Canon 60D

Canon 60DEis o novo brinquedo da Canon, a 60D. Se já estava apaixonado pela 50D eis que resolveram melhorar mais um pouco….

Depois de ver um pouco sobre as novidades desta máquina fotográfica, reparei que tem tudo o que acho que falta na minha máquina fotográfica.

Esta máquina têm uma grande inovação na minha opinião comparando com as suas antecessoras, tal como tinha falado já em algumas mensagens existe a falta em muitas máquina fotográficas desta gama de um LCD movível, ou seja, que possa mudar a posição do LCD para melhor visionamento da imagem que vou tirar.

A Canon 60D vem equipada com o processador Digic 4, que é a ultima geração de processadores da Canon para máquinas fotográficas, mas neste campo não parece ter levado nenhuma enovação pois a sua antecessora 50D tem exactamente o mesmo processador…

Uma das inovações da Canon 60D é o aumento para 18 megapixels que na Canon 50D eram só de míseros 15 megapixels (sortudos … eu ainda ando a passear nos 10 megapixels… Cry). Este aumento vem elevar o nível de detalhe das fotos, quantos mais megapixels mais detalhados são os pormenores da fotografia. Isto é bom por um lado, mas quer dizer que temos que escolher bem as nossas lentes para aproveitarmos bem a qualidade da máquina fotográfica…

 

Julgo que o aumento de megapixels veio desfavorecer a Canon 60D noutros aspectos como por exemplo nos disparos em sequência . A sua antecessora Canon 50D faz 6,3 disparos por segundo até 90 fotos em JPEG em sequência contra os 5,3 disparos por segundo até 58 fotografias em JPEG na Canon 60D. Isto na minha opinião é devido ao facto de o processador ser o mesmo mas, na Canon 60D os megapixels são mais, o que provoca o processamento maior e produz menos desempenho… (e estou para aqui a dizer mal… a minha só faz 3 fotos por segundo…. Embarassed )

 

A ISO é igual nos 2 modelos não tem nenhuma inovação em relação à Canon 50D, vai de 100 a 6400 com a possibilidade de ser aumentado para os 12800.

 

Uma das características aparentemente nova é o facto de ter a possibilidade de aplicar novos e diferentes filtros nas imagens inclusive nas imagens RAW, pois os filtros só eram aplicados nas imagens JPEG.

 

Eis as minhas inovações preferidas na Canon 60D… O LCD movível em conjunto com a possibilidade de podermos estar a ver a imagem que queremos tirar em tempo real, quantos de nós já imaginaram uma grande fotografia mas não conseguem ver bem através do LCD ou do óculo da máquina fotográfica. Imaginem um concerto de musica, o baptizado do filho, uma reportagem, em que têm muita gente à frente e a melhor maneira seria por exemplo levantar os braços bem alto para elevar a máquina fotográfica e apanhar o momento, mas vão tirando fotografias há sorte na esperança de apanhar alguma coisa, só porque não conseguem ver o que estão a tentar tirar… Agora é possível, podem mover o LCD para verem confortavelmente a imagem que querem tirar.

 

Em relação á possibilidade de poderem usar a Canon 60D para fazer filmes desde já aviso que uma máquina fotográfica não substitui o poder de uma máquina de filmar…. pois o zoom e focagem são manuais no modo de filme…. mas…… a Canon 60D vem com a possibilidade de aumentarmos e diminuirmos os fotogramas por segundo, que já de si si é uma coisa engraçada, pois produzo coisas como por exemplo slow motion em que o filme fica “tipo” lento.

 

A Canon 60D vem com uma sensor de medição de zonas de luz de 63 zonas com uma melhor analise no ponto de foco, o que torna mais precisa a medição de luz em relação ao ponto de foco, isto facilita qualquer um que “confie” nas medições de luz das máquinas fotográficas..

 

Em relação aos pontos de focagem, continuam a ser 9 tal com na Canon 50D… Ao contrário do que estávamos habituados na Canon que cada vez que aparecia um novo modelo apareciam mais pontos de foco, desta vez ficou na mesma…Cry 

 

Para quem espera por um corpo full-frame continua enganado o sensor é AP-C tem um factor de crop 1/6 igual aos outros modelos da EOS da Canon sem falar dos modelos profissionais Canon Mark.

 

Em suma quero uma…. Mas isto durou até ver que esta máquina custa mais de 1000€ só de corpo…. Pois para nós amadores que levam isto como hobie é um pouco puxado…Mas mesmo que não a possam ter, vale a pena ver o vídeo de campanha que vos deixo aqui…

 

 

 

Boas Fotos,

e até já….

Acompanhe e partilhe:

12 comentários

Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *