Focus stacking – Fotografia de macro

Para os amantes da fotografia macro que passam o tempo a pensar como é que conseguem fotografar objectos com um campo de profundidade tão grande aqui vai uma explicação. Uma dessas técnicas chama-se focus stacking, não sei se existe alguma tradução deste termo para Português.

Já por certo repararam que em algumas macros mesmo usando aberturas bem pequenas ou seja f maiores, mesmo assim muitas das vezes não conseguimos captar o objecto todo com a nitidez desejada. Isto era um mistério também para mim… Onde iriam arranjar essas “lentes” ou máquinas fotográfica que faziam isso?!??!… Wink

Afinal não é nada mais do que mais uma técnica que se aperfeiçoou com a entrada da fotografia digital.

Atenção que esta técnica funciona bem com objectos parados, com objectos em movimento é muito difícil para não dizer impossível…. Smile

Notamos mais o problema de conseguir focar o objecto quanto mais aproximada seja a fotografia do objecto, tal como nas micros. Podem reparar nas fotos de micros aqui no site. 

Então como posso focar todo o objecto? Undecided

Bem, vou vos mostrar o que é necessário fazer. O objectivo é tirarmos várias fotografias e cada uma com a continuação do foco da fotografia anterior, atenção que convém que todas essas fotografias sejam tiradas do mesmo ponto. Arranjei um modelo fora do comum, espero que não se assustem… Atenção à sociedade protectora dos animais, o mosquito já estava morto antes que o utilizar como modelo…Laughing

Ok, então o conjunto de fotografias ficou algo como isto….

Focus Stacking - imagem 1 Focus Stacking - imagem 2

Focus Stacking - imagem 3Focus Stacking - imagem 4Focus Stacking - imagem 5Focus Stacking - imagem 6

Como podem ver o foco de cada fotografia é diferente veio desde a parte mais aproximada da lente até ao papel….

Para termos controlo sobre o foco é melhor usarmos foco manual, assim em cada fotografia metemos o foco um pouco mais à frente… Para tirar todas as fotografias do mesmo local, é melhor arranjarem um ponto fixo… No meu caso foi um tripé.

Neste caso estou a fotografar um objecto com mais ou menos 2mm, então necessitei mesmo do tripé… Wink Qualquer movimento mínimo é o suficiente para tirar o foco do ponto que quero ou mesmo estragar a fotografia por causa de tremer a máquina fotográfica.

Agora necessito de um software que esteja preparado para fazer a “colagem” de fotos, este tipo de software necessita de analisar o foco de cada fotografia e fazer uma “colagem” de todas …

O software que usei foi o CombineZM, foi o primeiro grátis que me apareceu nas pesquisas de software grátis para focus stacking.

Ainda não tive tempo para analisar mais software pois de certeza deve haver programas bem melhores para este tipo de efeito. A única coisa que posso confirmar é que não é um programa fácil de aprender e é muito confuso. Vou apresentar mais programas e como funcionam em próximas mensagens.

De qualquer das maneiras aqui vai o resultado final.

Focus Stacking - imagem final

Podem reparar que já o mosquito está praticamente todo focado.

Assim ficam a saber como é que é feito este tipo de macro / micro fotografia, cujo nome é mesmo focus stacking.

Até já,

e boas fotos…

Acompanhe e partilhe:

11 comentários

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *