Fotografia – A abertura e o obturador (Abertura)

O que é a abertura?

O pequeno orifício que falei na mensagem inicial sobre o tema da “abertura e o obturador”, corresponde a uma abertura na lente que deixa passar luz, esta por sua vez é captada pelo sensor da máquina fotográfica. A dimensão desse orifício corresponde ao valor da abertura.

Tradução para linguagem corrente.

ficamos a saber que o orifício pode ter vários valores e que a esses valores chamamos de valores de abertura.

Para dar um exemplo de como funciona a abertura, arranjei um vídeo no youtube que demonstra a abertura da lente.

A representação da abertura é designada por valores “f”. Muitas das máquinas apresentam várias informações no LCD quando estamos a fotografar algo, se repararem nos valores um deles começa pela letra”f” e tem valores numéricos de seguida. Esses valores numéricos por vezes podem ser apresentados de forma decimal ou inteira. A esses valores corresponde os valores da Abertura.

Como exemplo o modelo da máquina fotográfica que uso:

canon_400d_lcd.jpg

 

Nesta imagem do lcd da máquina fotográfica podemos ver que a abertura está a f4.0.

Mas o que quer dizer?

 

 

Retirei esta imagem da wikiopedia para demonstrar abertura pela perspectiva da lente….

 

aperures.jpg

 

Antes de mais podem reparar na diferença de aberturas entre as duas imagens, notam uma abertura maior no interior da imagem 1 em comparação com a imagem 2.

Reparamos também que a essa abertura é formada por um conjunto de “laminas”. Estas laminas quando movidas fazem abrir ou fechar a “abertura” que deixa entrar mais luz ou menos luz.

 

A imagem 1 representa uma abertura de f2.8 e a imagem 2 representa uma abertura de f16.

Ora é aqui que as coisas se podem confundir, usando os valores em cima podemos verificar pelas imagens que f2.8(imagem 1) indica uma abertura maior que f16(imagem 2).

Isto porque o principio da abertura é de quanto mais perto do valor “f1” maior é a abertura do orifício responsável pela entrada de luz ou seja, maior é a abertura. Quanto mais alto for o valor de “f” menor é a abertura desse desse orifício ou seja menor é a abertura.

Fixar!!! Quanto menor for o “f” maior é a abertura. Quanto maior for o “f” menor é a abertura.

 

O valor da abertura por si só, pode ser responsável por duas coisas:

  • Por mais intensidade ou menos intensidade de luz.
  • Por uma maior ou menor nitidez campo de profundidade.

 

Hum, o primeiro ponto é compreensível, se a abertura for menor entra menos luz, se for maior entra mais luz.

… Esta conclusão foi de génio … 

Mas o que tem a ver a abertura com o campo de profundidade!?!  

O campo de profundidade tem a ver com a distancia que conseguimos ver desde o objecto que estamos a fotografar até ao “infinito”. Tal como escrevi antes, quando falei por exemplo do modo de retrato , o objecto fica nítido mas o fundo não… É esta nitidez de profundidade que me refiro.

 

Então é isso!!!! Quando tirava uma fotografia em modo de retrato a máquina fotográfica escolhia uma abertura maior para desfocar o fundo (ou seja um valor “f” mais baixo), quando tirava uma fotografia com o modo de paisagem a máquina fotográfica escolhia uma abertura pequena (um valor “f” maior) para que toda a fotografia fique nítida…

Como exemplo vou deixar aqui exemplos de fotografias tiradas para exemplificar os efeitos da abertura:

fotografia_-_grande_abertura.jpg

Estas duas fotografias foram tiradas com uma abertura de f5, ou seja uma grande abertura, que neste caso era a maior abertura possível. A abertura máxima e mínima pode ser influencia pelo zoom que estamos a usar e pelas características da lente que tem uma abertura máxima e mínima.

Na imagem da esquerda foi focada a peça do peão, podemos ver que a peça da rainha está desfocada. Na imagem da direita foi focada a peça da rainha e notamos que o peão ficou desfocado, alem disso podemos verificar que o fundo também está desfocado. Este efeito é provocado pela grande abertura da lente.

fotografia_-_pequena_abertura.jpg

Estas duas imagem foram tiradas com uma abertura de f29 ou seja, uma pequena abertura. Esta abertura era a mais pequena da lente.

Podemos verificar que entre a foto da esquerda e a da direita não existem grandes diferenças de focagem, não aparecendo partes desfocadas na imagem.

 

Mais um dado a não esquecer, quanto maior for a abertura, menor é a distancia de nitidez campo de profundidade. Quanto menor for a abertura, maior a distancia de nitidez campo de profundidade.

Usando os modos manuais da máquina fotográfica podem analisar a abertura que ela escolhe para cada modo… podem ler mais um pouco sobre os modos manuais aqui…

 

Deixem os vossos comentários…

Boas fotos…

Acompanhe e partilhe:

41 comentários

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *