Darktable – Edição de fotografia

Darktable

Darktable é um software de edição de fotografia bem ao género de outro software bem conhecido como o Lightroom.

Se virmos o seu interface é bastante idêntico ao do Lightroom mas o Darktable é um software open source e grátis. O seu desenvolvimento é constante e tem algumas funções bastante avançados.

Tem só um único inconveniente neste momento, é não funcionar em ambiente Windows. Até ao momento só funciona em Linux e MacOS. Isto para mim não é exatamente um inconveniente pois até ao momento estava à procura de um software de qualidade que funcionasse em Linux. Mas para quem tem windows existe a possibilidade de poderem fazer download de um CD Live e poderem usar o Darktable em Linux pelo CD sem ter que instalar nada.

O interface é intuitivo e simples para as tarefas básicas de edição de fotografia. Para tirar bom partido do Darktable convém trabalhar com fotografias em RAW.

Darktable interface

Este software também pode ser usado para gerir as suas fotografias, podem adicionar etiquetas e estrelas às fotografias, podem também criar coleções de fotografias e mais tarde fazer uma procura por alguma dessas características.

Aqui fica uma imagem do Darktable no modo de gestão de fotografias. (Esta imagem foi tirada do site oficial do Darktable )

Darktable - Gerir fotografias

Com este software podem fazer edição básica desde cortar, rodar, controlar exposição, corrigir o balanço de brancos entre outras opções. Em modos mais avançados podem usar mascaras de alpha, correção de cores e até correção de lentes pois este software vem com a informação de centenas de lentes e as suas características.

No Darktable também temos a possibilidade de podermos copiar o trabalho que efetuamos numa fotografia para outro conjunto de fotografias. Para quem tem várias fotografias tiradas com as mesmas características e quer fazer o mesmo trabalho de edição em todas elas pode copiar essa edição em um click para outras fotografias. Poupando assim horas de trabalho.

Para quem quer crias alguns efeitos também pode usar criação de molduras, marcas d’água entre outras.

Para um software excelente e grátis, já inclui bastantes características dos grandes softwares de edição de fotografia. Para quem tem duvidas de como o usar já existem bastantes vídeos de como o usar no Youtube e bastante informação na internet.

Site oficial do Darktable

Aqui deixo um vídeo de introdução.

Boas fotos…..

Acompanhe e partilhe:

3 comentários

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *