Canon EOS M

Canon EOS M - miniatura

Este novo modelo compacto da Canon já tem uma das inovações bastante esperadas um sensor APS-C, ou seja tem um sensor do mesmo tamanho que as comuns modelos DSLR da marca. Não confundir com sensores full frame dos modelos profissionais.

 Este tipo de máquinas fotografias estavam mesmo para sair, pois hoje em dia já usamos bastante o LCD para tirar fotografias, então se tirarmos os jogos de espelhos que dão nome ás DSLR não necessitamos de um corpo tão grande na máquina fotográfica. Podendo assim ter uma compacta com as características de uma DSLR. 

 Mas nem tudo são boas novidades, pois se a máquina fotográfica diminuiu as lentes ainda não diminuíram de tamanho, pois esta máquina apesar de ter lentes próprias EF-M que são de pouco zoom, também pode levar com adaptador as mesmas lentes das DSLR as EF-S, ou seja, imaginem uma máquina como esta com uma lente de 300mm ou mais… Parecemos os fotógrafos de desporto com as suas lentes enormes que até fazem parecer as suas full frame muito pequenas. 

 Agora vamos ao que interessa…. as características desta menina:   

  • Tem 18 megapixels
  • Processador DIGIC 5, que é o ultimo processador das máquinas fotográficas da Canon
  • EF-M (Objetivas EF e EF-S compatíveis através do adaptador de suporte EF-EOS M) 
  • Autofoco de 31 pontos
  • ISO 100-12800 expansível a 25600
  • Tempo de exposição de 30s a 1/4000s
  • Tira 4,3 fps para aprox. 17 imagens JPEG, 6 imagens RAW 
  • Só pesa 298 g 
  • Grava vídeo em fullHD até 29,97 fps

 

 Uma das más características deste modelo é o facto de não trazer flash pois a campanha publicitária da Canon tinha um pouco a ver com o facto de este modelo ter sido pensado como “modelo de cidade” mas em muitas situações o Flash vem mesmo a calhar. Pelo menos não tem a informação de vir com flash…. 

 Este modelo também tem a possibilidade de usarmos e visualizarmos em tempo real alguns filtros já definidos na máquina fotográfica. 

 Aqui deixo o vídeo promocional deste modelo.  

 

 

  Em suma a ideia da máquina fotográfica compacta com estas características até é boa, o problema que temos actualmente é o facto de as lentes ainda serem bastante grandes, sei que já vi na net uns protótipos de lentes para máquinas fotográficas que consistiam em lentes à base de água que quando queríamos fazer zoom aumentavam de volume então o tamanho da lente total não necessitava de ser grande…. Mas ficamos à espera desse dia ou outro tipo de lentes. Mas para quem chega uma lente 18-55 este modelo é compacto, prático e tem bastantes funcionalidades… Se não vejam como ficaria com uma 55-250mm com a lente no mínimo, nem quero ver com a lente a 250mm. Wink

 

Canon EOS M com lente 55-250mm

Aqui fica uma imagem da máquina com uma lente de 22mm EF-M.

Canon EOS M

Só falta saber se as DSLR vão deixar de existir? Surprised

Até já

e boas fotos…. 

Acompanhe e partilhe:


Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *