Fotografia – A abertura e o obturador (o início)

Ora qual será o processo da máquina fotográfica para tirar uma Fotografia?

Há muitos, muitos anos atrás… não, não vou estar aqui a falar de história…. lol. Vamos avançar um pouco para imaginarmos tal como vejo todo o processo de fotografia.

Antes de mais, olhem para o interior da lente da máquina fotográfica e tirem uma fotografia, vão reparar que se vai abrir e fechar um orifício. Como este processo é muito rápido podem no fazer várias vezes para se aperceberem.

Dentro da máquina fotográfica, temos nas máquinas analógicas  um pedaço do rolo correspondente a um negativo, e no caso das maquinas digitais temos um sensor digital. Estes são responsáveis por capturar a imagem no momento em que o orifício abre.

O processo que leva à captação dessa imagem/luz, é um pouco diferente das máquinas SLR/DSLR para as máquinas normais, mas o principio é o mesmo, captar luz.

Nas máquinas SRL/DSLR notamos algo a mexer no momento da fotografia, é o espelho. este tipo de máquinas têm um sistema de espelhos que “levam” a luz até ao sensor.

Nas máquinas analógicas são “capturados” na forma de negativo, nas digitais em forma de ficheiro digital (jpeg, gif, raw….).

Então para tirar fotografias é só carregar no botão e já está…. Pois,mas se fosse só assim porque é que as máquinas fotográfica têm tantos botões?…

Para demonstrar que existe mais do que isto vamos verificar alguns destes botões…

A maior parte das máquinas fotográficas de hoje têm um seletor que nos ajuda nas escolhas do que queremos fotografar, geralmente dividem-se em modos manuais e modos automáticos.Tirando como exemplo o seletor da minha máquina (Canon 400D).

Fotografia - Modo Manual e Automático

Podemos verificar por exemplo abaixo do retângulo verde umas figuras. Essas figuras serve para”dizer” à máquina fotográfica que tipo de fotografia vamos tirar.

A primeira figura é da “cara de uma pessoa”, que serve para “dizer” à máquina que vamos tirar um retrato.Se tirarem uma fotografia neste modo a uma pessoa, que acontece???

Já repararam que a pessoa fica nítida mas o fundo parece desfocado?….

Hum…. Não queria que isto acontecesse se tivesse que tirar uma fotografia a uma paisagem!!!

Se tentarem o modo seguinte que aparece com a figura de uma “montanha” (modo de paisagem) e tirarem uma fotografia mais ou menos igual à anterior, que acontece???

Fica focada a pessoa e o fundo…. Neste modo a pessoa parece não ter tanta importância na fotografia, pois pode haver algo no fundo que chame mais atenção aos nossos olhos.

Não vou entrar em pormenores nesta mensagem, visto que achei mais apropriado criar uma secção os modos de fotografia.

 

Como podem ver, não parece ser só carregar no botão e já está…. há algo mais….

NOTA – A maior ilação que devem tirar destes exemplos é que as máquinas fotográfica podem ser as melhores do mundo mas não são nada sem nós, se a fotografia está boa não é por causa da máquina mas sim de vocês mesmos.

Esta foi mais uma conversa para iniciar o tema da “Abertura” e “Velocidade do Obturador”

Boas fotos…

PS – Se possível comentem se gostam das mensagens e do site, obrigado.

Acompanhe e partilhe:

31 comentários

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *