Canon 5D Mark I – o meu novo brinquedo

Comprei uma clássica Canon 5D Mark I em segunda mão, uma full frame de baixo custo com uma resolução razoável.

Já estava a algum tempo a tentar arranjar uma full frame a bom preço, já por si é difícil falando dos preços das novas e atuais full frame. Então virei-me para as descontinuadas full frame e consegui arranjar esta a um custo razoável.

A minha primeira impressão foi a sensação espetacular de a termos esta máquina na mão… Parece encaixar perfeitamente nas mãos, as partes onde agarramos a máquina parecem perfeitas, parece mesmo que a máquina fica perfeitamente agarrada. Isto apesar de ser maior que muitas das máquinas fotográfica não full frame.

Em termos de características as diferenças para quem tem uma máquina fotográfica atual são:

  • Sensor full frame de 12 megapixels (O que parece pouco para os dias de hoje)
  • ISO de 50 a 3200.
  • Não tem flash incorporado para que está habituado a usar flash incorporado.

 

Para quem só tem lentes EF-S da vai ter que pensar em compra novas lentes, as EF. Pois esta máquina não aceita lentes sem ser EF preparadas para as full frame. Geralmente podemos distinguir tanto pelo modelo pois são EF, tanto pelo ponto da lente que auxilia o encaixe. Pois nas EF-S geralmente têm um pequeno quadrado branco as EF têm um pequeno circulo vermelho. Mas esta não era a minha intenção pois queria usar esta máquina com lentes manuais antigas.

Como ainda tenho várias lentes manuais o objetivo era usar os adaptadores M42 para EF e usar as lentes manuais M42 que eram usadas nas máquinas fotográficas analógicas de 35mm, ou seja, o equivalente às modernas full frame. Isto porque as lentes boas para estas máquinas full frame são demasiado caras, a qualidade destas lentes é soberba mas tal como disse são mesmo caras. As lentes M42 são muito antigas e de bom vidro, se estiverem em bom estado podemos obter uma boa qualidade a bom preço.

Só para vos dar algum gostinho fiz alguns testes com a Ashi Takumar de 50mm 1.4 para ter a primeira impressão.

Aqui podem ver um fotografia a uma abertura de f1.4 desfocando praticamente tudo ficando só uma parte focada.

Canon 5D - Ashi Takumar 50mm 1.4

Canon 5D – Ashi Takumar 50mm 1.4

ISO: 800
Abertura: f1.4
Tempo de exposição: 1/100s

Canon 5D - Ashi Takumar 50mm 1.4 - 2 Carros

Canon 5D – Ashi Takumar 50mm 1.4 – 2 Carros

ISO: 100
Abertura: f1.4
Tempo de exposição: 1/30s

Canon 5D - Ashi Takumar 50mm 1.4 a 8f - 2 Carros

Canon 5D – Ashi Takumar 50mm 1.4 a f8 – 2 Carros

ISO: 100
Abertura: f8
Tempo de exposição: 3.2s

 

Aqui podem comparar o tamanho da Canon 5D em relação à Canon 650D, só na aparência verificam que a Canon 5D Mark I é muito maior que as normais não full flame da marca.

Canon 650D e Canon 5D

Onde vêm grandes diferenças é na quantidade de botões entre as duas, pois a Canon 650D tem botões para quase tudo, apesar de termos a possibilidade de escolher todas as opções pelo touchscreen.

 

Canon 650D e Canon 5D - traseira

Reparam bem na diferença!

Mas agora vêm as diferenças para quem está habituado a usar as máquinas atuais, pois o LCD serve para ir ao menu, ver as fotografias e pouco mais. Ao contrário das atuais onde temos o LCD com a informação de todas as opções no momento, na Canon 5D Mark I o ecrã fica a preto até tirarmos uma fotografia para termos o preview por alguns segundos ou quando carregamos no menu. Também temos a opção de carregar em info para obtermos as opções que estão selecionadas no momento, tal como na imagem anterior.

Na Canon 5D Mark I não temos live view nem a possibilidade de gravarmos vídeo, pois esta máquina fotográfica começou a ser comercializada em 2005/2006. Nessa altura ainda não víamos as DSLR com estas opções que surgiram uns anos depois.

Mas mesmo assim depois de vários testes a qualidade de imagem é excelente. Emprestei a Canon 5D Mark I a um dos meus amigos que também gosta de fotografia. Ele teve a testar com uma lente Canon EF 50 1.8mm II, as fotografias ficaram excelentes e com bastante nitidez.

Estou mesmo a gostar de brincar com esta máquina fotográfica.

Vou fazer mais uns testes para vos falar mais um pouco dela. Algo tipo fotografia de qualidade a baixo custo, será que compensa?!

Até já e

Boas fotos.

Acompanhe e partilhe:


Novo Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *