O que a máquina fez na primeira fotografia foi escurecer um pouco a imagem para tentar manter detalhe em toda a fotografia… Assim temos o objecto bom mas perdemos todos o detalhe do céu, em caso de não haver alternativa e queremos mesmo tirar a fotografia ao objecto sabemos que perdemos o resto…. (podemos “substituir” o céu através de software, que é uma das técnicas muito usadas pelos profissionais)

Não fiquem tristes, se a vossa máquina não tiver este botão para bloqueio de exposição não quer dizer que não há forma de corrigir… Wink porque esta técnica pode ser feita de várias maneiras, vamos lá ver se encontramos mais algumas…..

 

Outra das maneiras para quem não tem botão de bloqueio de exposição seria usar um modo manual, quer seja o Modo de Prioridade de Abertura , Modo de Prioridade de Exposição ou modo completamente manual, fazemos isso da seguinte forma… focamos de maneira a aparecer só uma parte do objecto,carregamos até meio no obturador para focar e analisar a “imagem”, “anotamos” os valores da abertura e tempo de exposição, passamos para modo manual e metemos os dados recolhidos,depois é só tirar a fotografia.

Outra das formas é a de escolhermos outro tipo de analise da imagem como por exemplo a analise ao centro ou no ponto central, desde que o objecto ou parte dele esteja no centro da imagem a analise da abertura e do tempo de exposição é feita com base no centro. Podem ler um pouco mais numa das mensagens anteriores Medição de luz automática

Os símbolos para da Canon para a medição parcial da imagem são

Fotografia - Simbolo da medição parcial Medição parcial

Fotografia - Simbolo de medição ponderada predominancia ao centro Medição ponderada com predominância ao centro

Nota – verifiquem nos vossos manuais qual o botão correspondente a esta função ou procurem na nossa secção de manuais , caso não encontrem o vosso manual na nossa secção, peçam no fórum nos pedidos de manuais, tentaremos encontrar o manual correspondente à vossa máquina.

 

Deixo-vos aqui mais um exemplo do que acontece ao objecto quando fica à frente de uma fonte de luz que neste caso é o sol.

Fotografia - Santa Cruz - Pôr do Sol

Até já….

e boas fotos….

Acompanhe e partilhe:

12 comentários

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *